Bartpapo com Geraldo Câmara
ESCOLAS MORTAIS
Os pais, tutores, babás, quem quer que seja, será que deixam seus meninos na escola e vão embora em plena paz ou a insegurança do lugar os leva a um sofrimento diário até que os vão buscar e levá-los em paz para suas casas? Este problema é profundamente assustador na medida em que as escolas deixam de ser o oásis infantil ou mesmo juvenil e passam a ser o cenário de horrores visitado cruelmente por marginais e até mesmo por meninos e jovens que não conseguiram a sua inserção no mundo normal e, exemplificados não sei em quem ou em que, praticam os atos criminosos de que temos notícias, tirando da vida crianças e jovens absolutamente inocentes.
Então, é chegada a hora de uma mudança de comportamento civil apoiada pela sociedade e que fará com que a atenção com as crianças seja maior e o envolvimento com autoridades de segurança buscando a solução para os casos que se repetem, não só no Brasil como em países até mais avançados do que o nosso seja intensificada. A que se atribui essa sede de matança é um assunto a ser profundamente pesquisado por psicólogos, analistas de comportamento, sociólogos em mutirões necessários para que se encontrem os fundamentos da questão. No entanto, fica a pergunta sobre enquanto os estudos não chegam a conclusões como fica a resolução do problema? Aí é preciso que se entre com absoluta precisão na área de segurança pública tomando atitudes, até extremas, para tentar prevenir, cortar o mal pela raiz, apesar de que criminosos daquela espécie não avisam que vão chegar ou como vão levar a cabo suas malditas missões. No entanto, aí entram a análise científica do problema, mas também e muito a ostensiva vigilância, principalmente nas escolas mais vulneráveis.
Uma ideia que surgiu nos últimos dias sugere a colocação de portões giratórios e detectores de metais nas entradas das escolas. E por que não? Se os bancos os têm para guardar dinheiro porque as escolas não podem ter para guardar vidas?
Gostaria de ver o estado de Alagoas sair na frente e constituir batalhões escolares altamente capacitados para vigilância e guarda constantes das escolas como um todo. Eu falei constantes. E que estivessem capacitados à repressão, à observação, à contenção e que pudessem também fazer verdadeiros rastreamentos dos locais antes da entrada dos alunos. Isto diuturnamente sem falhas.
Gostaria também de ver um batalhão de psicólogos e analistas que, com profundidade técnica e profissional pudessem garimpar perigos entre alunos e professores visando um presente mais satisfatório e um futuro mais seguro e garantido.
Gostaria de ver o governador Paulo Dantas saindo na frente e promovendo encontros constantes de autoridades no assunto e buscando sobretudo a prevenção e a segurança de que crianças e jovens tanto precisam. Não gostaria de ver gente enxugando o leite derramado porque sempre será substituído por lágrimas também derramadas por vidas ceifadas sem nenhum propósito. Se não cuidarmos de nossas crianças e jovens quem o fará? É preciso que haja um mutirão de vontade, mudanças fundamentais em orçamentos estaduais e municipais para que se possa fazer frente a uma guerra desse tipo. Porque, na verdade, trata-se realmente de uma guerra. E o que é pior, em vários casos os agressores também são jovens, talvez frustrados com suas próprias vidas, fruto de um mundo onde a imbecilidade e a ausência de amor familiar são uma constante.
E tenham a certeza de que o fundamento de tudo está aí no desrespeito, na falta de uma educação mais rígida, de uma vigilância mais acirrada, de uma colocação moral para os filhos que parecem já não terem o mesmo respeito com os pais como os das antigas gerações o tinham.
É tempo de consertar. É tempo de dar exemplos para a sociedade. É tempo de Alagoas sair na frente mais uma vez e mostrar que aqui se tem fibra e criatividade para enfrentar problemas complexos como este. É o que esperamos ver na pequenina, mas gloriosa Alagoas.
FOTONOTAS

JAMES SILVER – Um cavalheiro, um cidadão altamente educado e que convive muito bem com o jornalismo que exerce com maestria e dignidade. James tem feito muito sucesso por aqui, editando publicações muito boas e condizentes com o público a que se destina. Tem feito programas de televisão destinados a um telespectador refinado e de bom gosto, criando temperaturas de interesse no campo da moda, da decoração e outros assuntos de relevância no mundo social. Uma pessoa com P maiúsculo de quem eu gosto muito e que, merecidamente recebeu, última quarta-feira, da Câmara Municipal, a Comenda Aldemar Paiva. Muito justo!

EDILSON SILVA – O irrequieto, no melhor dos sentidos, Conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia, hoje eivado justamente à posição de presidente da Atricon que é a Associação dos Membros do Tribunais de Contas do Brasil, está à frente da realização do IV Congresso Internacional da categoria, em Florianópolis. A grandiosidade do evento que vem neste crescimento há alguns anos se deve também à sagacidade e a vontade de realizar de Edilson que, sem dúvida alguma está otimizando um dos mais importantes dos últimos tempos. Parabéns, amigo!
PARE PRA PENSAR
A verdade verdadeira é tão difícil de aparecer quanto a mentira mais bem contada.
ALERTAS DO DIA
* Fim da exigência para que os candidatos a terem uma CNH, Carteira de Motorista frequentassem aulas teóricas e práticas antes do exame de habilitação. Sem dúvida, em determinados lugares muitas escolas não eram suficientemente sadias e até provocavam alunos mais incautos que acabavam por serem reprovados voltando para mais uma temporada na escola. Também a questão dos custos que eram bastante altos. Agora, o exame pode ser feito no próprio carro, o ensino pode ser oferecido por alguém cadastrado no Detran e tudo fica mais fácil e mais barato.
* Sempre escrevi e falei sobre a “independência do nordeste”, lógico que figurativamente, mas em termos sobretudo do turismo, quando entidade aglutinadora deveria ser recriada para lutar, em conjunto pelo desenvolvimento integrado da matéria. Agora vejo a criação efetiva do Consórcio e visando desenvolvimento global da região e o nosso governador como presidente do Consórcio Nordeste para 2026. Muito boa a iniciativa se os ciúmes não prevalecerem e a unidade for assegurada.
* Não importa mais como, nem quando, mas a história da Braskem continua mostrando facetas a cada dia mais diferentes uma das outras e os interessados ficam na verdade sem saber exatamente o que está acontecendo ou o que vai acontecer. Assim é a questão dos Flexais. Vai ser anexada aos locais atingidos pela violência das minerações? Ou não? Tudo isto, que está sendo monitorado precisa ser mais ainda buscando uma solução compatível para os moradores que precisam do amparo judicial. Nada de colocar soluções debaixo do tapete, tá?
* Bela iniciativa do Governo do Estado quando resolveu fazer uma modificação e restauração total do famoso Mercado do Jaraguá que abriga comerciantes variados, serviços, muita comida regional, enfim um espaço da comunidade mas também de grande atração turística, principalmente para aqueles que chegam a Maceió pelos navios que por aqui aportam. Com certeza, a obra que deve durar seis meses e também providenciou a realocação dos comerciantes deve mudar completamente aquele local, estimulando também a ocupação do famoso bairro.
POR AÍ AFORA
# Não sei se o Trump está ficando mais maluco ou se resolveu enfrentar outro doido de maneira bélica e astuciosa. Essa questão da Venezuela, com a desculpa de banir o narcotráfico ainda não me deixou convencido, mas mesmo em sendo verdadeira é um problema sério porque se ele resolve entrar em guerra naquela país vai acabar sobrando pólvora em países vizinhos, inclusive no nosso Brasil. O espaço aéreo da Venezuela já está fechado e onde vamos chegar...sei lá! Só sei que talvez seja mais amostragem do incógnito presidente americano.
# E, paralelamente, Donald Trump está se enchendo de amores pelo presidente Lula com declarações públicas de que gosta dele e etc, etc. Os traiçoeiros normalmente sabem agir e nada mais produtivo do que os elogios na hora certa. O que nós esperamos é que tudo isso funcione e que as tarifas exageradas contra nossos produtos caiam. Mas caiam todas e não uma ou outra. Afinal, quem gosta de uma pessoa precisa agradá-la bem para que haja reciprocidade.
# Agora que até parlamentares republicanos andam contrariados com algumas más-intenções de Donald Trump e seus bombardeios a barcos de "narcotraficantes" no mar do Caribe, Maduro se inspira na coragem de Lula, que não passou recibo do estardalhaço gerado pela direita bolsonarista depois do 'tarifaço' já enfraquecido, e disse não ao "dono do mundo", que deu ordem para o venezuelano deixar o governo e se abrigar no guarda- chuva da Casa Branca à guisa de "salvo-conduto".
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas





