Edmilson Teixeira
Otimismo
Penedo
Marchantes que abatem o gado nos finais de semana para a feira livre de Penedo tiveram uma surpresa na última sexta-feira. Trata-se de uma operação conjunta envolvendo órgãos: IMA, BPA, ADEAL e Ministério Público Estadual, na zona rural para coibir a clandestinidade espalhada pelas fazendas do município.
Penedo II
No povoado Ponta Mofina, a equipe encontrou um ponto de abate clandestino com péssimas condições de higiene. No local, carnes eram colocadas no chão representando um grande risco para a saúde do consumidor, pois uma vez contaminada pode causar doenças graves como a toxoplasmose. Os produtos foram apreendidos pela ADEAL e as pessoas envolvidas foram penalizadas
Santana do Ipanema
Em Santana do Ipanema a situação não é diferente de Penedo. É que exatamente há oito dias o MPE/AL, reuniu representantes das secretarias municipais de Saúde e da Agricultura e também da Vigilância Sanitária, a fim de tratar do abate clandestino de gado na região, além da precariedade no transporte de pacientes.
Alvo
A princípio, o MPE/AL instaurou procedimento preparatório para apuração dos fatos em relação ao trato com as carnes fornecidas à população e, no segundo caso, recomendou à Prefeitura disponibilizar veículos adequados para quem precisa se deslocar para obter assistência médica. Um prazo de 15 dias foi estipulado para o gestor se pronunciar se acata ou não.
Piaçabuçu
Um incêndio de grandes proporções foi registrado no final da tarde de domingo, em Piaçabuçu. Três casas foram atingidas pelas chamas e uma pessoa ficou ferida. O caso foi registrado na Rua Padre Curador, situada no Centro da cidade. O fogo teria começado após um curto-circuito em um ventilador. Na residência onde o incêndio teve início, os três cômodos foram tragados pelas chamas. Rapidamente o fogo se espalhou para outros imóveis vizinhos, deixando parte dos telhados destruídos. Populares conseguiram conter a situação antes do Corpo de Bombeiros chegar.
União dos Palmares
Projeto em União vai garantir a construção de uma área de transbordo para resíduos sólidos, uma destinação de lixo. A área atenderá todos os municípios consorciados da região do Vale do Rio Mundaú, e será realizada em um terreno localizado na antiga Usina Laginha, já na divisa com o município de Branquinha. Segundo o prefeito Areski Freitas (Kil), só está sendo aguardada agora a liberação do IMA para o início das obras.
Trajeto
Diz o prefeito Kil que no local, o lixo será descarregado dos caminhões compactadores e, depois, colocado em uma carreta que leva os resíduos até o aterro sanitário do município de Pilar, seu destino final. Em diálogo e intermédio da AMA entre municípios e o MPE/AL, em dezembro de 2017, 42 prefeitos alagoanos assinaram os Termos de Acordo em que se comprometem encerrar os lixões até abril deste ano.
Faturamento
“Em destinação final para o aterro sanitário do município de Pilar, a obra, que é de grande relevância ambiental, vai garantir minimização das emissões dos gases de efeito estufa, que é de grande prejuízo para o meio ambiente e qualidade de vida da população’ revela o prefeito de União, entendendo que essa medida garantirá também, uma boa fonte de renda para os catadores de lixo da região.
Joaquim Gomes
Sindicato dos servidores municipais de Joaquim Gomes, diz que o prefeito Adriano Barros já desmarcou três reuniões sobre a discursão do reajuste salarial com a categoria, ao longo desses dois últimos meses. Desta vez o gestor agendou para o dia 6 de março. “Vamos esperar agora, caso ele não cumpra, vamos fazer uma paralização de advertência no dia seguinte”, disse um dirigente sindical.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011