Roberto Baia
Enfim, o diálogo
Acabou o clima de animosidade entre o prefeito Rogério Teófilo e os vereadores arapiraquenses que, finalmente, abriram um diálogo importantíssimo que será de fundamental importância para os Poderes Executivo e Legislativo.
Segundo a presidente da Câmara Municipal, Professora Graça Lisboa, a reunião aconteceu na terça-feira e marcou um novo momento na política arapiraquense que trará enormes benefícios para a comunidade.
Conversa proveitosa
“Sentamos na mesma mesa, tiramos nossas dúvidas e o prefeito se colocou a disposição dos vereadores, pedindo para que acompanhassem o seu governo. Foi uma conversa proveitosa em prol da cidade de Arapiraca”, disse Graça Lisboa.
Traipu
O prefeito de Traipu, Eduardo Tavares, por meio do Decreto nº 20, de 29 de maio de 2017, regulamentou, na segunda-feira, 29, a Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527, de 18 de Novembro de 2011 –, conforme previsto na Lei Federal 12.527, de 18 de Novembro de 2011, e deliberou pela criação de um Conselho Gestor. Com estes atos, Eduardo Tavares reafirma seu compromisso com a transparência no âmbito da administração do município.
Transparência
“A regulamentação da lei de acesso à transparência, através de decreto, e a criação do Conselho Gestor serão ferramentas importantíssimas que a sociedade passará a dispor para acompanhar o desenvolvimento do serviço público com mais facilidade”, explica Tavares.
Qualquer pessoa poderá ter acesso ao Decreto nº 20. Para isso, basta acessar o site da Prefeitura de Traipu (www.traipu.al.gov.br) em um link referente à Legislação.
Cópia do Decreto
Os interessados também poderão solicitar uma cópia do Decreto. É só ir ao site e pedir junto ao Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão - e-SIC - uma cópia que será encaminhada para o e-mail em que foi realizado o pedido.
O objetivo é fazer com que nenhuma informação seja negada a qualquer cidadão. “Transparência, eficiência e responsabilidade são algum dos pilares da administração na atual quadra da gestão pública em Traipu”, frisa Eduardo Tavares.
Contas bancárias
A partir de agora, a Prefeitura de Traipu tem outro objetivo: irá trabalhar para que todas as contas bancárias pertencentes ao município possam ser acessadas por qualquer pessoa, em tempo real.
O prefeito Eduardo Tavares também deliberou pela criação do Código de Ética do Servidor Público. Através dele, qualquer agente público e/ou político terá noções sobre como respeitar à coisa pública, às pessoas e a municipalidade.
Palmeira dos Índios
Com Ascom - A Prefeitura de Palmeira dos Índios continua em alerta máximo e pede a solidariedade de todos para ajudar as famílias desabrigadas. As áreas críticas estão sendo acompanhadas e monitoradas, e as equipes da prefeitura trabalham intensamente na limpeza e desobstrução de rodovias vicinais nas zonas urbana e rural do município. Ontem (29), por volta das 23 h, o tráfego nas vias de acesso ao Povoado Candará foi liberado.
Ladeira da Ribeira
O trecho da ladeira da Ribeira, que dá acesso aos povoados Cedro, Mata Verde e Tabacaria também foi desobstruído. Ele estava inacessível, e com muita dificuldade, mas o trânsito no local foi restabelecido. Outro acesso que impõe muito cuidado, e tem tornado o trabalho das equipes difícil, é o da Serra do Muro. A pista está sendo monitorada 24 h por dia, com limpeza e manutenção, por causa dos deslizamentos de terra, caída de árvores e de pedras.
Sangria dos Açudes
O prefeito Júlio Cezar pede atenção e cuidado a quem for trafegar por esses locais. “Ontem, também vistoriamos a Serra do Chorador, que só tem acesso agora pela Serra da Mandioca porque as estradas, para quem vem por Paulo Jacinto e Mar Vermelho, estão isoladas desde as suas divisas. A sangria dos açudes também está causando o rompimento dessas estradas.
Compreensão
Pedimos a compreensão de todos, mas estamos trabalhando intensamente para contornar esses transtornos. Pedimos, também, que quem puder ajude às famílias que ficaram desabrigadas, com a doação de mantimentos e agasalhos. A prefeitura também está engajada nesta ação”, disse o prefeito.
Plano de Ação
O prazo para gestores municipais preencherem o Plano de Ação do Sistema Único de Assistência Social de 2017 se encerra na próxima sexta-feira (2). Até o momento dos 102 municípios alagoanos, apenas 45 finalizaram o envio das informações eletronicamente. Após o prazo final, o Conselho de Assistência Social do Estado e dos Municípios têm um mês para avaliar as propostas e enviar o parecer.
... O Plano de Ação é um instrumento de gestão, uma vez que nele consta o planejamento anual de como os estados e municípios irão utilizar os recursos repassados pelo Governo Federal, que, por meio dele, tem o controle de como a verba está sendo investida.
... O secretário Fernando Pereira explica que as informações contidas nele garantem o repasse do cofinanciamento do governo federal para as ações socioassistenciais dos municípios.
... “O Plano é um critério para a transferência de recursos federais aos municípios e deve ser elaborado a partir das demandas locais, deve pautar ainda as necessidades e capacidades do município. Recomenda-se ainda a utilização do Cadastro Único como fonte de informação, uma vez que esse possibilita uma visão geral das demandas sociais da comunidade”, completou.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.