Sérgio Toledo
Acidentes com motos
O que é uma motocicleta? Veículo motorizado, maior e mais pesado que uma bicicleta, mas semelhante a esta por possuir duas rodas. Transporta mais uma pessoa além do motociclista. Dicionário de Oxford.
Para o CTB (código de trânsito brasileiro) os motociclistas devem usar capacete com viseira etc. corredor entre os veículos é permitido desde com cautela e velocidade compatível com a segurança.
Os acidentes com motos acontecem devido a falta de fiscalização das autoridades governamentais em seus três níveis. Devido a irresponsabilidade dos condutores, como também a diminuta fiscalização e multa quando as infrações são praticadas.
As motos ou motocicletas, ao serem vendidas, independente da cilindrada, deveriam estar acompanhadas de dois capacetes. Novas ou usadas.
Na grande maioria, com honrosas exceções, os motoqueiros não respeitam as leis de trânsito por hipótese alguma. É só seguir um deles, nas ruas ou estradas. Os motociclistas, em geral, respeitam as leis de trânsito.
Trafegar em altíssima velocidade: parecem que vão tirar alguém da força! Sempre estão apressados e não querem saber de quem está ao seu lado.
Ultrapassam pela direita ou esquerda ao seu prazer. Leis não existem!
Trafegar na contra mão também é lei para os motoqueiros!
Subir nas calçadas, fazendo inclusive ultrapassagens.
Sinal vermelho não representa nada para os motoqueiros. Sempre estão "furando" e sempre em alta velocidade.
Mudam de faixa sem avisar, sempre. Ou ligam a sinaleira, o pisca, para a direita e entram para a esquerda!
O chamado "ponto cego" para eles não existe ou não sabem o que representa. Se colocar sempre visível a um dos três espelhos retrovisores dos autos de passeio ou de passageiro ou de carga, é coisa impossível para eles.
A lâmpada dianteira numa grande proporção não é acesa.
Acredito que a fiscalização dos poderes nos seus três níveis desde a compra, passando pela retirada do documento de conduzir, multando e ensinando aos multados, diminuiria substancialmente os acidentes com esse meio de locomoção e trabalho.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.





