Bartpapo com Geraldo Câmara
NÃO FAÇO IDEIA
De verdade. Réu confesso. Não faço a menor ideia do que vou escrever neste artigo principal de minha coluna. Busquei um assunto que possa interessar a todos, mas sinceramente estou com a mente vazia. Vazia? Bem começo a duvidar porque nunca fiquei de mente vazia, até porque como os antigos já diziam “mente vazia casa do cão”. E não sou eu quem vai permitir este tipo de inquilino em minha cabeça. Mas aí começo a pensar que os neurônios foram feitos para trabalhar e se eles estiverem preguiçosos no dia de hoje alguma coisa está errada e tenho então a necessidade de exercitá-los ao máximo que puder. E neste exercício começo a enxergar que o mundo às vezes para ou não anda direito porque os neurônios dos dirigentes estão atrasados e isto não pode acontecer. Como um relógio é preciso que se dê corda – eita que relógio antigo ainda de corda – para que o tempo passe sem esvaziamentos mas na procura de conhecimentos que levem à razão e da razão à ação transformando coisas, reformulando ideias, reagindo ao negativismo e construindo futuro da melhor maneira possível
Pausa. Penso. E se penso é porque acho que estou funcionando de novo e que as ideias começam a aflorar. Mas que ideias? Ora, ora, você já está lendo. A defesa de que nós todos precisamos nutrir nossos cérebros, buscar trabalho, fazer pesquisas mentais, pensar nos outros, na vida, nas fórmulas certas e nas erradas, buscar compreensões, entrar no âmago das guerras e nas negociações da paz. Ainda que seja utopicamente falando, mas precisamos ler mais, conhecer melhor as coisas do mundo, trocar ideias e conhecimentos, fazer experiências ainda que não deem certo, mas continuar vivendo o mundo porque não viemos aqui para sermos hóspedes silenciosos e cerimoniosos. O mundo quer ser pesquisado. As pessoas, as diferenças de todos os gêneros e matizes porque são elas as diferenças que acabam por construírem um mundo melhor. Porque com elas e por elas se pesquisa, se busca melhorias de vida, de aproveitamento de tudo o que tentamos aprender. Já dizia um gênio, não sei qual que a gente nasce sem falar, daqui a pouco estamos falando, mais tarde ainda aprendendo avançamos nos anos e vamos professorando e quando chegamos a idade da velhice somos sábios. E aí morremos. Uma verdade incontestável que nos leva a crer que precisamos continuar trocando ideias entre nós todos. Porque sempre será essa troca de experiências que nos levará a tão desejada sabedoria
Hoje, comecei dizendo a vocês que nem tinha ideia do que ia escrever e de repente descubro que a simples palavra ideia nos leva a reflexões as mais variadas, nos aprofunda em nossas perspectivas, nos leva a dizer por aqui que talvez estejamos juntos, leitores e eu, vivendo uma experiência interessante onde afastamos o vazio do não saber o que fazer com grandes revelações de que só não fazemos o que não quisermos. Só não teremos ideias se não as desejarmos ter. Nosso cérebro, sem dúvida, se o quisermos, jamais será preguiçoso e irá sempre buscar no fundo de suas experiências o material de que tanto precisamos para nos comunicarmos com o mundo e até conosco mesmo. Acho mesmo que este artigo – ah! Virou artigo! - nasceu exatamente desta compreensão, dessa formidável integração do não ter ideia de como começar até a de que ainda nem sabemos por onde terminar. Porque, como dizia um publicitário americano em um Congresso a que compareci em Acapulco no México, “uma ideia nova não existe. O que existe é uma nova conjugação de velhos elementos”. Pensando assim, como ele e transmitindo a vocês, encerro buscando sempre velhos elementos para a incessante busca por novas ideias. Para aqui e para a vida.
FOTONOTAS

GIGI ACIOLY – Grande figura, excepcional jornalista e cronista, também social, Gigi tem um carisma excepcional que nos faz gostar de todos os seus momentos em que podemos desfrutar de sua agradável companhia. É evidente que sua revista de tantos anos, a Evidência, comprova tudo o que dissemos, apenas sentimos falta de sua presença em um jornal impresso de grande circulação para que a tenhamos mais tempo degustando seus excelentes textos. Nos acontecimentos sociais onde está é sempre olhada com apreço porque todos sabem a grande profissional que é. Beijão, amiga! Mas, sabe, hoje, é aniversário da nossa Gigi. Parabéns, querida amiga.

EONARDO JR e CRISTINA – Este casal querido entrou em nossas vidas há muitos anos atrás e assumiram cadeiras cativas em nossos corações. Ele que já foi o presidente do Jaraguá Tênis Clube em sua época áurea e recebeu por muitos anos o meu velho programa “Almoçando com a Notícia”, mas que hoje é um empresário de sucesso e admirado por toda a sociedade. Ela, Cristina, cativante, sorriso pleno, parceira de alegria com minha mulher Vanessa, enfim um casal que sempre há de merecer nossos aplausos.
PARE PRA PENSAR
Não guarde para si o que aprendeu hoje. Faça também o amanhã de muitos outros.
ALERTAS DO DIA
* Li, esta semana nos jornais que os últimos telefones de rua, os chamados orelhões estavam sendo retirados porque já não funcionam mais. E isto, mexeu com minhas memórias na Paraíba, quando o nosso programa Bartpapo foi lançado e sendo gravado em minha casa. A divulgação do orelhão de ficha foi feita por nós e, para isto foi colocado um, funcionando, no nosso cenário onde ficou por muito tempo. Depois, chegou o celular, cuja linha era paga e também o lançamos. Estivemos entre os cinco primeiros a receber o novo aparelho. Aliás, um aparelhão ou “tijolão” como era chamado.
* Assim como quase todos os tribunais de contas do país, o nosso, Tribunal de Contas de Alagoas, também está com processo aberto de controle externo que visa apurar eventual responsabilidade do comitê gestor do Fundo de Previdência em relação ao processo do Banco Master. Sem maiores detalhes por enquanto porque estão sendo feitas as oitivas e há que se respeitar o segredo das investigações que envolvem os gestores, de um modo geral. Importante é saber que o TCE AL também está presente em caso tão importante.
* Gostei de saber que o governo do estado enviou uma Lei à Assembleia Legislativa de Alagoas, propondo a criação de um Fundo de Fomento ao Artesanato. Uma ideia brilhante que já deveria ter surgido há muitos anos, uma vez que o nosso artesanato é variado, altamente elogiado, sobretudo pelos turistas que não se cansam de admirá-lo, sobretudo nas famosas feirinhas espalhadas por todo o estado. Lembro-me bem, que na primeira década deste século levávamos o artesanato para feiras nacionais e internacionais e era um grande sucesso.
* O senador Renan Calheiros, a quem não se pode negar o destemido valor de tocar para a frente as coisas importantes deste país, vai presidir a Comissão Especial do Senado para acompanhar de pefrto as investigações sobre as questões que levaram à derrocada do Banco Master. A comissão vai ter autoridade para solicitar informações oficiais, apresentar requerimentos de convocação e por aí afora. O fato é que, quem conhece Renan sabe que ele não brinca em serviço, então...barbas de molho, gente!
POR AÍ AFORA
# O presidente Donald Trump advertiu nesta terça-feira (27) que "coisas muito ruins" podem acontecer se os republicanos perderem as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, no início de um intenso giro sob a sombra dos protestos em Minneapolis e a preocupação dos eleitores sobre a economia. Em um comício em Iowa, uma das primeiras paradas na campanha para as primárias, Trump disse que seu partido deve ganhar no Senado e na Câmara dos Representantes em novembro, apesar de seus baixos índices de aprovação.
# O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul nesta terça-feira (27), durante uma conversa telefônica com seu homólogo francês, Emmanuel Macron. No diálogo, que durou aproximadamente uma hora, os líderes também trataram da atual situação na Venezuela e da proposta de criação de um Conselho da Paz para Gaza, idealizada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
# "Reafirmei que o acordo UE-Mercosul é positivo para os dois blocos e constitui uma importante contribuição para a defesa do multilateralismo e do comércio baseado em regras", escreveu Lula nas redes sociais. O pacto já foi assinado por ambas as partes, mas o Parlamento da União Europeia encaminhou o documento para análise da Corte Europeia. Vale lembrar que Macron tem se manifestado contrário ao acordo entre sul-americanos e europeus, sobretudo em razão de preocupações relacionadas ao setor agrícola e às normas ambientais.
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas


