Edmilson Teixeira
Agreste / Sertão
Santana do Mundaú
A estudantada da rede municipal de ensino de Santana do Mundaú está tendo a oportunidade de participar do projeto “Leitor Nota 10”. Trata-se de uma proposta educacional para estimular o hábito da leitura desde cedo. Sua plataforma consiste no envolvimento dos professores com os alunos, num ambiente lúdico, interativo, sobretudo, focado no plano de despertar o interesse dos pequenos pelo livro. Otimismo "Foi uma forma que encontramos para demonstrar aos nossos estudantes, a importância da leitura em todas as etapas de suas vidas. Temos certeza que o projeto contribuirá, e muito, para um melhor rendimento escolar", destacou a secretária, Daniele Márcia. Outro projeto que vem despertando o interesse da garotada, é o de culinária. Para a secretária, os benefícios vão além do cheirinho bom e do apetite aguçado. Manejo "As aulas tornam-se uma ferramenta no aperfeiçoamento das habilidades sociais, no convívio e no aprendizado de outras disciplinas. Por meio do conhecimento e manipulação dos alimentos, estimulamos o trabalho em equipe, o desenvolvimento de valores como a criatividade, a importância do planejamento e o controle de qualidade dos alimentos", definiu a secretária. Agricultura Prefeito em exercício da Boca da Mata, Valter Acioli recebeu representantes da Cooperativa de Agricultores Familiares do município de Branquinha/AL. O encontro foi para selar uma parceria de convênio, cuja Prefeitura bocamatense pretende adquirir parte da produção do campo, a fim de abastecer o CRAS, entidade social que assiste cerca de cinco mil famílias. “Já até solicitei da coordenadora do nosso CRAS o cadastro das famílias para assim a gente formalizar a parceria”, disse o prefeito.Evangélicos
Por falar em Boca da Mata, a cidade será palco no próximo dia 3 de maio, de um grande encontro evangélico que promete reunir gente de toda parte de Alagoas. A confirmação do Encontro aconteceu na terça-feira, quando o prefeito Valter Acioli recebeu em seu gabinete, representantes da Igreja Mundial, tendo à frente o pastor Júlio Cesar. “A Prefeitura disponibilizará a Praça de Eventos, sobretudo garantindo um amplo apoio, para que a festa ganhe uma maior dimensão entre todos os participantes” comentou Valter Acioli, demonstrando otimismo, visto que o evento movimentará também a economia local, gerando emprego e renda para muitos.
Craíbas
Tem início hoje e vai até amanhã na cidade de Craíbas, agreste alagoano, a Feira Agrária do Crédito Fundiário, que pela primeira vez acontece por lá. O evento é organizado pelo Iteral, em parceria com a Prefeitura local. Na verdade, a Feira integra a programação das festividades dos 36 anos de emancipação política do município.
Cardápio
Serão comercializados produtos agrícolas, animais, artesanato, comidas típicas e doces caseiros. Também terá a programação cultural composta por declamação de poemas, carimbó, o grupo de danças The Dangerous, coral Anjos de Luz e o tradicional forró pé de serra, inclusive, com o sanfoneiro mirim Edu Lima.
Visão
De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, essas feiras itinerantes buscam fortalecer o escoamento da produção agrícola e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).
Ambiental
Representantes da Junta Comercial Alagoas, Sebrae/AL IMA e se reuniram, na terça-feira, para tratar das ações em prol do licenciamento ambiental dentro da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O encontro serviu como retomada das atividades entre as entidades para evolução do projeto.
Lixo
Na terça-feira em Maceió, o projeto Relix idealizado pelo Sesi, com a parceria institucional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), finalizou a entrega das ciclolix (bicicletas) para as cooperativas de catadores de resíduos sólidos. As cidades de Marechal Deodoro e Quebrangulo foram beneficiadas com as cicloclix que irão proporcionar agilidade ao trabalho do catador.
Pedalada
As ciclolix são usadas exclusivamente para o recolhimento de materiais de forma rápida, a exemplo de garrafas pet e latinhas.O presidente da Cooperativa de Marechal Deodoro, Jefferson da Silva, contou que a bicicleta adaptada proporciona eficácia no trabalho do catador. “O que era feito a pé, agora será feito com a bicicleta. Ou seja, ganhamos tempo e materiais em grande quantidade”, avaliou Jefferson.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011