Alisson Barreto
PROFESSO
Ainda que se andasse pelas estradas mais tortuosas, se Deus não autorizasse qualquer mal, nada se haveria de temer; pois nenhum fio de cabelo cai de uma cabeça humana sem autorização do Altíssimo.
Ainda que se andasse pelas estradas mais esburacadas, sob os protestos mais violentos e as operações policiais mais abusivas; em Deus, nada se haveria de temer.
Ainda que bandidos tomassem conta do país, o mundo se cobrisse de trevas, o caos ou a opressão tomassem conta do planeta e uma nova era glacial se instalasse; em Deus, nada se haveria de temer.
Ainda que os piores “aindas” se ajuntassem; aquele que em estado de graça, que unido a Deus estiver, nada haverá de temer. Porque Deus é o Senhor de todas as coisas e Sua vontade impera contra qualquer adversidade, pois nada pode contra Deus, nada o pode limitar, nada e ninguém pode ser como Deus.
2. FIDES.Sim, creio no Ato Puro, Criador das energias e das massas; Ele que criou “ex nihilo”, que falou pelos profetas e escreveu pelos autores bíblicos, mas que não falou por muitos dos tradutores e intérpretes. Creio no Autor das leis da natureza e dominador eterno; no Deus que Se faz Pão e Vinho e Se nos dá à Vida. Ele que, além de ser a Vida Plena, é o Caminho Salvífico Único e a Verdade Absoluta.
Creio no Ato Puro, o Absoluto Ser, que se revela ao homem e o convida a ser Ser por participação n’Ele. Ele que é Amor Absoluto, que não força a conversão, que não desiste dos cidadãos e não cessa de amar.
Creio no Ser, Modelo a toda pessoa, Esposo da Igreja – a qual é Sua Esposa, filha de Maria por participação no Corpo do Ser, e cujos membros são filhos por participação no Corpo do Filho. Creio no Espírito Santo, Ser que realiza a participação dos membros da Igreja no Corpo do Ser e, por conseguinte, filhos do (Ser) Pai. Creio que o Espírito Santo é Ser e procede do Ser Filho e do Ser Pai. Creio que os três (Pai, Filho e Espírito Santo) são um só Ato Puro, Criador, Onipotente, Onisciente, Onipresente. Creio que o Ato Puro é Alteridade que vem ao encontro do Homem para resgatá-lo à perfeição, ao unir a criatura humana ao Criador Divino por meio do Homem não Criado chamado Jesus Cristo, o qual é o (Ser) Filho, Ato Puro que Se fez homem, em tudo obediente ao (Ser) Pai.
Creio na vocação universal do homem à cristificação. Creio na Esposa do Cordeiro, a Igreja Una, Santa e Católica, Corpo de Cristo que nos concede o Espírito Santo e nos leva ao Pai. Creio na Palavra de Deus, Que Se fez Homem e se faz Pão do Céu, Eucaristia, Corpo e Sangue de Cristo que nos alimenta, sustenta e nos leva ao Pai.
3. CARITASAmo acima de todas as coisas e pessoas, acima de mim mesmo e de minhas concepções, a Deus, Ato Puro Criador Universal. Amo a liberdade de pensar, de crer e realizar o ser criado como homem pensante e capaz de se superar e fazer-se melhor, resistindo na incômoda corruptibilidade e vencendo os anseios de corrupção, adequando-se à verdade, à justiça e ao amor. Amo a Esposa do Cordeiro, a Santa Igreja Católica e, também como filho no Filho, amo à Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ato Puro Encarnado, Senhor Criador universal.
Amo à família, desejada por Deus a ponto de Se fazer nascer em uma. Amo à criação, em especial, à humanidade – da qual faço parte e que foi criada à imagem e semelhança do Criador.
Por fim, declaro que o Ato Puro, além de ser a Justiça e a Verdade, é o Amor; o Qual nos criou e para Ele nos convida, Ele cuja vontade é para todos o dever-ser universal, sabendo que só n’Ele podemos para Ele ir. Declaro que creio e amo crer.
Declaro ainda que, antes de existir energia e antes de existir massa, Vós sois, ó Deus!
Por amor a Vós, ó Deus, em decorrência da fé por Ele concedida e na esperança de ir para Ele, creio, amo e espero; e quero muito mais amar, crer e n’Ele esperar. Pois só n’Ele se pode encontrar a felicidade plena, só na verdade, no amor e na justiça absolutos é possível encontrar a felicidade interminável!
