Edmilson Teixeira
Focando o homem do campo
Convênio entre Iteral e Emater/AL, irá contemplar cerca de 2.800 famílias beneficiadas pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário em Alagoas. O assunto foi tratado na segunda-feira, entre o presidente do Iteral, Jaime Silva (camisa branca) e Carlos Dias, da Emater. Na verdade a ação institucional busca a ampliação da assistência técnica para garantir, por meio do trabalho conjunto, o desenvolvimento da agricultura familiar para as famílias beneficiadas pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário e que já são acompanhadas pelo Iteral.
Humildes
De acordo Jaime Silva, as demandas prioritárias serão identificadas e organizadas nos assentamentos para que etapas sejam sistematizadas e os trabalhos ampliados, visando atingir as pessoas mais humildes. “Nós precisamos investir na área social e melhorar a vida dos agricultores familiares para que possam produzir alimentos com mais qualidade e ampliar a sua renda”.
Mapa
Atualmente, a Emater possui sete gerências instaladas nos municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, União dos Palmares, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Penedo e Região Metropolitana. O Iteral conta com cinco núcleos regionais nos municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Maceió e conclui a estruturação de um novo escritório no prédio da Emater em União dos Palmares, dando início à integração regional.
Atalaia
O forte temporal que caiu por esses dias comprometeu a estrutura física da Igreja Matriz da cidade de Atalaia. Na segunda-feira por meio de uma solicitação da própria Paróquia N.S da Conceição, foi feita uma vistoria técnica pela Defesa Civil local com a Defesa Civil estadual. Uma torre da Igreja centenária está visivelmente comprometida, devido uma enorme rachadura decorrente da infiltração da água. Por enquanto os fieis vão ficar por uns dias sem a sua igreja tradicional.
Pilar
No Pilar, a oposição vem acompanhando sistematicamente a administração do prefeito Renato Resende, sobretudo divulgando nas redes sociais as promessas de campanha que não estão sendo cumpridas. “A onde estão os guardas municipais; ausência nas ruas que tem gerado muita insegurança à população. E a SMTT, que foi criada para organizar o trânsito e hoje está aquartelada, é só cabide de emprego?”. São indagações desta natureza que circulam.
Pilar II
“Deixar de pagar muitos que são da terra, que movem o comércio local, que gastam em nosso município, para pagar valores até fora da realidade pilarense a alguns forasteiros, nem tão necessários, é no mínimo uma atitude irresponsável” diz outra nota.
Palmeira
Quem visitou Palmeira dos Índios no último final de semana saiu, no mínimo, com vontade de voltar. No sábado, o cantor paraibano Amazan animou milhares de pessoas que foram se despedir do São João do Povo, na ressaca do polo descentralizado de Palmeira de Fora. O evento no geral homenageou o cantor filho da terra, Carlos Moura, com o título “Forró Cometa Mambembe”.
Adrenalina
Já no domingo, foi a vez de quem gosta de muita adrenalina se aventurar na chuva, lama, serras íngremes, rios e muitos obstáculos. Cenário perfeito e tudo que um motoqueiro precisa para um dia de trilha foi encontrado em Palmeira, na II Trilha Xucurus Kariri. A trilha fez parte do Circuito Alagoano de Trilhas de Motocross e contou com a presença de mais de 200 pilotos de diversos municípios alagoanos, e de outros estados brasileiros como Bahia e Pernambuco.
Curso
Mais de 100 técnicos municipais participam desde ontem, do curso oferecido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) sobre Projeto Básico e Termo de Referência. O objetivo da capacitação é o de garantir que as gestões públicas tenham acesso completo e integral às verbas federais que são disponibilizadas através do requisito de projetos. O curso termina hoje.
Lançamento
Por falar em AMA, na segunda-feira um equipe da UNICEF esteve na sede da entidade, a fim de lançar o Selo UNICEF Edição 2017-2020 e mobilizar os gestores de Alagoas para a adesão ao programa. Os municípios têm até o próximo dia 31, para aderir. Nas edições anteriores, os municípios de Alagoas tiveram uma expressiva adesão espontânea.
Conteúdo
O Selo UNICEF é uma iniciativa para estimular os municípios a implementarem políticas públicas, com o objetivo de diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Piaçabuçu
Mark Beltrão ministro do Turismo não cansa de tanto fazer politica nos finais e começo de semanas em Alagoas. Na segunda-feira esteve em Piaçabuçu, junto com o time politico comandado por seu pai, o deputado João Beltrão. Discutiu num evento onde também estava também o prefeito Djalma Beltrão, importantes ações para consolidar apoio aos agricultores que sofrem com a cunha salina e buscam na criação de camarão a saída para superar a crise.
Piaçabuçu II
“Destacamos as dificuldades que os agricultores vêm enfrentando na carcinicultura (criação de camarão) no município, por estar dentro de uma APA federal, impossibilitando que a atividade seja a nova alternativa de geração de renda para os que sofrem com o avanço da água salgada” comentou o prefeito Djalma Beltrão. O ministro prometeu falar até com o papa para resolver a questão.
Joaquim Gomes
O projeto que cria Guarda Municipal em Joaquim Gomes, já está na pauta da próxima sessão da câmara de vereadores, dia 21. O prefeito Adriano Barros, obedeceu à risca, o prazo estabelecido em recomendação do ministério público estadual, quando através de um termo de ajustamento de conduta (TAC), o gestor municipal, se comprometeu em até o dia 15 de junho apresentar na câmara tal projeto.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011