Sérgio Toledo
Dia Internacional das Mulheres
Acredito que é mais uma data comemorativa, como o dia das mães, porém os dias das mulheres são todos os dias!
A natureza apesar de fazer a mulher, com certeza, muito melhor que o homem, porém se torna madrasta após algum tempo. Falo no sentido geral, porém inicialmente, vou discorrer sobre o aspecto físico.
A mulher é um ser humano de rara beleza. O olhar plástico denota que seu corpo em muito está à frente do masculino. Entretanto após algum tempo vem a menarca. Em seguida os “pagamentos mensais” que antigamente era chamado “saúde da mulher” a menopausa.
Que coisa mais bonita é a gravidez! O gerar outro ser é algo que só a mulher tem condição de realizar. Acontece que o aumento do ventre, deforma por algum tempo a mulher e sua coluna. Aumento de peso com edema principalmente dos membros inferiores. Algumas mulheres retornam sem maiores problemas ao físico inicial, porém a grande maioria ganha e não consegue perder os quilos a mais.
Em geral, com a dupla, tripla, quadrupla jornada a mulher vai acrescentando algumas alterações à idade. O passar dos anos cobra o preço. De repente vem a menopausa com seus vários problemas que passam pela ausência de hormônios e a insistência de ginecologistas, principalmente mulheres, de não fazerem sua reposição.
Aí algumas se entregam ao fato se conformando não lutando da mesma forma que faziam nas várias jornadas. Aqui chamo atenção para as atividades físicas. Hoje temos várias e diversas! Não há mais desculpa para não fazer atividade física pelo menos três vezes por semana meia hora a quarenta e cinco minutos. Alimentação saudável. Sol.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.