Senhor, na esperança, ajudai-nos a amar crer e crer amando, fazendo-nos realizados nesse ato unitivo a vós, ó Ato Puro! Pois só Quem é Amor, Justiça e Verdade – sendo onisciente, onipresente e onipotente – pode propiciar a mais plena e substancial realização do nosso ser.
Eis que professo amar crer que o Ato Puro, que é alteridade, vem ao nosso encontro e nos convida a ser (por participação) n’Ele que É. Amo e creio que sempre somos convidados a Ele e por Ele para fazermos parte d’Ele e sabemos que Ele sempre está acima de nós e somente Ele está acima de toda a existência. Amo e creio: Ele É e criou tudo o que existe.
Observo que o mal não foi criado, mas decorre do mau uso do livre-arbítrio, é fruto da corrupção de fazer a má escolha. Observo ainda que o Mal (Maligno) é um ente criado bom, mas que optou pelo mal em vez de ser fiel ao Sumo Bem. Afirmo que o Mal, sendo criatura, não é absolutamente mal, por impossibilidade metafísica; mas também não pode mais ser do bem, pois já optou livre e eternamente por permanecer a se opor a Quem ninguém pode opor-se. Por mais que o Mal tente se opor ao Bem, sabe que não pode negar a si próprio, o qual foi criado com amor e para o Amor e terá que sofrer eternamente por se negar a amar, sabendo que foi criado para isso.
Observo que o Mal é também chamado de Antiga Serpente, a qual foi pisada pela Mulher, Mãe do Cordeiro de Deus (Filho). Creio que a Mulher que pisa a cabeça da Serpente é a Virgem Maria, coroada por uma coroa de doze estrelas, as quais representam as doze tribos de Israel e que são representadas pelos doze apóstolos. Creio que a Mulher junto com o Filho do Homem são a nova Eva e o novo Adão, enquanto modelos santos para toda a humanidade. Creio que o Filho é Carne da carne de Maria e Maria é carne da Carne do Filho (Jesus Cristo). Creio que Maria deu o Filho em casamento à Igreja Una, Santa e Católica cuja aliança se deu na Santa Cruz e é celebrada no Altar, em atualização celebrada na Santa Missa. Creio nas palavras de Jesus Cristo, Que é a Palavra de Deus e afirma que Seu Corpo é verdadeiro Alimento e Seu Sangue é verdadeira Bebida; que Se uniu a Igreja, perante Deus, e declarou que o que Deus uniu o homem não separe; que Ele é a Pedra Angular que ergueu Sua Igreja em Pedro (Papa) e declarou que estaria com Sua Igreja por todo sempre e as portas do Inferno não prevalecerão sobre ela. Creio que a Igreja é o Corpo de Cristo e as forças do inferno não podem contra Ele. Creio, portanto, que o Corpo de Cristo é guiado pelo Cristo Cabeça. Creio no Cristo Uno (Indiviso), Santo e Católico!
Eis, pois, que amo e professo essa fé! Amo e creio que Deus é a fonte e a realidade absoluta do Amor e da realização de todo ser humano e também dos seres angelicais. Eis, pois, que declaro que apenas n’Aquele que, do nada, criou tudo, antes de todas as coisas existentes, é possível encontrar a felicidade que perdura eternamente, em santidade, justiça, verdade e amor.
Amém.
Dado em Maceió, 27 de abril de 2015.
Alisson Francisco Rodrigues Barreto[1]
[1] Poeta, filósofo e bacharel em Direito, pós-graduado. Autor do blog A Palavra em palavras e do site https://sites.google.com/site/alissonfrancisco/
Alisson Barreto
Sobre
Alisson Francisco Rodrigues Barreto é poeta, filósofo (Seminário Arquidiocesano de Maceió), bacharel em Direito (Universidade Federal de Alagoas), pós-graduado em Direito Processual (Escola Superior de Magistratura de Alagoas), com passagens pelos cursos de Engenharia Civil (Universidade Federal de Alagoas) e Teologia (Seminário Arquidiocesano de Maceió). Autor do livro “Pensando com Poesia”, escritor na Tribuna com o blog “Alisson Barreto” (outrora chamado de “A Palavra em palavras”), desde 2011. O autor, que é um agente público, também apresenta alguns dos seus poemas, textos e reflexões, bem como, orações no canal Alisson Barreto, no Youtube, a partir do qual insere seus vídeos aqui no blog.