Bartpapo com Geraldo Câmara

O PODER DA PALAVRA

Bartpapo com Geraldo Câmara 28 de novembro de 2025

O português é uma língua fantástica, cheia de sobressaltos, repleta de armadilhas e quem não a conhece bem, sem dúvida, cai nos seus traiçoeiros percalços. Mas, vamos ao título deste artigo que diz “O poder da Palavra”. Numa simples inversão, se escrevêssemos “A palavra do Poder” todo sentido do que desejávamos dizer estaria mudado em questão de segundos. Nada a ver com semântica, no entanto porque na verdade queremos deixar claro que o poder da palavra é altamente significativo e se estende por todas as oportunidades que tenhamos na vida de usá-la como poderosa arma de consentimento, de conexão e de poder consentido. Já na palavra do poder, a submissão fica arraigada, o comprometimento é total e as pessoas até se deixam escravizar por quem a tem.

Tive a oportunidade por três vezes de ser paraninfo de uma turma de oratória do competente Instituto Carlos Conce e a cada palavra que ouvia dos formandos me convencia de que a mutação do ser humano pode estar, sim, no uso correto da palavra, mas também no seu uso não muito dedicado ao bem. O estudo da oratória, da persuasão, da maneira mágica do falar precisa ser acompanhado sempre de um assessoramento quase subliminar da personalidade daquele que vai utilizá-la e como vai em todos os momentos da vida. Grandes líderes para o bem usaram a palavra para deixarem suas mensagens de paz e de amor e Luther King foi um deles. Em contrapartida Hitler, com o uso da palavra foi o carnificeiro maior da humanidade no século XX.

Estamos entrando, ou melhor, já entramos no período de campanha eleitoral onde, sem dúvida, a palavra terá um peso fantástico para que o povo tenha um melhor conhecimento dos candidatos que irão se apresentar em público, em horários gratuitos da TV, em reuniões fechadas e etc, etc, etc. É aí que mora o perigo quando a palavra for bem usada para convencer o eleitor de intenções, de propósitos e de propostas que não serão cumpridos, já que fica difícil às vezes discernir entre a verdade e a mentira. É onde deve entrar a pesquisa, a peneira, a vontade de saber quem é o portador que está ali dizendo que vai fazer, acontecer, tudo o que você tanto quer para a sua cidade para o seu país. Pesquisar é o caminho. Ser mais inteligente do que o mentiroso leva você a uma verdade absolutamente importante para o seu próprio futuro.

Mas no entanto, o exercício do ouvir, do ler, do pesquisar sempre haverá de levar o leitor a possibilidade de análise, de saber como distinguir o que é bom de ser ouvido e o que não é. O exercício da oitiva é fantástico. Mas ouvir inteligentemente analisando cada palavra, sabendo que quem fala transmite o que pensa e tende a entrar no mais recôndito do seu cérebro.

Voltando ao curso de oratória que paraninfei, enquanto esperava a minha vez de falar admirava cada um dos formandos que subia ao púlpito para mostrar seu aprendizado, seu aproveitamento. E verificava que ali existiam pessoas de experiências diferentes, mas todas conscientes de que a palavra pensada e bem concatenada passaria a fazer parte do seu contexto de vida, o tiraria da solidão verbal para uma postura muito mais dinâmica, social e profissional. E é quando os sonhos vão sendo adquiridos e traduzidos por um poder que todos podem ter e utilizar de maneira positiva e socialmente condizente.

A palavra é forte. A palavra é a arma dos inteligentes, dos que não adotam o fogo, mas o cérebro. A palavra é o caminho que leva ao sucesso, que traduz seus pensamentos, suas ideias, tudo aquilo que se tinha guardado, humildemente, medrosamente. A palavra tem poder, sim. De transformação, de conquista. De saber.

FOTONOTAS

CÍCERO ALMEIDA – Tenho nada a ver de que ele não seja mais prefeito, vereador ou o que seja. Gosto muito dele e acabou. Cícero é uma figura que precisaria estar mais ocupado com gente, mais ligado nos problemas desta nossa cidade e mais em contato com o povo que sempre gostou dele. Uma figura ímpar, talvez injustiçado e sobretudo boa. De bons sentimentos, Cícero não esquece os amigos e o tempo nada quer dizer para ele quando se trata de amigos. Na verdade, o eleitorado não foi justo, mas é um processo do qual o político está sujeito. Um abraço, amigo!

