Zenita Almeida
11ª Edição do Festival de Arte Mata Sul de Pernambuco
Com um show composto por uma equipe TOP de celebridades no mundo da música, A Usina de Arte está apresentando nos dias 5 e 7 deste mês de dezembro o seu 11ª Festival Arte na Usina, em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco região onde está localizada.
Com a programação totalmente Free, cantores como Adilson Ramos, Almério, Joyce Alane e Natcha Falcão, fazem parte da trilha sonora que estão se apresentando, incluindo outras apresentações de artistas da região para o público infantil. Também faz parte da programação uma missa na Capela de Santa Terezinha no dia da abertura do Evento. Esse evento vem se consolidando cada vez mais em cada uma de suas edições, passando a integrar o calendário cultural de Pernambuco.



Haverá, ainda, um espaço exclusivo no Mercado dos Arcos para a comercialização de artesanato de diferentes cidades pernambucanas. Além da programação do Festival, o público também poderá participar, durante o dia, de tours pelos espaços da Usina de Arte, incluindo o Parque Artístico-Botânico, com suas mais de 40 obras e instalações, e o Parque Industrial. A expectativa é que cerca de 12.000 pessoas circulem pelos espaços da Usina ao longo dos três dias de festival.
“Tradição e Renovação” foi o tema escolhido para esta edição, traduzindo na responsabilidade de que todos precisam não esquecer a história do passado, mas querendo também progredir para um sonho de futuro com outras oportunidades. Essa ideia está diretamente ligada ao propósito que a Usina de Arte vem promovendo e desenvolvendo na Mata Sul do Estado, num trabalho de conscientização em investimento na economia da região onde é possível desenvolver um turismo social e ambiental trazendo força para ascensão da economia local, numa região promissora.
De acordo com a presidente da Usina de Arte, Bruna Pessôa de Queiroz, esse olhar para a tradição e a renovação é amplo e não se restringe apenas à música, mas a todo o trabalho desenvolvido na Usina. “Quando começamos o projeto da Usina, nosso objetivo era transformar economicamente a região, e hoje, por meio da cultura e do turismo, existe um movimento efervescente de desenvolvimento, a economia gira, as pessoas têm mais oportunidades, sonhos mais ousados. Ver nossos jovens nas universidades, por exemplo, é motivo de muito orgulho", explica Bruna. “A nossa missão é aproximar cada vez mais a Usina dos jovens, que serão os adultos do futuro. Esse trabalho é feito dentro da própria instituição, abrindo possibilidades, promovendo novas experiências, ampliando horizontes e oportunidades.
Para a empresária Rosilda Vicente, que comanda o Restaurante e Pousada Mandacaru Abacate ao lado da filha Adelle Barbosa e do genro Luís Carlos Filho, o “Festival Arte na Usina” tem ampliado significativamente a visibilidade dos negócios da região, produzindo efeitos positivos que se estendem para além dos dias de programação. “O Festival desempenha um papel bastante relevante para a Mata Sul, sobretudo quando pensamos em crescimento cultural, social e econômico”. Para nós, empresários e comerciantes, é possível perceber o aumento na circulação de clientes, e esse movimento não se limita ao período do evento. Os efeitos se estendem - muitas pessoas passam a conhecer nossos estabelecimentos e voltam posteriormente, graças ao festival, que amplia nossa visibilidade. “Os visitantes costumam se impressionar com a diversidade cultural, a riqueza ambiental e a qualidade da gastronomia local. Além de impulsionar a economia, o evento também fortalece a autoestima da comunidade e melhora a maneira como os moradores reconhecem e valorizam o próprio território”, explica a empresária.
*Orientação para quem deseja Visitar a Usina de Arte*
A cerca de 150km do Marco Zero do Recife, o Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte é aberto à visitação do público, das 5h30 às 18h, e tem acesso gratuito. Saindo do Recife, os visitantes devem seguir pela BR 101 Sul, sentido Alagoas, até o centro da cidade de Xexéu. De lá, o público segue pela rodovia PE99, que começa em frente à Paróquia de São Sebastião, e leva até a Usina, situada no Km 10. Entre as opções de alimentação, estão os restaurantes Jardim Botânico, a Pizzaria Estação dos Sabores, Mandacaru Abacate, Ró Lanches, Restaurante Alquimia e Restaurante Capim de Cheiro.
Zenita Almeida
Sobre
Me chamo Zenita Almeida. Sou jornalista e além do curso de Comunicação Social tenho mais duas graduações e uma Pós. Sou avó de Sophia e Matheus, minhas paixões. Adoro escrever, sou Editora de um Caderno de Moda e tenho ainda meu próprio blog. Amo uma boa leitura, filmes, séries e entre outras coisas, um bom restaurante, cafeterias, viajar e a companhia da minha família. Aqui nesse espaço vou escrever além de moda, beleza, empreendedorismo e tudo mais que seja de interesse dos meus leitores. Então fica aqui comigo.



