Bartpapo com Geraldo Câmara
ESPORTE “INFLUENCER”
Bem, vamos ser modernos quanto a definição ou definições para a vida dos povos, de um modo geral. Eu até gosto da famosa palavra do inglês “influencer” que na tradução quer dizer influenciador e tem sido usada bastante e principalmente pelas Redes Sociais. Quem se intitula como tal é porque achou algum tipo de caminho para influenciar leitores, internautas e etc dentro de algum tema, de alguma atividade, buscando para si a popularidade que acaba por render bons frutos nas contas bancárias. Claro que não é uma atividade fácil e para chegar lá há que suar muita camisa e estabelecer programas de ação que sejam diferenciados. Porque influencia quem tem o que dar e oferecer para os interessados.
Mas vamos pensar na força da palavra ativada de outra forma, olhada pelo ângulo do influenciador maior, daquele que é capaz de arrastar massas, de mudar pensamentos e até de transformar vidas. Vamos falar do esporte, primeiro como um todo, algo de poder internacional desde imemoráveis tempos e que tem uma enorme atração em vários ângulos, em muitos ou em todos os países com apresentações as mais diversas, todas elas com a magia de fazer com que as pessoas sejam realmente influenciadas por seus encantos.
O esporte sob todos os matizes, sob todas as formas sempre atraiu as pessoas, sempre as fez parar até no tempo e utilizá-lo como diferentes meios de integração que pode começar com o pequeno grupo que apenas pratica por nada ou por tudo e caminhar para a atração de grandes multidões como é o caso do futebol e em todo o mundo. Parem para imaginar, agora focando apenas no futebol, quantas pessoas, quantos meninos e jovens foram influenciados por ele e quantos conseguiram postos na vida que jamais imaginariam? Quantos começaram jogando as famosas “peladas” e delas foram chegando aos pequenos clubes, foram sendo alvos de “olheiros” os mais diversos e acabaram por surgirem na vida sendo influenciados por um esporte e até a partir daí serem eles os grandes “influencers” de tanta gente ao redor do mundo. Claro que nem todos conseguem chegar a essas posições, mas quantos em posições mais baixas, ainda assim são vitoriosos?
Deixemos de lado o futebol e escolhamos qualquer outro esporte. Natação, esgrima, luta, basquete, vôlei, não importa qual. Todos têm o seu poder influenciador na sociedade. Seja como atrativo para muitos que se querem ver diretamente ligados a eles, seja apenas como condutor de processos fantásticos de informação, de conteúdo, de estímulo, de tudo. Não conheço nada mais no mundo que tenha a força unânime de chegar até as pessoas do que o esporte. É por isso que escrevo este artigo acreditando que uma das mais importantes políticas públicas que os governos podem aplicar é o estímulo ao esporte, a partir das modalidades infantis. Um processo educacional importantíssimo, uma forma eficiente de levar educação, de tirar meninos e meninas das ruas, uma maneira incrível de socialização desde os primeiros tempos porque a influência do esporte na vida das pessoas é realmente realizadora e permanente.
Os “influencers”, ah esses não perderão seus lugares porque já os conquistaram. E eles próprios podem ser os meios de atualizar multidões dentro do tema do esporte. Na década de 50 o escritor americano Dale Carnegie já ensinava isto com o seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Um manual fantástico, seguido até hoje, um “best seller” importantíssimo para a época e possivelmente para os de agora. Portanto, vamos estimular esses, antes anônimos, agora conhecidos por milhões de seguidores a continuarem em sua labuta “fazendo amigos e influenciando pessoas”. Não esquecendo de colocar pílulas diárias e contundentes nas cabeças de dirigentes e governantes para que cada vez mais ponham em suas listas o maior de todos os influenciadores de gerações: o esporte.
FOTONOTAS

JOSÉ WANDERLEY – Fico imaginando como um médico do porte de Wanderley, homem íntegro, profissional respeitado além de nossas fronteiras, reconhecido como cirurgião e como o homem que dirigiu a primeira Central de Transplantes do Brasil, se sente vendo o que está acontecendo no sistema de saúde do nosso país, principalmente na formação de novos médicos e médicas, de novos enfermeiros e enfermeiras e por aí vai. Tiro o meu chapéu para este ser humano magnífico e que, tenho a certeza, vai tentar transformar a preocupação de todos nós em ação cada vez mais concreta pela saúde sã.

