Bartpapo com Geraldo Câmara
O MUNDO EM PEDAÇOS
Antigamente o mundo era um enorme desconhecido ou levemente conhecido por pouca gente que podia e o explorava no sentido de visitar o que também cabia. O mundo era uma conjugação de vários países que foram se formando através dos tempos e que tinham absoluta identidade e personalidade. Primeiro. os continentes que foram dando margem à formação de vários países, países esses que foram ganhando personalidade, estruturando-se geográfica e politicamente e assim compondo cada continente com países que passaram a ter identidade e onde até as guerras de cada período foram responsáveis pelas estruturações geográficas e políticas daquelas porções enormes de terras que passaram a ser os países que conhecemos e que hoje formam a geopolítica do que chamamos de mundo.
Dizem os mais estudiosos sobre temas mutantes que tudo se transforma, mas que a grande responsabilidade por cada mutação é, sem dúvida a cabeça do ser humano que, na verdade, vive em
constante agonia para ver as coisas mudarem à sua volta. O homem que busca novidades, que gosta de revoluções de todos os modos, sejam científicas ou simplesmente humanas, pois é exatamente este homem que está conseguindo com sua audácia, talvez mais com sua ambição fazer com que a humanidade esteja entrando em um período de mutação radical, quando tudo a sua volta tende a se transformar e a ser transformado e em cujo âmago da questão está a ambição desmesurada, a vontade arraigada em cada espírito e que desenvolve uma verdadeira teia, exatamente a que vem se formando nos últimos tempos e a que vai levar o mundo em que vivemos a um mundo completamente novo e talvez nem tão correto.
Deverão os leitores estarem se perguntando onde estamos querendo chegar em função do título que demos a este artigo. Muito simples. Antes de qualquer grande mudança na humanidade que até hoje vem se constituindo em períodos, a absorção de novas ideias vai formando perspectivas por mais que não as sintamos rapidamente. Nada se transforma com absoluta rapidez mas com um enraizamento lento e constante como se fossem aplicações de remédios homeopáticos ou males homeopáticos. Estamos já vivendo esse problema em tudo o que chamamos de mundo. Não só nas guerras que estão grassando e que hoje são e podem ser cada vez mais devastadoras, como na mentalidade de povos que parecem estar voltando aos primórdios da civilização em busca descabida de mais territórios, poder e outras coisas mais. Na verdade estamos vivendo a destruição dos países começando por regiões importantes que acabarão cedendo. A noção de país, de soberania começa a se esvair. De repente estamos vivendo, sobretudo nas regiões mais antigas as guerras destruidoras, a ingerência de um país sobre outro ou outros e a transformação lenta do mundo em pedaços de mundo. A política internacional vai se esvaindo dando lugar à brutalidade, à força, ao conceito do mais forte que vence exatamente pela força estúpida, pela prepotência. Analisem isto com calma e vão encontrar cada palavra deste artigo materializada nas atuais atitudes mundiais onde a pressão e a repressão já consomem cidadãos e governos de países que, gradativamente serão transformados em pedaços do mundo. Um mundo que poderá ficar à mercê de alguns ou inteiramente perdido no caos universal. Talvez não vivamos o suficiente para ver no que vai dar, mas estejam certos de que se não houver uma completa união de esforços no sentido da paz verdadeira, um dia, quem sabe nos contentaremos em viver não mais em um país de fato e de direito, mas apenas em pequeno ou grande pedaço deste mundo que já está se despedaçando. Sem diplomacia e ditatorialmente e sem respeito a suas próprias fronteiras.
FOTONOTAS

ADHEMIR BRANDÃO – Gosto dele, de sua figura, de sua maneira de ser e do que faz na vida como um dos mais interessante dos “hobbies”. Primeiro, dedicadíssimo à música, às coleções inimagináveis e que muitos gostariam de ter e segundo, a pessoa que mais conhece sobre os bairros da cidade de Maceió. A história de cada um deles, com profundidade, como quem tivesse vivido em cada um deles. Adhemir é um pesquisador na sua essência e faz disso um interessante e produtivo arquivo para quem quiser consultar. Por outro lado, Adhemir é uma figura altamente simpática e que faz o gosto d todos nós. Um abração, amigo.

FAILDE MENDONÇA – Tenho muita saudade de um convívio maior com essa bela amiga que temos. Promotora aposentada, Failde cumpre hoje uma missão importantíssima com sua enorme colaboração à FunBrasil, essa instituição que cuida com esmero da saúde dos idosos. Claro que, enquanto promotora, cuidou e muito do setor das fundações com esmero e propósito, portanto sua atuação deve ser hoje da maior importância para aquela Fundação. No entanto, como esquecer a doçura, a simpatia e a empatia dessa mulher fantástica que sabe lidar com gente como ninguém. É com muito amor e honra que falo de você, querida amiga.
PARE PRA PENSAR
Andando de frente e de olho na trilha dificilmente você vai escorregar. Faça isso nos seus caminhos da vida.
ALERTAS DO DIA
* O que vai dar, se vai dar problema ou não, eu não sei. Afinal, para se arranjar problema é um daqui pra lá em um segundo. Estou falando do desfile de uma escola de samba que resolveu homenagear a figura e a vida do Lula. Ora, a visibilidade foi muito grande, mas isto não quer dizer campanha eleitoral. Ou é? Não sei, mas que está dando e vai dar o que falar, lá isso vai. Os políticos adoram uma polêmica e, sem dúvida este assunto vai servir para muita especulação e se bobear até para ações judiciais. O negócio é esperar para ver até onde a coisa vai espirrar.
* A coisa está ficando feia por aí afora e se ão está vai ficar, quando ministros do Supremo mandam verificar essa história de que informações sigilosas estavam vazando. Aí envolve um bocado de gente, muita investigação, muita surpresa virá, sem dúvida porque lavar a roupa suja começa a ser algo muito bom acontecendo no Brasil. E devemos aplaudir cada uma dessas ações porque só assim, ainda que vagarosamente, o país vai sendo passado a limpo e, quem sabe, os maus funcionários em todas as áreas vão aparecendo para sumirem depois do serviço público que precisa ser muito revisado.
* Um dos assuntos mais importantes que merecem a atenção de todos, das autoridades, da sociedade como um todo, sem dúvida é a Primeira Infância. Um assunto que precisa ser estudado a fundo, buscando soluções que sejam importantes para que, como política pública, pode ser acelerada ao máximo. O assunto tem sido abordado e discutido por várias instituições, inclusive pelo Tribunal de Contas de Alagoa, através de ações coordenadas pela dinâmica Conselheira, Renata Calheiros. Desde sua chegada ao TCE Al varificamos uma ação concreta e diligente em relação ao assunto.
* É fantástico, sim! Há quem diga que o Brasil foi pífio em sua participação nas Olimpíadas de Inverno que ainda estão acontecendo na Noruega. Ora, gente, não somos um país de inverno, de neve e nem estamos acostumados a tais atividades esportivas. Pelo contrário, nosso Lucas foi um sucesso e pela primeira vez traz para o Brasil uma Medalha de Ouro em uma das atividades das mais difíceis. Vamos deixar as críticas de lado e aplaudir o jovem esportista que está de parabéns por entregar ao Brasil uma medalha que deve estar no peito de cada brasileiro.
POR AÍ AFORA
# O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama esclareceu que a probabilidade de ter havido uma visita extraterrestre à Terra é "baixa", depois de uma declaração sua sobre o tema ter chamado a atenção no final de semana. Em entrevista ao podcast do apresentador americano Brian Tyler Cohen, Obama afirmou que os extraterrestres "existem", mas que "nunca os viu". Na ocasião, o democrata também negou que EUA mantêm vida alienígena na famosa base militar Área 51, em Nevada.
# Dez pessoas, incluindo a suspeita de praticar o crime, morreram depois que uma mulher abriu fogo em uma escola secundária no oeste do Canadá, nessa terça-feira (9), em um dos eventos com maior número de vítimas da história recente do país. O incidente levou ao Canadá o tipo de tiroteio em massa mais comum nos Estados Unidos, e foi realizado por um atirador do sexo feminino, informou a polícia. Seis pessoas foram encontradas mortas dentro de uma escola secundária na cidade de Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica, duas em uma residência que se acredita estar relacionada ao incidente, e outra pessoa morreu a caminho do hospital, segundo a Polícia Montada Real Canadense.
# O papa Leão XIV destacou neste domingo a importância da paz e da fraternidade entre os povos, afirmando que as estratégias das potências econômicas e militares não garantem um futuro seguro para a humanidade. A declaração foi feita pelo Pontífice após a recitação do Angelus, na janela do Palácio Apostólico. "Continuemos a rezar pela paz. As estratégias das potências econômicas e militares, como a história nos ensina, não oferecem um futuro para a humanidade", declarou ele.
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 8 às 9h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas



