Ônibus iluminado gira motor da economia em Maceió

Na orla decorada ou nos bairros, veículo com luzes e cores é garantia de entretenimento e diversão para turistas e nativos

Por Ana Paula Omena I Valdirene Leão - Repórteres / Plínio Nicácio - Fotos / Bruno Martins - Revisão | Redação

Assim como “a roda do ônibus roda, roda pela cidade...”, como diz a música da Rainha dos Baixinhos, Xuxa, a porta do ônibus abre para a entrada de turistas e nativos encantados com a beleza do veículo iluminado e o passeio proporcionado na viagem, que começa no bairro de Jaraguá e vai até a Jatiúca, em Maceió. Os passageiros garantem que a visão, tanto de dentro como de fora do veículo, é mágica e encantadora. E essa beleza dos ônibus iluminados e da ornamentação natalina tem atraído cada vez gente para a orla nesta época do ano. E assim o motor que impulsiona o veículo a seguir o caminho iluminado também ajuda a girar a economia da capital.

O ambulante Arthur Johann trabalha há três anos na orla de Maceió, há um ano na comercialização de milho verde. Ele conta que o faturamento nesta época do ano aumenta porque atrai mais gente para a região. “Com maior fluxo de pessoas aqui na orla, a gente vende muito mais. Em outras épocas do ano, costumo vender em média 15 espigas de milho por dia. Mas agora, com a orla iluminada e mais gente circulando por aqui, a procura aumentou e tenho vendido aproximadamente uma mão de milho [50 espigas] por noite”, garantiu.

Arthur Johann: "movimento aumentou venda de milho de 15 para 50 espigas por noite"

O comerciante das noites na orla destaca que a iluminação dos coletivos é um atrativo a mais. “Eu acho uma boa ideia, porque inova mais em entretenimento e sempre traz mais gente, né? Tem gente de todo o Brasil. O povo fica muito entusiasmado com a iluminação e vem. Isso é bom pra gente que é ambulante.”

Os ônibus iluminados que circulam pela orla nesta época do ano fazem parte do projeto Free-Tour Natal Massayó, lançado no dia 17 deste mês, quando foi realizado um passeio com crianças ligadas a instituições filantrópicas da capital. Promovido pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), o tour gratuito foi aberto a toda população no dia 18 e segue até o dia 6 de janeiro.

Conforme o órgão, a iniciativa busca reduzir a quantidade de veículos particulares nos polos atrativos. Nos dias úteis, as viagens são iniciadas às 18h e seguem até 23h. Nos fins de semana, os passeios finalizam à meia-noite. Porém, nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, os passeios não ocorrerão.

Ao longo do trajeto são nove paradas do Free-Tour Natal Massayó com placas indicativas

As viagens partem do Mercado das Artes 31, em Jaraguá, e seguem o trajeto da orla até a Avenida João Davino, de onde os veículos retornam ao ponto inicial, passando pela Capelinha do Jaraguá. São seis veículos disponibilizados pelas empresas Real Alagoas, São Francisco e Sorriso.

As partidas ocorrem a cada 15 minutos com nove paradas identificadas ao longo do caminho, conforme o supervisor da empresa São Francisco, José Fagner de Almeida. “Em cada parada, quem quiser observar lá os pontos turísticos desce e pega o outro que vem atrás 15 minutos depois. O pessoal desce, aproveita os pontos turísticos, aí já pega o seguinte. Depois volta pra cá ou pra onde quiser ir, de graça”, reforça.

As paradas de embarque e desembarque estão fixadas no Hotel Enseada, Imperador dos Camarões, Feirinha da Pajuçara, Cadeira Gigante, Marco dos Corais, Maceió Mar Hotel, Balança do Peixe Ponta Verde, Corredor Vera Arruda e Base da Oplit (Posto Sete).

João dos Santos, de 42 anos, é motorista da São Francisco, uma das empresas que disponibiliza veículos para o projeto, há um ano e três meses. Pela primeira vez vestido de Papai Noel pilotando o ônibus iluminado, ele diz que o que mais o impressiona na nova missão é o carisma das pessoas. “A gente chama bastante a atenção. Crianças, jovens, adultos, pessoas de todas as idades acenam, pedem para abrir a porta para fazer uma foto, gravar um videozinho. É muito legal”, destacou.

Ele explica que todas aquelas luzes consomem bastante a bateria do veículo, por isso são ligadas apenas no momento da partida. “Com o motor desligado, não vai gerar energia suficiente para suprir a necessidade das luzes. Porque o gerador é pequeno, e não suporta a quantidade de luzes ligadas.”

Terminal fica no Mercado das Artes 31, em Jaraguá; partidas ocorrem a cada 15 minutos

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, ressalta que o projeto já é bastante aguardado pelas pessoas. “Nós tratamos de dar continuidade. Com a iniciativa, promovemos o turismo e o direito à cidade, já que as pessoas podem embarcar gratuitamente nos coletivos para conhecer de perto a decoração natalina instalada ao longo da nossa orla.”

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o Free-Tour Natal Massayó foi idealizado por Glauco Oliveira, diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano. “Iniciamos o Free-Tour Natal Massayó em 2022 com a intenção de proporcionar à população e aos visitantes acesso à toda orla e aos enfeites tradicionais de Natal. Também como forma de diminuir a quantidade de veículos na nossa árvore gigante, que é o ponto mais visitado da orla. E aí foi um sucesso, a população aderiu ao projeto. Replicamos agora no segundo ano, em 2023, ainda melhor, com o passeio mais atrativo, com pontos de parada, com ônibus com ar-condicionado. Com o passeio gratuito e confortável, melhoramos a mobilidade na região”, ressaltou.

Turista Juan Baldelomar diz que quando anoiteceu viu o ônibus colorido e quis andar de qualquer jeito

Turistas e nativos se encantam com o passeio

Em visita à capital alagoana para passar o Natal, as amigas Evelyn Cordoba e Gabriela Orellano contemplavam a orla ornamentada de dentro do ônibus iluminado no último dia 22. Turistas de Buenos Aires, elas estavam encantadas com o passeio e com a quantidade de luzes e cores a enfeitar o trajeto. “Hermosa, muy bela. Nós amamos. Muito linda.”

Turista de Santa Fé do Sul, em São Paulo, a secretária Ana Cristina, passeava no Free-Tour Natal Massayó com o filho Pedro, de nove anos, e o neto Heitor, de seis anos. Ela veio com a família, um grupo de 15 pessoas. “A gente vem todo ano pra cá, mas neste a decoração tá excelente. Nunca vi igual aqui”, garante.

Cristina com o filho Pedro e o neto Heitor, turistas de Santa Fé do Sul (SP), no ônibus iluminado

Na primeira noite em que a família passeou pela orla, Pedro disse que assim que viu o Free-Tour deu vontade de entrar. “Também estou achando muito legal”.

O publicitário e profissional de marketing Juan Baldelomar e a professora Ilenir Felisberto vieram de São Paulo para passar as férias em Maceió. Eles dizem que já aproveitaram tudo, praia e chuva. A última é classificada como “mentirosa”. Mas o que mais encantou o casal foi a iluminação natalina. “O primeiro dia que nós saímos aqui e vimos aquela iluminação, a árvore, tudo, ficamos encantados. Tá lindo, muito lindo, maravilhoso”, afirmaram.

Eles ficaram hospedados no bairro da Ponta Verde. Ilenir explicou que escolheram a região por ser a área do Natal. “Quando chegamos [pelo dia] vimos as árvores brancas. Aí, pensamos: ‘à noite vai ficar bonita’. Quando anoiteceu vimos que a decoração era muito bonita. Aí eu vi esse ônibus colorido e falei, ‘caramba, eu vou descobrir como é, se é para ir de graça, se é pago, mas eu ando nele’, falei assim”, disse entusiasmado Juan.

Jusn Baldelomar e Ilenir Felisberto: "para a viagem ser completa tínhamos que ir no ônibus iluminado"

O irmão de Ilenir Felisberto vai vir a Maceió em 25 de fevereiro. Ela lamenta que o irmão e a família não vão ter a oportunidade de ver as luzes. Mas o casal já enviou fotos de todos os momentos registrados.

Ambos disseram que quase desistiram da viagem por conta das informações que foram divulgadas na mídia nacional sobre a mina 18. Mas, ao entrar em contato com a agência de viagens, souberam que era seguro vir. Vieram e não se arrependeram. Ficaram encantados com a cidade, com as luzes no Natal e com a segurança.

“A gente ama a luz. Pretendemos voltar. Nós nos encantamos com a decoração, que é perfeita. Também com segurança. Não acreditava que ia ser assim. A cidade é muito segura e isso encanta bastante. Você vê policiais por todos os lados e sente confiança, é muito importante. Já passamos as informações para os outros da família. Com certeza, eles também vão se encantar também”, pontuou Ilenir.

O servidor público José Carlos do Nascimento e a filha Clara Beatriz, de oito anos, também estavam ansiosos para contemplar as luzes de Natal pela janela do Free-Tour. Eles aguardavam o ônibus em um dos pontos de parada na orla da Ponta Verde. Moradores do bairro, eles já tiveram a oportunidade de contemplar a decoração a pé.

A criança relatou que percebeu os enfeites novos e gostou. “Estão muito bonitos. Consegui ver umas flores ali bem abertas, umas árvores vermelhas e os presentes gigantes. Mas gostei mais da iluminação e dos ônibus”, disse Clara Beatriz.

Iluminação natalina gera maior atratividade

De acordo com André Santos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), os investimentos realizados pelo poder público e privado na iluminação natalina de Maceió, contribuem sim com a economia da cidade. Gera uma maior atratividade na orla, consequentemente maior fluxo de pessoas que querem interagir com a decoração de Natal junto a sua família, aquecendo os negócios da cidade relacionados direta e indiretamente ao setor de turismo. “Outras cidades turísticas adotam essa estratégia a exemplo de Gramado que se posiciona como um dos destinos mais procurados na época de Natal pelo Natal Luz”, frisou.

Decoração natalina colabora com o fluxo no turismo

Para Natália Olivindo, docente e economista, na escolha dos destinos de final de ano, um ponto favorável que muitos indivíduos consideram é a decoração natalina, sobretudo para realizar registros, contemplar com a família e amigos.

Ela considera que as festividades de fim de ano são bastante esperadas não apenas pelas famílias, mas por diversos setores econômicos. Além do comércio, destaca-se, por exemplo, o setor turístico, que tende a se beneficiar com o fluxo de turistas que aproveitam as festividades e seus feriados para conhecer destinos atrativos como Alagoas.

Embora, segundo a economista, seja difícil estimar o real impacto que a iluminação natalina tem sobre o turismo, é certo que essa tende a colaborar com o fluxo de turismo e consequentemente com a economia local.

Também moradora da Ponta Verde, a ex-vereadora por Maceió Rita Correia tem da varanda de casa uma das melhores vistas para a orla iluminada. Ela destaca a importância de enfeitar uma das orlas mais bonitas do país para o desenvolvimento e visibilidade da cidade. “Ajuda a alavancar o turismo, que é uma usina que não polui. E ver essa orla iluminada dá um orgulho imenso”, comemorou.

Para ex-vereado Rita Correia, os ônibus iluminados da orla são uma iniciativa que humaniza

O caso da mina 18 chegou a espantar os visitantes. Mas um trabalho de divulgação de informações mostrando que o afundamento do solo em Maceió estava a quilômetros de distância do trade turístico ajudou a situação. “Não sei se reverteu 100% porque o dano foi grande. Nossa tristeza até diminuiu um pouco, porque a gente vê que as pessoas estão reconhecendo, estão vindo. A orla está cheia, principalmente no fim de semana, vindo daqui para o Réveillon. Vai ser difícil até pra se locomover aqui. Então agora estamos com a nossa autoestima bem melhorada agora com tanta luz, tanta beleza”, avaliou a ex-vereadora.

Para Rita Correia, os ônibus iluminados da orla são uma iniciativa que humaniza. “E que fazem com que as pessoas possam ficar mais à vontade aqui e usufruírem com muito mais conforto de toda essa boniteza, de toda essa beleza.”

A economista Natália Olivindo destacou também que seria interessante descentralizar a decoração de fim de ano e estendê-la para além da orla marítima. “Favoreceria não apenas à população de outros bairros, que teriam zonas de lazer mais próximas, mas beneficiaria empreendedores locais, ampliando os efeitos sobre a economia”, ponderou Natália.

Sinturb: empresas atuam em rodízio, de modo a contemplar o maior número de linhas

CLIMA NATALINO

A neuropsicóloga Fernanda Barreto explicou que o clima natalino é muito bom para algumas pessoas, já que conseguem vivenciar sentimentos de alegria, gratidão, amor e paz.

“Esse reencontro familiar que ocorre durante o final de ano também é muito importante, porque fortalece os laços emocionais. Mas por outro lado também, esse fim do ano é uma época em que as pessoas fazem uma reflexão sobre algumas metas, objetivos, sonhos que muitos não conseguiram realizar durante esse ano e isso pode gerar um sofrimento para essas pessoas, porque no fim do ano é o final de um ciclo e nem todo mundo está preparado. As pessoas veem o mundo como elas estão se sentindo e muitas vezes as pessoas têm ansiedade, depressão, têm aquela tristeza que já dura meses e tudo isso com o fim de ano potencializa. Então existe um lado positivo e também um lado negativo para essas pessoas”, exemplificou.

Ela colocou ainda que mesmo assim é importante esse clima natalino, toda a iluminação da época ajuda as pessoas a vivenciar esse sentimento dentro delas, o que representa o Natal. “Esse amor, essa compreensão, essa alegria de estar com os familiares, celebrando mais um ano que vai chegar, celebrando o ano que passou, algumas conquistas, algumas metas que foram alcançada”, reforçou Fernanda Barreto.

Iluminação transita para além da rota turística da cidade

Outra iniciativa, esta do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb), leva luzes em movimento para além da rota turística de Maceió. Em uma parceria com a Federação das Empresas de Transporte e Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse), as empresas incluídas no projeto fazem as orientações de seus veículos das linhas regulares que compõem o sistema público de transporte da capital.

Os motoristas também se vestem de Papai Noel. E o ônibus iluminado leva alegria e magia a cada canto da cidade. E essa alegria pode ser vista no rosto de crianças e adultos. No bairro do Pontal da Barra, a pequena Ana Beatriz, de cinco anos, aguardava o próximo veículo. “Estou esperando o Papai Noel”, disse ela quando indagada. A mãe, Andressa Oliveira, diz que todos os dias quando anoitece ela tem que ficar na calçada de casa para ver o bom velhinho.

Pela primeira vez como Papai Noel motorista, João dos Santos destaca carisma das pessoas

No terminal de ônibus do Benedito Bentes, o veículo iluminado faz a festa de crianças e adultos. As pessoas não querem apenas ver, mas também tocar antes de embarcar. Letícia dos Santos, que estava com a filha Júlia, de quatro anos, esperava a próxima linha. “Ela sempre pede para andar no carro do Papai Noel. Mas nem sempre é possível”, salientou a mãe.

Este ano, três empresas aderiram ao projeto: Cidade de Maceió, Real Alagoas e São Francisco. Elas atuam em sistema de rodízio, de modo a contemplar o maior número possível de linhas.

Conforme o Sinturb, não há retorno financeiro. “O retorno é apenas ‘emocional’, no sentido em que a população sempre agradece a iniciativa, apoia e parabeniza pelo gesto de deixar a cidade de Maceió mais bonita, iluminada e ornamentada com o espírito natalino”, mencionou o sindicato.

O Sinturb ressaltou que a ação natalina já se tornou tradição e a população já sabe que na primeira quinzena de dezembro os ônibus começam a ficar enfeitados. A entidade informa que sempre recebe relatos dos motoristas, falando sobre o apoio e agradecimento dos passageiros pela ação, principalmente as crianças e turistas, além de comentários positivos em suas redes sociais.

Iniciativa do Sinturb também leva alegria e magia a cada canto da cidade com cores e Papai Noel

"O Natal Iluminado já se tornou uma tradição, integrando a ornamentação de fim de ano da cidade. Para nós, que fazemos o transporte público de Maceió, é uma grande satisfação ver a alegria no rosto da população, principalmente das crianças, com cada ônibus decorado e iluminado circulando pelas ruas. Além disso, ainda contribui para o turismo, já que também é um atrativo para os que visitam nossa cidade", frisou Guilherme Borges, presidente do Sinturb.