CARLITO LIMA – Esse cidadão mora no meu coração e, sem dúvida, no de muita gente. Afinal, não quero ser egoísta, até porque, de militar a escritor fantástico, desculpe, mas fico com o escritor que eu conheço e até de quem tive a honra de ser prefacista em um de seus livros. Dono de uma sensibilidade incrível, discorre pelos assuntos e temas que escreve com a maestria dos grandes literatos. Além do mais tem uma especial verve ao lidar com as pessoas, no meio social, por onde anda e passa. Carlito é uma daquelas pessoas que se ama e que consegue ser o palco para grandes conhecimentos.
PARE PRA PENSAR
Quem diz que briga de amor não dói ou é insensível ou perdeu a vergonha de brigar.
ALERTAS DO DIA
* É impressionante como ainda vemos cidades do porte de São Paulo sofrendo apagões, como aconteceu mês passado, deixando sem luz milhões de pessoas, milhares de empresas em situação de vulnerabilidade, expostas a ladrões e vândalos e o que é pior, tudo isto tendo que aguentar as consequências por dias seguidos. Falei dias e foi exatamente o que aconteceu. A inoperância de alguns serviços é tão grande que nem podemos entender como pode acontecer. E ainda tem mais: a população fica dem explicação absolutamente ao “Deus dará”. Não dá para entender e muito menos aguentar.
* Há sete anos atrás, aconteceu a que ficou famosa, tragédia de Brumadinho e que com o derramamento da barragem foram ceifadas 272 vidas. Uma coisa incrível que ainda tem como saldo alguns corpos não encontrados. As famílias, muitas delas ainda aguardam por notícias e outras esperam pelas indenizações ainda em processo lento. São essas coisas que marcam o Brasil e os brasileiros e que continuam sempre a passos lentos. O famoso incêndio na Boate Kiss em Porto Alegra também ainda segue com as investigações e indenizações em ritmo lento. Coisas do nosso Brasil.
* Uma das maiores causas de morte no trânsito das grandes cidades, indubitavelmente está no trânsito louco de motos, sobretudo as dos entregadores de encomendas que são obrigados a acelerar para não perderem seus preciosos empregos que, no entanto, ficarão perdidos se suas vidas se forem ou mesmo se ficarem os motociclistas impedidos fisicamente de exercerem suas funções. É evidente que é preciso tentar ordenamento de trânsito, verificação de roteiros, colocação de vias especiais e até mesmo controle com as empresas que os empregam. São Paulo no ano passado perdeu 8 mil pessoas nessa qualidade de trabalho.
* O absurdo praticado pelos três técnicos de enfermagem que mataram três pacientes em um hospital, injetando substâncias estranhas nas veias dos doentes, provocando mortes em menos de 10 segundos leva à necessidade de uma profunda verificação de quem são essas pessoas que trabalham com missões de saúde e acabam matando. Não por acidente, mas por maldade ou por encomenda, sei lá o que. Não é possível que se vá a um hospital em busca de saúde e se saia de lá morto. Morto propositadamene. Esse é o problema.
POR AÍ AFORA
A Groenlândia está na ordem do dia do “doido” que governa os Estados Unidos e enquanto ele não conseguir “comprar” ou tomar aquele território, não vai sossegar. Os países todos contra, a Dinamarca, a quem cabe a administração daquele território estrategicamente colocado nem quer conversa com Trump, mas colocou as barbas de molho e está unida a todos os países europeus que também não apoiam as brutalidades do “rei do mundo”. Vamos ver no que vai dar essa, mais uma do homem que queria o Nobel da Paz.
# Aliás, que eu saiba, que eu tenha aprendido, prêmio não se pede, a não ser que seja por disputa mesmo. Mas, honraria, nunca. Como é que o senhor Donald Trump está atacando verbalmente a Noruega porque ele não ganhou o cobiçado ‘Nobel da Paz”, aliás vencido pela venezuelana que foi impedida por Maduro de presidir aquele país, agora dominado por trás do muros pelo ditador dos ditadores, o grande Trump. Coisa séria o caráter deste cidadão. Bem, se ele queria projeção internacional, está tendo. Só que, altamente negativa para o beligerante que se acha defensor da paz.
# Um acidente, de cuja similaridade não se tem notícia aconteceu esta semana na Espanha com a colisão de dois trens de alta velocidade, exatamente nas redondezas de Madrid. O tipo de transporte sempre foi considerado seguríssimo e é um dos mais procurados por quem viaja pela Europa. As autoridades estão verificando se o problema não terá sido exatamente em defeito nos trilhos, provocando o descarrilhamento de um deles. O fato é que é preciso tirar a palavra “perigo” deste fantástico meio de transporte.
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas



