T+ Claudio Bulgarelli

Coopaiba atrai nova vitrine de produtos e oportunidades para Piaçabuçu

T+ Claudio Bulgarelli 27 de agosto de 2026
Coopaiba atrai nova vitrine de produtos e oportunidades para Piaçabuçu
Loja - Foto: Divulgação

Nova unidade do Alagoas Mais _Cooperativa integra programação dos 11 anos da cooperativa e amplia alternativas de comercialização para a agricultura familiar

A Cooperativa dos Agricultores Familiares e Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) levou uma nova vitrine de produtos e oportunidades para o município com a inauguração, nesta quinta-feira (26), do Armazém Alagoas Mais Cooperativa. A abertura da unidade integra a programação dos 11 anos da cooperativa e é fruto da parceria entre a Coopaiba, a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics).
A nova loja amplia as alternativas de comercialização da agricultura familiar e reforça uma característica que acompanha a trajetória da Coopaiba: a busca permanente por inovação, novos projetos e oportunidades capazes de movimentar Piaçabuçu. Consolidada no município, a cooperativa vem trabalhando para transformar produção em mercado, agregando valor aos produtos e criando novas conexões com consumidores.

“Para nós, cada novo projeto representa uma oportunidade de fazer diferente e de trazer coisas boas para Piaçabuçu. A Coopaiba vive de novidades, de buscar alternativas e de abrir caminhos. Essa loja é uma grande vitrine para os nossos produtos, mas também representa um novo movimento para o município, valorizando quem produz e aproveitando toda a força que Piaçabuçu tem no turismo”, afirma Antonino Cardoso, presidente da Coopaiba e da Unicafes-AL.
Instalada às margens do Rio São Francisco, na região da foz, a unidade está próxima aos pontos de saída dos passeios turísticos e aproveita uma das principais forças econômicas de Piaçabuçu: o turismo. A circulação de visitantes cria uma conexão direta entre a produção da agricultura familiar e um novo público consumidor, ampliando a visibilidade dos produtos e fortalecendo a economia do território.
A loja reúne uma diversidade de produtos que expressa a força da agricultura familiar e da economia solidária alagoana. Entre os itens estão bolachas e biscoitos, doces artesanais, geleias, vinho de jabuticaba, licores, cachaças, goiabada, leite de coco, coco ralado e chips de banana, além de bordados, vestuários em filé e outras peças artesanais.
Piaçabuçu recebe a terceira unidade do Armazém Alagoas Mais Cooperativa, que já conta com lojas no bairro de Jaraguá, em Maceió, e no Shopping Partage, em Arapiraca. O projeto prevê ainda a abertura de outras cinco unidades no estado, ampliando os canais de comercialização das cooperativas e aproximando a produção alagoana do mercado consumidor.
Para o secretário executivo de Cooperativismo, Júnior Benites, a expansão do projeto representa um avanço na construção de novas alternativas para o setor. “Essa parceria mostra a força do trabalho conjunto entre Unicafes, Governo do Estado e cooperativas. Estamos criando novos espaços para que a produção da agricultura familiar encontre o consumidor e gerando oportunidades a partir das características de cada território. Piaçabuçu tem no turismo um grande potencial, e essa loja ajuda a transformar esse potencial em mercado”, afirma.
A nova unidade integra a programação dos 11 anos da Coopaiba e simboliza o momento vivido pela cooperativa: inovação, novos projetos e abertura de mercados. Mais do que um ponto de venda, o espaço representa uma nova oportunidade para os cooperados e uma vitrine para aquilo que Piaçabuçu e a agricultura familiar alagoana têm de melhor.