Alisson Barreto
10 LIÇÕES DAS BODAS DE CANÁ
10 Lições das Bodas de Caná
Por Alisson Francisco
Algumas lições das Bodas de Caná nos trazem revelações para o viver que muitas vezes acabamos por nos esquecer.
1. Ali vemos o preceito mariano de que façamos tudo o que Ele (Jesus) nos disser. Isso inclui o que Seu Corpo (a Santa Igreja) nos preceitua.
2. A obediência dos servos da festa ao convidado Jesus. Eles obedeceram ao mandamento de Maria e fizeram tudo o que o Senhor lhes ordenara.
3. A atenção de Maria para com os nubentes, para que a alegria deles fosse completa, e sua intercessão perante o Filho para que agisse em favor dos que se amam.
4. O sabor da alegria, que é maior quando vem de Deus. Aqui, no mundo, teremos grandes alegrias, mas elas se acabaram. Que não nos falte a eterna satisfação do Céu.
5. Jesus veio ao mundo pelo sim de Maria, no 25 de março, e se revela pelo pedido de Nossa Senhora.
6. No casamento de Jesus, Ele declara amor por Sua Esposa (a Igreja), doando-se na Cruz. Nas Bodas de Caná, Ele prefigura a Sua Ceia, demonstrando zelo pelos que se amam.
7. Nas Bodas, Jesus transforma água em vinho e os funcionários da festa dão aos convidados. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor, pois, na Comunhão, o próprio Cristo transforma vinho em Seu Sangue e Se nos dá como Alimento.
8. Maria não realiza o milagre das Bodas de Caná, porém, intercedendo ao Filho, revela-nos como é importante atentar-se às carências do outro, buscar a Deus e pedir-Lhe o que nos falta.
9. O amor não apenas assiste algo, mas assiste a algo. Ou seja, a caridade não se contenta em apenas ver, leva a agir. O amor de Deus em Maria não ficou apenas na constatação das necessidades dos nubentes, mas impulsionou o agir misericordioso que renova as alegrias.
10. As Bodas de Caná já antecipam uma frase de Jesus acerca do que se ingere: não é o que entra na boca do homem, mas o que sai dela, pois sai do coração. O que Deus abençoou não pode ser tido como pecado, ao contrário, é alegria para o homem, motivo de paz e confraternização.
Não se trata aqui de uma lista fechada, mas apenas o realce de dez belas coisas que o Senhor nos mostra nas Bodas de Caná. Que essa reflexão nos ajude na caminhada!
Um forte abraço a todos! Paz e Bem!
Dado em Maceió, 15 de novembro de 2016.
Com amor,
Alisson Francisco Rodrigues Barreto[1]
[1] Poeta, filósofo; bacharel em Direito, pós-graduado. Missionário mariano para atração de todos a Jesus Eucaristia.
Alisson Barreto
Sobre
Alisson Francisco Rodrigues Barreto é poeta, filósofo (Seminário Arquidiocesano de Maceió), bacharel em Direito (Universidade Federal de Alagoas), pós-graduado em Direito Processual (Escola Superior de Magistratura de Alagoas), com passagens pelos cursos de Engenharia Civil (Universidade Federal de Alagoas) e Teologia (Seminário Arquidiocesano de Maceió). Autor do livro “Pensando com Poesia”, escritor na Tribuna com o blog “Alisson Barreto” (outrora chamado de “A Palavra em palavras”), desde 2011. O autor, que é um agente público, também apresenta alguns dos seus poemas, textos e reflexões, bem como, orações no canal Alisson Barreto, no Youtube, a partir do qual insere seus vídeos aqui no blog.