T+ Claudio Bulgarelli
04 de abril, o “dia da traição” no xadrez político de Alagoas?
OPINIÃO

Por Helvio Peixoto
Secretário de Cultura e Turismo de Tanque D´Arca
Se o dia 1º de abril é popularmente conhecido como o “Dia da Mentira”, o cenário político deste 04 de abril em Alagoas pode ganhar uma nova simbologia, o “dia da traição” no tabuleiro do xadrez eleitoral.
Em pleno Sábado de Aleluia, o eleitor alagoano se depara com um ambiente atípico, marcado por reconfigurações inesperadas, alianças improváveis e mudanças de posicionamento que desafiam discursos outrora firmes. Lideranças que se apresentavam como defensoras de princípios ideológicos, especialmente no campo conservador, agora passam a integrar composições alinhadas ao chamado “sistema”, provocando reações e questionamentos nas bases eleitorais.
A sensação predominante é de perplexidade. Para muitos eleitores, a linha que separa estratégia política de incoerência tornou-se tênue. O que antes era tratado como convicção, hoje é visto por parte do público como conveniência.
Na chamada “Terra dos Marechais”, expressão historicamente associada a Marechal Deodoro e ao legado político do Estado, o jogo segue em ritmo acelerado. Nos bastidores, prevalece a máxima conhecida da política tradicional: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
Até o fechamento do prazo político desta noite, às 23h59, o cenário ainda promete novos desdobramentos. Mudanças de última hora, articulações silenciosas e possíveis reviravoltas devem continuar movimentando o tabuleiro, deixando o eleitor atento e, sobretudo, cauteloso, diante das peças que se reposicionam.
Conclusão:
O 04 de abril entra para o calendário político alagoano como um dia de tensão, surpresa e redefinições. Mais do que nunca, o eleitor é chamado a observar não apenas discursos, mas atitudes, pois, no xadrez da política, cada movimento revela muito mais do que aparenta.
T+ Claudio Bulgarelli
Sobre
Beleza, empreendedorismo, gastronomia, moda, saúde, turismo e viagens



