Bartpapo com Geraldo Câmara

COMUNICAÇÃO EMPODERADAq

Bartpapo com Geraldo Câmara 06 de fevereiro de 2026

É um poder? Claro que sim. Desde nossos primeiros olhares para o mundo, exercemos o poder da comunicação. Não sabemos ainda o que estamos fazendo, não temos noção do mundo em nossa volta mas já recebemos comunicação das pessoas e estabelecemos respostas com nossos olhares ou sei lá com o que. À medida em que crescemos vamos aprendendo a nos comunicar com o mundo, quer através de gestos, sorrisos, gemidos e outras maneiras ingênuas até chegarmos à palavra, nossa grande arma para o futuro que se nos avizinha. E se a soubermos usar, alguns não podem mas buscam alternativas, então, aí sim já estamos armados para uma vida inteira onde a comunicação será sempre a palavra de ordem. Seja para pedir, obedecer ou lá que seja, como para mandar, instruir, ensinar. Ninguém cresce sem comunicação, a grande arma às vezes perigosa, mas na maioria do tempo útil e necessária.

Nos tempos de hoje vivemos a era em que a comunicação evoluiu, sobretudo tecnologicamente. Torna-se cada vez mai útil em todos os setores da vida humana, serve de defesa e de ataque, tem papéis preponderantes no desenvolvimento de ideias, de estudos científicos, de esclarecimento ou não para as peças que aderem ao uso de todas as ferramentas disponíveis no sentido de terem muito mais instrução, de estarem muito mais adaptadas ao mundo moderno.


Vivo comunicação desde muito cedo. E dela fiz minha arma, minha profissão, minha vida. Com ela evoluí, cresci, Com ela e por ela acompanhei o avanço da tecnologia, não só como jornalista, mas e muito como o publicitário que exerceu a profissão durante cerca de 40 anos e ainda o faz por extensão. Conheci o rádio como o grande herói das residências, acompanhando um futebol ou vendo as mulheres, sobretudo as mulheres acompanharem suas novelas preferidas radiofonizadas. Vi a chegada da televisão em preto e branco, assisti a inovação da televisão a cores colocada no Brasil pelo visionário Assis Chateaubriand que para a inauguração espalhou duzentos aparelhos importados pelo centro da cidade de São Paulo e fez a festa. Vivi a era do telefone impossível com dias de espera para uma chamada entre Rio e São Paulo e inaugurei anos depois na Paraíba a chegada do caríssimo aparelho celular.


Na década de 90, comprei meu primeiro computador doméstico e aposentei minha querida máquina de escrever que me foi útil durante muitos e muitos anos. Alguns anos depois deixei o fax de lado e passei a enviar minhas colunas para os jornais através do poderoso e até hoje usado, “e-mail”. Toda essa processualística faz parte de uma única ciência que é a comunicação e que, sem ela e sem dúvida alguma ninguém vive. Todos nós exercemos o poder dela das mais diversas maneiras e os profissionais a exercem, cultivam e pesquisam buscando as melhores formas no seu aproveitamento. O que precisamos, principalmente nós que a exercemos é tentarmos separar o joio do trigo entendendo o que é comunicação efetivamente científica e laboral e o que a improvisação que vem sendo utilizada pela população de um modo geral, usando as redes sociais e achando que com elas estão fazendo jornalismo ou comunicação. As autoridades precisam entender que exercício de profissão é uma coisa totalmente diferente de práticas de comunicação aleatórias e não profissionais. Um tema que deve ser discutido intensamente nos próximos anos visando sobretudo a limpeza e a correição na área da comunicação.


O velho “Chacrinha” já dizia que “quem não se comunica se trumbica” e ele estava tão certo que até hoje o ditado virou uma assertiva. No entanto, devemos buscar sempre a comunicação correta, digna, decente para que, ao fazermos uso das tecnologias que temos à disposição o façamos de maneira a fazer chegar as mensagens aos seus destinos com dignidade e sobretudo com a verdade que tanto precisamos. E aí, sim, na acepção da palavra estaremos fazendo a verdadeira comunicação - ponte para o progresso de qualquer país.


FOTONOTAS


ROSA TENÓRIO – Excepcional figura por todos os ângulos de visão, Rosa tem feito trabalhos magníficos em sua vida pública e agora, já no segundo mandato é a primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, onde seu destaque é absolutamente notado. Por outro lado, pense numa pessoa que podemos chamar de “gente” em todos os bons sentidos, que tem um carisma inigualável e uma empatia invulgar o que a torna uma pessoa pública sempre a ser notada e até copiada. Um abração, amiga!


