Sérgio Toledo
Carros elétricos
Carro elétrico é um veículo que utiliza um motor elétrico movido por energia elétrica armazenada em baterias recarregáveis.
Existem os 100% elétricos, os híbridos e os movidos a célula de combustível de hidrogênio.
Silenciosos. Econômicos. Descontos. Menor poluição. Estabilidade.
Autonomia. Recarga. Investimento. Troca das baterias. Peso.
Atualmente são usados nas cidades.
Para uma recarga segura e econômica o proprietário precisa instalar placas solares em casa e fazer a recarga em local aberto e ventilado para evitar combustão.
Nos prédios antigos e no subsolo dos mesmos o perigo é muito grande! Instalar tomada de recarga em pilastras de sustentação do prédio danifica a estrutura metálica e de cimento gerando corrosão e possível desabamento do prédio a longo prazo.
Continuando nos prédios: necessita que seja colocado totem; distância entre os outros veículos com separação corta fogo; chuveiros corta fogo; ventilação canalizada para evitar possível incêndio; ao invés de subsolo colocar o totem de recarga no pilotes onde o corpo de bombeiros possa acessar facilmente o veículo em caso de incêndio.
Os carros elétricos incendiando só será diminuída sua combustão com água, espuma e pó químico e nada é a mesma coisa.
O incêndio de um veículo elétrico demanda 1.500 graus centígrados. As pilastras dos prédios no Brasil aceitam até 600 graus centígrados, o que vai abalar a estrutura de sustentação dos mesmos. Além de emanar substâncias tóxicas necessitando de máscaras protetoras especiais para o bombeiros.
Recentemente um veículo da montadora Suíça Volvo "pegou fogo", na própria concessionária na Avenida Fernandes Lima, no bairro da Gruta de Lourdes. O corpo de bombeiros militar teve que atuar.
Muito pesados, gastando mais energia para deslocamento. Para ter uma ideia, um Kwid-E pesa mais 150kgs que um Kwid a combustão.
Entre 8 a 10 anos vamos ter alguns problemas com os carros elétricos: a troca das baterias atualmente custa entre R $40.000,00 e R$50.000,00 sim quarenta mil e cinquenta mil reais. Temo que alguns carros serão descartados pois não serão vendidos ou seus proprietários irão optar por carros novos.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.




