Edmilson Teixeira

Atalaia, grito de alerta!  

Edmilson Teixeira 16 de fevereiro de 2018
Atalaia, grito de alerta!  
Reprodução - Foto: Assessoria

Mesmo com a Prefeitura mergulhada numa das piores crises financeiras de sua história, devendo servidores ativos e inativos, além da falta de crédito na Praça, a vereadora Maria da Comesa (PP) cobra do prefeito Chico Vigário (MDB) o início de reforma das Unidades Básicas de Saúde de todo o município. Denunciou que todos se encontram em situação precária em praticamente todos os povoados. Maria da Comesa alerta ainda a falta de medicamentos e equipamentos adequados para atendimento de qualidade aos pacientes que dependem desses serviços em Atalaia.

Atalaia – dinheiro em caixa

A vereadora Maria da Comesa reivindica ainda do prefeito, um cronograma com o início das reformas de todos os postos, já que segundo ela, conseguiu por meio do deputado Arthur Lyra (PP) a liberação de uma verba federal do MS, exatamente para ser aplicada grande parte na infraestrutura, remédios e equipamentos de qualidade para a população. Sobre atraso salarial, a vereadora pede providências e que seja apresentado um cronograma a ser cumprido na íntegra para acabar com o sofrimento dos servidores.

Chã Preta em ritmo de festa

Todos os preparativos estão sendo tomados na cidade de Chã Preta, visando a XXV Festa da Cultura, evento que culminará com as festividades dos 25 anos de aniversário do município. A programação acontece entre os dias 9 e 10 do próximo mês. Por conta do momento festivo, o Iteral se comprometeu em realizar a primeira Feira Agrária do Crédito Fundiário 2018. A informação é do vice-prefeito Áureo Teixeira que esteve na sede do órgão em Maceió junto com o diretor-presidente, Jaime Silva, acertando detalhes da feira.

Chã Preta – dose dupla

“No ano passado foi um sucesso e queremos continuar com essa importante parceria junto ao Iteral. Depois que realizamos a primeira edição, nós continuamos os trabalhos, onde toda primeira sexta-feira de cada mês, a Prefeitura de Chã Preta promove uma feira com os agricultores familiares do município, mas, com uma estrutura menor. Porém, nas festas da Cultura e da Emancipação queremos melhorar ainda mais e colocar atrações culturais dentro da feira”, destacou Áureo Teixeira.

Avaliação

 De acordo com Jaime Silva, as feiras agrárias contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar. “É uma honra saber que Chã Preta continuou com o trabalho de valorização dos pequenos agricultores. Com uma agricultura forte, evitamos o êxodo rural, a violência e outras problemáticas. E as feiras representam um espaço para o desenvolvimento econômico e sociocultural; além de facilitar o escoamento da produção agrícola sem a intervenção de atravessadores. Felizmente, outros treze municípios estão interessados em realizar as feiras, e isso, é muito bom para o Estado”, destacou.

Pilar

O Carnaval pilarense que este ano se resumiu em apenas blocos de ruas e com horário estabelecido até às 18h, em face de alto índice de violência, foi bastante elogiado, sobretudo pela tranquilidade, animação e muita irreverência. Entre as atrações estava o bloco dos Amaros, que segundo o escritor e poeta Sérgio Moraes, a agremiação ressurgiu agora, onde fez uma viagem no passado, trazendo de volta a nostalgia dos velhos e bons carnavais do Pilar.

Velhos tempos

“Assim como na década de 60, o Bloco dos Amaros revive o Carnaval das Marchinhas com os homens vestidos a caráter todos de branco e com a  amaretes, as mulheres de branco, alegrando as ruas de Pilar” comentou  Sérgio Moraes.

Turismo

Por falar em Pilar, em breve, os turistas que visitarem  aquela cidade  terão mais informações sobre pontos de interesse com reforço da sinalização turística. A ação será através de empenho R$ 250 mil anunciada pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. A nova sinalização será definida em projeto com o objetivo de fortalecer a visita a pontos turísticos e dar mais visibilidade a locais ainda frequentados por um número menor de pessoas.

Colocação

Para o prefeito Renato Filho, toda a sinalização turística representa um avanço não só para o desenvolvimento turístico como também para a mobilidade urbana local. "Queremos que as pessoas não tenham problemas para se localizar e a parceria com o Ministério do Turismo nos equipamentos de infraestrutura é extremante importante para compor esses avanços. O trabalho do ministro Marx em viabilizar os investimentos fortalece a atividade”, afirma o prefeito de Pilar.

Traipu

A Prefeitura de Traipu ainda comemora o sucesso da programação carnavalesca, tida como uma das mais divertidas de todos os tempos naquela cidade. Denominado de  Carnaval Luz 2018, a festa reuniu gente de toda parte. Fechamento da festa ocorreu na quarta-feira, onde o bloco das Margaridas e Garis fez um verdadeiro arrastão pelas ruas da cidade, como parte de uma tradição dos traipuenses. “Ficou para a história esse nosso Carnaval”, comemorou a secretária de Turismo, Cultura e Igualdade Racial, Suely Galvão.

Barra Santo Antônio

A Ilha da Crôa mais uma vez se tornou um dos principais atrativos carnavalescos da região Norte de Alagoas. É que a Prefeitura montou o QG da festa, onde os foliões brincaram pra valer no período noturno, de sexta até o amanhecer de quarta-feira, ao som de várias bandas musicais. Pelo dia, a atração ficou por conta dos blocos de ruas. “Mais uma vez a Barra se mostrou efervescente no Carnaval alagoano” disse o secretário de Turismo, Ronaldo Lessa Campos, otimista pela maneira como a prefeita Emanuella Moura tem valorizado os investimentos turísticos, a fim de atrair gente de todos os lugares.