SHEILA MALUF – Ah, mas eu estou com saudade de minha amiga Sheila Maluf que, durante muitos anos foi a diretora do Diteal, a instituição que gere os teatros de Alagoas. Mas também venho sentindo falta da editora, que aliás já editou alguns dos meus livros e que sempre brilha por onde passa ou atua. Isto sem contar em sua capacidade imensa de uma comunicação alegre e pactuada com as boas coisas da vida. Família até debaixo d’água, Sheila é exemplo de comportamento e civilidade.


PARE PRA PENSAR


Mulher não é saco de pancada nem alvo de tiro de vagabundo e covarde. Denunciem pra valer.


ALERTAS DO DIA

* Estava vendo na TV o acidente de ônibus que aconteceu na estrada perto de São José da Tapera, última terça-feira deixando 15 mortos e muitos feridos, todos romeiros. O grave problema que acho que precisa ser visto e revisto por autoridades é o tráfego desses meios de transporte alternativo, ônibus, mal vistoriados, com motoristas muitas vezes com menos horas de sono, com impossibilidade de paradas mais extensas e, muitas vezes sem substituto. Ora, essas autoridades precisam entrar neste problema com energia. Afinal, são vidas e mais vidas perdidas e não só por aqui, mas em todo o Brasil.

* Achei interessante a mudança que haverá para a eleição do próximo Reitor nas Universidades Federais de todo o Brasil. Até então eram votados internamente e dessa votação se fazia uma lista tríplice que era levada ao governo federal e escolhido um para ser nomeado. Agora, será diferente e, democraticamente, o mais votado internamente, obrigatoriamente será nomeado o reitor. Com isso impede-se a política de privilégios, de trabalhos externos não muito democráticos e por aí vai. O substituto de Tonholo, quando chegar a ocasião já estará enquadrado na nova ação eleitoral.

* A confusão está estabelecida durante este ano, no futebol brasileiro e internacional, já que o número de jogos ficou extraordinariamente grande em função de muitos campeonatos estaduais, nacionais e ainda por cima com o Mundial Feminino e a esperada Copa do Mundo. Acho que a imprensa, de um modo geral precisa deixar o, sobretudo o telespectador, público mais informado a respeito disso. A propósito autorizamos a nossa TV Cidadã, na aberta, 35.2 e no “streamig” a informar diariamente as tabelas e a que campeonatos pertencem. No programa diário “Bola em Jogo”.

* Próximo sábado, ou seja, amanhã, a orla de Pajuçara e Ponta Verde pegam fogo, no bom sentido, com a entrada em cena do famoso bloco Pinto da Madrugada. Sempre esperado, o Pinto não mais abre as prévias porque elas estão se estendendo e começando na semana anterior, mas é uma marca inconfundível do dito carnaval de Maceió. Aliás, continuo insistindo que o carnaval mesmo pode existir em nossa cidade que já está calibrada e com turistas suficientes para ajudar a animá-lo.

POR AÍ AFORA

# A China colocou na mesa uma aposta que parece ficção científica, mas é bem pé no chão: levar parte do processamento de IA para o espaço e construir uma espécie de “cloud” orbital até 2030. 

Energia e infraestrutura viraram o gargalo do próximo ciclo da IA, e quem resolver isso primeiro ganha vantagem. O mais interessante é que isso não começa do zero. A China já vem testando computação em órbita com constelações iniciais e, segundo relatos recentes, até modelos grandes rodando lá em cima.

# Carros elétricos ultrapassaram vendas de gasolina na Europa pela primeira vez em dezembro. Marcas chinesas como BYD, Changan e Geely intensificam a competição, forçando montadoras europeias a acelerar. A pressão ficou tão grande que a UE apresentou planos para flexibilizar a proibição de carros a combustão prevista para 2035. A China está redefinindo a indústria enquanto outros discutem regulação.

# Elon Musk, empreendedor por trás de empresas como SpaceX, Tesla e xAI, está avaliando um movimento que vai além de estratégia corporativa: a possível fusão entre a SpaceX e sua startup de inteligência artificial, xAI, antes de uma oferta pública inicial (IPO) massiva prevista para 2026. Essa não é uma simples reestruturação societária: a jogada sinaliza uma consolidação de força em dois dos setores que mais definem a economia do século XXI — espacial e de IA — unificando capacidade de hardware crítico (foguetes, satélites) com software e algoritmos que são o centro da competição tecnológica global.

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 8h às 9h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399