Roberto Baia
Ações educativas
A Semana Nacional do Trânsito começou na sexta-feira (18), em Alagoas, na capital Maceió, e será encerrada em Arapiraca na próxima sexta-feira (25). O tema deste ano é “Seja você a mudança no trânsito!”.
Até lá, segundo informou o superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo, diversas ações educativas vão ser realizadas em Maceió, Arapiraca e demais cidades do interior do Estado em parcerias com os órgãos estadual e municipal de trânsito, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Alagoas (PMAL) com a participação do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e secretarias estaduais e municipais.
Palestras
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) já iniciou uma série de palestras educativas nas escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino no município, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET).
A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), determinou a integração de secretarias para mobilizar as ações no Centro da cidade a partir da próxima segunda-feira (21).
Material educativo
Quatro tendas serão armadas no Largo Dom Fernando Gomes, no Centro de Arapiraca, para distribuição de material educativo à população e, principalmente, aos condutores de veículos e motocicletas. Bem como jogos educativos sobre o trânsito.
Faixas aéreas estão fixadas em diversos pontos nos bairros de Arapiraca para informar e conscientizar a população sobre o evento e a importância da responsabilidade de todos no combate à violência no trânsito.
Cab Ambiental
A CAB ÁGUAS DO AGRESTE está atuando para assegurar o fornecimento de água para mais de 245 mil habitantes de Arapiraca e outros nove municípios alagoanos.
Mais de R$ 200 milhões já foram investidos pela CAB ÁGUAS DO AGRESTE em Alagoas em atividades de construção, ampliação, recuperação, operação e gestão do sistema produtor do agreste, assegurando para a população o benefício de ter água de qualidade, 24 horas por dia em suas residências, colocando um fim aos rodízios que tanto prejudicavam a população.
Municípios
Entre as atividades que já foram realizadas estão a Construção de um novo Sistema Adutor, com 57 Km de extensão, e o Combate às Perdas com melhorias na arrecadação e no fornecimento de água aos municípios beneficiados.
Atuação
Em mais de três anos de funcionamento em Arapiraca, a CAB ÁGUAS DO AGRESTE entende que além de garantir o fornecimento de água, a sua atuação também contribui, de maneira significativa, para a melhoria da qualidade de vida da população.
Transformação
Com o objetivo de continuar com essa "transformação positiva", a CAB ÁGUAS DO AGRESTE está intensificando suas ações de responsabilidade social, oferecendo para seus 87 funcionários e às comunidades dos municípios onde atua, cursos de capacitação profissional, economia solidária, entre outros.
Parceria
Graças a parceria firmada com o Sistema Sesi/Senai 400 moradores do município de São Brás participaram do Cozinha Brasil, aprendendo sobre as melhores práticas de alimentação saudável e de reaproveitamento dos alimentos. Esta mesma parceria possibilitou que 60 novos profissionais concluíssem o curso técnico de Torneiro Hidráulico
Fechou as portas
Devido à crise financeira nacional que vem, desde o último trimestre de 2014, ocasionando sérias dificuldades aos entes federativos, sobretudo os municípios alagoanos e nordestinos, que dependem basicamente dos recursos federais e estaduais, a Prefeitura de Arapiraca adere, nesta sexta-feira (18), ao movimento municipalista coordenado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com o fechamento total do Centro Administrativo.
Redução do FPM
Para tanto, foi publicado o Decreto Nº 2.424 de 17 de setembro 2015, que determinou a paralisação do expediente nas repartições púbicas municipais, na sexta-feira (18).
... O documento cita a redução de 38% (trinta e oito por cento), na parcela do Fundo de Participação dos Municípios (10/09 em relação ao valor que fora liberado em 10 /09/2014; situação que provocou alerta e preocupação sobre os desdobramentos dessa crise e os prejuízos a serem suportados pelos municípios;
... A decisão dos municípios alagoanos, em assembleia geral realizada no último dia 11/09, na Associação dos Municípios Alagoanos – AMA, sobre a adoção de medidas visando o enfrentamento da crise, ocasião em que se decidiu pela paralisação dos serviços públicos no âmbito dos municípios em 18/09 do corrente, dia da mobilização dos municípios alagoanos;
... Ainda de acordo com o decreto, excetuam-se os serviços essenciais e de urgência oferecidos à população, tais como escolas municipais, creches, atendimentos de urgência, limpeza e iluminação, fiscalização do trânsito e os serviços de vigilância municipal.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.