Sérgio Toledo

Taxa, taxinha e sandálias

Sérgio Toledo 22 de junho de 2026

É claro que nenhum de nós, brasileiros e brasileiras, queremos que nenhum país do mundo entre com taxas contra, a favor, muito pelo contrário, aos nossos produtos exportados.

Não sei se todos e todas sabem quais as taxas que o Brasil ( governo brasileiro), aplica para a importação de produtos de outros países.

Um automóvel, por exemplo.

Americano ou de outro país só o imposto de importação que é fixo, 35% sobre o valor do veículo somado ao frete e seguro.

E não para por aí: imposto de importação = 35% / Ipi = entre 7% e 25% / Pis/Cofins = 11,6% e Icms de 17 a 19%. Está bom ou quer mais? Não farei a soma deixando para os leitores fazerem.

E o querido telefone móvel Iphone, com é taxado? O imposto é cobrado sobre o aparelho mais o frete.

Imposto de importação: 60%

Icms: 17% ou mais, dependendo do estado.

O custo total pode ficar entre 92% e 100%.

Pimenta nos olhos dos outros é refresco! Já dizia o ditado popular.