Roberto Baia
Projetos para jovens
Representando a prefeita Célia Rocha, o vice-prefeito Yale Fernandes participou ativamente, na quarta-feira (29), em Maceió, de encontro com a secretária de Estado de Esportes, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, e a assessora Morgana Tavares, para debater projetos voltados para os jovens arapiraquenses e alagoanos.
A reunião aconteceu em Maceió, e também contou com a participação de dezenas de lideranças de movimentos sociais de Alagoas.
Com o governador
No período da tarde, o vice-prefeito Yale Fernandes se reuniu com o secretário municipal de Esportes, radialista Nelson Filho e equipe, para uma audiência com o vice-governador e secretário de Estado da Educação.
Grande parceiro
Durante o encontro foram debatidas ações e políticas públicas para o fortalecimento do esporte, lazer, educação e cultura em Arapiraca e região.
"Luciano Barbosa conhece a nossa realidade e tem sido um grande parceiro, ao lado do governador Renan Filho, em defesa dos interesses de Arapiraca", acrescentou Yale Fernandes.
Abandonou o partido
O presidente do partido jovem da Solidariedade, advogado Thiago Cassimiro, disse que o partido está abandonado em Alagoas. Para ele, o deputado federal João Henrique Caldas, presidente estadual, abandonou completamente o Solidariedade .
“Na verdade, estamos preocupados com esse descaso, já que alguns filiados, começam a migrar para outros partidos. Somos jovens e precisamos avançar. Desde 2013, que não criamos um diretório sequer. Os existentes ainda são da data da criação do partido.
Sem reunião
É lamentável, mas é bom dizer que desde o dia 24 de setembro de 2013, data da fundação do Solidariedade, aqui em Alagoas, que não se fez uma só reunião. O grupo de jovens está revoltado, em função de outros estados já terem iniciado a campanha para novas filiações e nós aqui nada podemos fazer” desabafou Thiago Cassimiro.
Comportamento
“ Os jovens que integram nosso partido, estão cobrando do deputado João Henrique Caldas um posicionamento com relação as novas adesões do partido e criação de diretórios. Tivemos um comportamento exemplar em todo País, durante a manifestação realizada na orla da Ponta Verde, onde junto com o movimento Brasil Livre, levamos milhares de alagoanos ao protesto Fora Dilma. Uma manifestação pacífica, elogiada por todos. Por isso, estamos cobrando do deputado, que também é secretário nacional da Juventude Solidária, que realize uma reunião com todos filiados para discutirmos o posicionamento do partido já visando as próximas eleições de 2016”, afirmou.
Festa no dia do trabalhador
Na sexta-feira (dia 1º de maio), Dia do Trabalhador, Arapiraca foi palco do lançamento do CD da dupla Caio e Hugo, com um grande show na Praça Ceci Cunha.
Caio e Hugo é a primeira dupla genuinamente sertaneja, nascida em Arapiraca, e tem como padrinho ninguém menos que um dos maiores cantores, compositores e produtor musical do Brasil: César Augusto, que é responsável pelo lançamento da dupla Zezé di Camargo e Luciano, entre outras duplas famosas pelo país.
Lançamento
César Augusto participou do show de lançamento da dupla sertaneja arapiraquense Caio e Hugo com a participação especial da banda César Augusto e BR 100. O evento começou às 21 horas, tendo como local o Parque Ceci Cunha, em frente ao Ginásio João Paulo II.
“Doença inédita”
A informação está no site 7segundos: Uma doença inédita na América Latina está preocupando a população alagoana. Os sintomas são muito parecidos com a dengue, chikungunya ou com uma simples virose, mas se trata, na verdade, de uma doença conhecida como zika vírus, comum nos continentes africano e asiático.
Descoberta
Diarreia, febre branda, manchas na pele e dores no corpo podem ser sinais da doença, que em 2013 ocasionou um surto na Polinésia Francesa, deixando centenas de pessoas hospitalizadas.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que conseguiram encontrar o zika vírus em oito das 25 amostras testadas na última terça-feira (28). Todos os pacientes apresentavam os mesmos sintomas, supostamente de dengue. As amostras de sangue foram analisadas por meio de uma técnica chamada RT-PCR.
Não foi registrada
De acordo com um dos pesquisadores, Gúbio Soares, a doença nunca havia sido registrada no Brasil e pode ter chegado por aqui em junho do ano passado, quando o país foi sede da Copa do Mundo de Futebol, mas acabou passando despercebida por causa da semelhança com a dengue.
... "O zika vírus é transmitido da mesma forma, ou seja, através do mosquito Aedes Aegypti, além de outros mosquitos da mesma família, e o que mais se tem no Nordeste do Brasil é mosquito”, ressaltou o estudioso, que revelou: “Além dos sintomas que se confundem com a dengue, o paciente ainda pode apresentar sinais de conjuntivite”.
... Apesar de não haver um conhecimento mais aprofundado sobre a doença por parte dos pesquisadores brasileiros, ao zika vírus aparentemente é menos perigoso que a dengue ou a chikungunya, mas mesmo assim a população deve tomar os cuidados necessários para combater o mosquito.
... “As pessoas devem ficar atentas e lutar contra os focos do Aedes Aegypti porque da mesma forma que ele está transmitindo dengue, chikungunya e zica vírus, pode passar a transmitir vírus muito mais letais; daí a importância de lutar contra o mosqu
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.