T+ Claudio Bulgarelli

Tanque d’Arca inicia 2026 com um importante marco para o seu desenvolvimento turístico

MAPA DO TURISMO

T+ Claudio Bulgarelli 12 de janeiro de 2026

Logo na primeira semana do ano, o município recebeu do Ministério do Turismo e da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo a renovação do Certificado do Programa de Regionalização do Turismo. O reconhecimento confirma a Região dos Quilombos no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.

A conquista reafirma o protagonismo de Tanque d’Arca no cenário turístico regional e nacional, que sob a liderança do prefeito Didi Lopes, avança pela trilha do bem, consolidando o turismo como uma indústria geradora de emprego e renda.
A certificação garante acesso a políticas públicas, investimentos e programas federais voltados ao setor. Ela também fortalece a imagem de Tanque d’Arca como destino organizado e preparado para receber visitantes.
Entre os projetos estruturantes está a Tríplice Divisa, que integra Tanque d’Arca, Mar Vermelho e Maribondo, iniciativa que cria uma rota unificada de cultura, história, fé e natureza. Esse alinhamento fortalece a Instância de Governança Turística Serras e Quilombos.
Como parte desse avanço, no mês de abril, os municípios do Mapa do Turismo receberão a Trilha de Santiago de Compostela. O evento atrairá peregrinos de vários estados e até de outros países. Com isso, Tanque d’Arca se projeta como referência no turismo de experiência e religioso.