Coluna Esplanada
Xerife paulista
A escolha do delegado da Polícia Civil Nico Gonçalves para secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo não poderia ter nome melhor no momento para o Governo Tarcísio de Freitas. Além de contrapeso no comando da pasta (Guilherme Derrite, de saída, é um PM), algo que prestigia as forças, Nico tem mais de 40 anos de atuação, chefiou diferentes e importantes departamentos, tem estilo conciliador e bom trânsito nas duas polícias, e lida bem com a imprensa há décadas. Derrite agora vai aproveitar o iminente recesso na Câmara dos Deputados para descansar, e se dedicará à sua pré-candidatura ao Senado a partir de fevereiro.
$alamaleque
O Senado aprovou o nome de Alfredo Cesar Martinho Leoni como novo embaixador brasileiro em Bagdá. O Brasil é o único país da América do Sul a manter embaixada no Iraque. De janeiro a junho deste ano, o volume de exportações do Brasil para o país do Oriente Médio cresceu 8,7%, alcançando US$ 733 milhões.
Mais seguros
Romero Rodrigues (PODE-PB) apresentou projeto de lei que cria o Programa Nacional de Confidencialidade de Endereço para Proteção de Vítimas de Violência e Perseguição, inspirado no modelo norte-americano Address Confidentiality Program, criado para proteger a localização de pessoas em situação de risco.
Racismo no trabalho
Dados do Oldiversity, da Croma Consultoria, apontam que 63% das pessoas pretas acreditam que as empresas discriminam na contratação. A proporção é alta, mas diminuiu em relação a 2023 (73%). Entre a população geral, 56% compartilham dessa visão. Já 58% das pessoas pretas entrevistadas sofreram algum tipo de racismo. E no trabalho, 34% delas dizem terem sido vítimas de discriminação.
Pet seguro
Ricardo Abrão (União-RJ) pediu ao Ministério da Saúde recursos financeiros para a implementação do programa “Patrulha Animal” no Estado do Rio, destinado à proteção, resgate, atendimento veterinário emergencial e monitoramento de animais domésticos e silvestres em situação de risco, abandono ou maus-tratos.
Do açougue
O futuro embaixador do Brasil na Namíbia, Pedro de Castro da Cunha e Menezes, já tem prioridade assim que assumir o cargo em Windhoek: restabelecer as exportações de carne do Rio Grande do Sul, suspensas por conta de um foco da doença de Newcastle, em julho de 2024. Quatro grandes frigoríficos exportam para o país, e houve queda de 49% nas vendes neste período.
ESPLANADEIRA
#Go Enablers e Zaia realizam o Agentic Summit dia 8/12, na FAAP em SP. #Grupo Viamar inaugura dia 9/12 sua 27ª loja em SBC e inclui a Kia no portfólio. #Instituto Vivarte comemora 7 anos e sede na Gávea, Zona Sul do Rio. #Better World Report 2025, da MillerKnoll, enfatiza o impacto nos pilares Planeta, Pessoas e Comunidade. #Cidadania4U faz parceria com cooperativa e prefeitos italianos para reconectar 1 mi de ítalo-descendentes até 2030. #Fullface participou do Secure Finance 2025.
Coluna Esplanada
Sobre
A Coluna Esplanada foi lançada em Dezembro de 2011 com o objetivo de levar aos jornais das capitais e do interior as notícias mais relevantes do Legislativo, Judiciário e Executivo, além do Mercado.
Sobre o autor:
Leandro Mazzini, começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos.
Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG.
Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 54 jornais de 25 capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Conta com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo. É também comentarista das rádios ‘Super TUPI’, do Rio, e 'Muriaé' FM. Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Ariston Camilo.