PAULO DANTAS – O nosso governador tem algumas características interessantes e uma delas é, em determinados casos trabalhar em silêncio e na hora certa colocar a notícia que quer dar e que beneficie as pessoas. Foi assim agora, quando manifestou a sua decisão de pagar três salários dentro do mesmo mês. Novembro, dezembro e o décimo salário. Não posso deixar de felicitá-lo, Paulo Dantas, porque senti no meio de muita gente, a alegria e a satisfação pelo seu ato. Claro que problemas existem, mas a manifestação da importância para com os que o ajudam a cumprir suas metas foi super importante. Um abraço.

PARE PRA PENSAR

Thomaz Edson não foi um iluminado. Foi um iluminador. Criou a lâmpada e o mundo ficou às claras.

ALERTAS DO DIA

* Eleição, política de um modo geral é sempre uma caixinha de surpresas a qual os mais mágicos costumam tentar abrir e mostrar o conteúdo rapidamente. Mas, às vezes o que é rápido nem sempre é o que acontece no momento final. Especulações são as mais incríveis e divertidas. Uma delas, bem atual é a que suscita a pergunta de todos para o governador Paulo Dantas: Se ele vai concorrer a algum cargo eletivo e portanto, deixando o governo em abril ou se ele vai cumprir o mandato até o fim e depender de acordos para, quem sabe, alguma posição efetiva. Incógnita!!!

* São muitos cargos importantes que ficarão à disposição do eleitorado em 2026. Deputados, governador, senadores (são duas vagas) e disputas acirradíssimas que vão transformar Alagoas num campo de batalhas, espero que saudáveis, das mais intensas. Para governador, claro que, em as duas partes até agora colocadas permanecendo na disposição, a “cobra vai fumar” como se dizia na Segunda guerra Mundial. Para deputados, campo aberto e muito soldado em campo. Mas para senador, com a oportunidade de duas vagas, muita água vai rolar por baixo dos muros. Hein?

* Uma coisa que mexe com o povo deste estado é envolvimento com qualquer tipo de assunto, onde o estado ou município estejam envolvidos. E aí, estamos acompanhando essa questão do Banco Master, um golpe e tanto e que, ainda que desavisadamente e sem intenção acabou provocando um problema para o IPREV, de Maceió que investiu no banco e ainda não sabe como vai ser o ressarcimento de mais de cem milhões de reais. Enfim, as coisas feitas com particulares precisam de muito mais atenção do que se pensa.

* A mescla de empresária e apresentadora de televisão, Danielle Santoro que, aliás, apresenta há muitos anos o programa de TV, “Alagoas em Pauta” na TV Cidadã, foi agraciada esta semana com o título de “Cidadã Honorária de Maceió”, uma honraria proposta pelo vereador Samyr Malta e que, sem dúvida fez justiça à Dani, esforçada no jornalismo e no “marketing” e sempre companheira do marido, o Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro. Unidos familiarmente e em rumos diferentes na vida profissional, uma união perfeita. Parabéns, Dani!

POR AÍ AFORA

# A repercussão da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro no mundo inteiro foi a pior possível com a negativação feita por jornais e TVs. Aliás, já temos uma estatística bastante desagradável quanto a este assunto porque Bolsonaro é o quarto ex-presidente a ser preso em menos de 20 anos. Michel Temer, por menos tempo, cerca de 2 meses, Lula que ficou preso por 1 ano e 5 meses, o ex-presidente Color que está cumprindo a pena domiciliar no momento e agora, Bolsonaro. Aqui pra nós, isto é péssimo para a imagem do Brasil, além mares.

# Pesquisas recentes mostram que os americanos estão cada vez mais insatisfeitos com a forma que Donald Trump tem conduzindo a presidência dos Estados Unidos. O mandatário está em terreno instável em várias áreas-chaves. Em um levantamento da Fox News, realizado entre os dias 14 e 15 de novembro, constatou-se que 76% dos 1.001 eleitores entrevistados avaliaram Trump negativamente em relação à economia. Pesquisas recentes mostram que os americanos estão cada vez mais insatisfeitos com a forma que Donald Trump tem conduzido a presidência dos Estados Unidos. O mandatário está em terreno instável em várias áreas-chaves.

# A União Europeia está se preparando para uma eventual guerra contra a Rússia e toma as medidas dispendiosas, entre as quais, o aumento dos orçamentos militares, equipamentos dos exércitos e a retomada do serviço militar obrigatório, além de outras. Nos últimos tempos, os líderes europeus estão cada vez mais preocupados com uma possível guerra com a Rússia e fazem previsões estranhas sobre a data do início dessa guerra inventada. 

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399