Bartpapo com Geraldo Câmara

NORDESTE. É PRA PENSAR!

Bartpapo com Geraldo Câmara 14 de novembro de 2025

Pensar Nordeste é uma arte a que os que têm acesso a informações se extasiam e ficam com vontade de lembrar daquela famosa canção, interpretada por Elba Ramalho e outros e que diz, “se o nordeste se tornar independente”. Isso não é apenas um sonho se pensarmos que somos o que somos mas ainda não somos o que queremos ou o que podemos ser. E isto, porque, sem querer acusar nada nem ninguém, ainda somos olhados como a região da seca, a região que precisa do sul, que não tem o que os de lá têm e por aí vai criando até uma espécie de preconceito contra o nordestino.

Fico muito à vontade para falar porque, ainda que carioca criado com tapioca, neto de nordestinos mas nascido no Rio de Janeiro trago dentro do peito há quarenta anos os hábitos e as vivências nordestinas como um grande desafio. Berrando para os quatro cantos a riqueza dessa região que precisa ir sendo ainda descoberta para mostrar ao resto do país que a letra da canção estava certa

Tudo isto que escrevi acima foi para chamar a atenção de candidatos à presidência da república para essa joia rara que é o nordeste brasileiro e que precisa ouvir de seus discursos, não a promessa, mas a certeza de que teremos um tratamento digno, de que teremos um olho governamental desenvolvimentista e de que juntos, os nove estados do nordeste, poderemos contribuir de forma decisiva para o PIB nacional.

Não somos indústria de seca, nem somos “caatingueiros”. Somos um povo sábio que busca o desenvolvimento com sabedoria, mas que precisa ser olhado pelo resto do país como parte integrante do processo desenvolvimentista nacional. Vejam, por exemplo, o nordeste turismo recebendo visitantes de todo o país que ficam “abestalhados” com nossa riqueza natural, com nossa beleza cultural e sempre nos compara ao Caribe porque nossas águas azuis enchem os olhos e a sua temperatura sensibiliza nos corpos. O maior marco de desenvolvimento econômico do nordeste é o turismo que, se incentivado, se recebendo investimentos mais concretos em infraestrutura, em saneamento, em capacitação, sem dúvida dará um banho no comparativo ao Caribe e se tornará uma das maiores potências do mundo no setor.

Precisamos de duas coisas: uma, a conscientização nacional do que dissemos acima. Outra, a compreensão total entre os nove estados nordestinos para que juntos façam parte de uma revolução desenvolvimentista, sem ciúmes tolos, sem concorrências inócuas. Algo tão poderoso que chegue a criar uma espécie de ministério do nordeste para fins de evolução da indústria turística integrada. E aí, além do incremento ao turismo interno, uma enorme força para o turismo externo que vai levando à frente os melhores resultados.

Vejam vocês que, com algumas exceções as pessoas dizem que querem ir ao Caribe, mas não ficam se referindo a este ou aquele lugar do Caribe, mas à região como um todo. É exatamente isto que precisa acontecer com o nordeste brasileiro. A total integração de corpos e de espíritos. Um planejamento estratégico de alto bordo a ser assumido pelo governo federal e por todos os governos dos nove estados nordestinos.

Dessa forma, a coisa anda e o nordeste vai enfrentando o progresso do sistema também com a rede de indústrias e de comércios voltados para o setor que beneficiam turistas, mas sobretudo o local, encontrando um caminho sem volta com um espetacular desenvolvimento da cadeia produtiva que vai muito além de hotéis, restaurantes e diversões. Muito além da imaginação, mas com pés no chão se houver o que tanto clamamos: união. Com união encontramos a famosa independência da canção e sem politicagens “o nordeste se torna independente”.

FOTONOTAS

ODILON RIOS – Sempre gostei e apreciei também o trabalho de meu amigo Odilon. Um jornalista sagaz, competente e, sobretudo curioso. Está sempre atento a tudo o que acontece ao redor e muito além das notas esclarecedoras, seus comentários são absolutamente importantes para o leitor. Seu livro – já li e absorvi – “Alagoas, ditadura, subversivos, heranças” está dizendo para o que veio. Por outro lado, seu espírito atencioso para com as pessoas que o conhecem merece aplausos e agradecimentos constantes. Um cavalheiro na acepção da palavra que com sua simpatia cativa a todos. Além de sua apreciada atenção com a esposa Ana Laurindo, também escritora.

NIEDJA KASPARY – Autoridade é respeito para como próximo e sabendo se fazer respeitar pela integridade, eficiência e amor pelo que faz. Este é mais ou menos o retrato da Procuradora da República, Niedja Kaspary. Um nome que que mostra todos esses predicados e mais alguns e que exerce o seu trabalho de maneira fantástica, exigindo o que é justo e não deixando para depois o que pode fazer hoje. Atualmente engajada em uma ação que prevê o ordenamento da orla de Maceió, Niedja está entregue de corpo e alma a esta missão que vai privilegiar os nossos moradores. Abração, amiga.

PARE PRA PENSAR

“Quem sabe, sabe. Quem não sabe se sacode”. Ôxe! Vá aprender porque só sacudindo não aprende nada.

ALERTAS DO DIA

* Planos e conversas, discussões as mais variadas, mais de 200 países juntos, este é o retrato da COP 30 que está sendo realizada em Belém do Pará. Muita badalação, muita conversa e dinheiro prometidos, mas, como disse o próprio presidente Lula, o problema é sair das discussões e ir para a prática. O aquecimento global não espera e enquanto se conversa demais ele vai aumentando dia dia, ano a ano. Na verdade, o número está mostrando que já estamos na trigésima COP e muito pouca coisa prática aconteceu de lá para cá. É preciso garra, investimento e ação.

* Enquanto isso, o país mais poluidor do mundo, o que mais joga gás carbônico na atmosfera e estamos falando dos Estados Unidos, não está presente a essa COP, através de seu presidente Donad Trump e que nem mandou representantes do governo. Paralelamente, vários prefeitos americanos estão lá discutindo e participando. Realmente não dá para entender o que este pseudo imperador do mundo pretende com tanta arrogância, aliás em vários em vários assuntos de interesse mundial. Quando o país dele começar a sentir os efeitos de suas atitudes, quero ver como fica.

* A participação em assunto tão grave como este que, em alguns anos pode começar a virar tragédia global é de importância vital para todos nós. Haja vista que o governador Paulo Dantas arregaçou as mangas e juntamente com a delegação nordestina embarcou para Belém, inclusive para mostrar que aqui estamos preocupados e, de certa forma, agindo para que os efeitos do clima nos sejam menos agressivos. Estamos trabalhando nossos biomas, criando perspectivas cada vez maiores com energia limpa e fazendo a nossa parte no projeto global. É a história da formiguinha. Todos precisam trabalhar. E muito. Parabéns ao nosso governador.

* Mudando de assunto, fico horrorizado em ver e ouvir que ainda tem gente que chega a defender os traficantes nas favelas por acharem que eles são substitutos do governo em determinadas ações, cumprindo o que chamam de governo paralelo. Paralelo em atitudes desastrosas, em cooptação de meninos e jovens para a prática do crime e por aí vai. Gente, há que se pensar e os governos reais mais ainda, provocando os traficantes e os tirando da zona de conforto para as cadeias do país.

POR AÍ AFORA

# O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, leu uma mensagem do papa Leão XIV na Cúpula do Clima de Belém, reunião de líderes mundiais que antecedeu a COP30, na qual destaca que o cuidado com a natureza é uma prerrogativa para cultivar a paz e critica o "egoísmo coletivo". O "primeiro-ministro" da Santa Sé representou o pontífice americano, que vem dando sequência ao ativismo ecológico que marcou a gestão do finado papa Francisco no comando da Igreja Católica.

# Em um ato que configura extrapolação total de competências constitucionais, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro conduz uma ofensiva diplomática paralela junto ao governo Donald Trump para que o Departamento de Estado classifique o Comando Vermelho como organização narcoterrorista. A iniciativa, que ignora completamente o Ministério das Relações Exteriores e a Polícia Federal, únicos canais legítimos para tratar de segurança transnacional, pode abrir brecha para sanções unilaterais contra instituições brasileiras. (JB)

# Os democratas venceram uma série de disputas nesta terça-feira (4) nas primeiras grandes eleições desde que Donald Trump recuperou a presidência, elevando uma nova geração de líderes e dando ao partido sitiado uma injeção de impulso antes das eleições parlamentares do ano que vem. Na cidade de Nova York, Zohran Mamdani, um socialista de 34 anos, venceu a corrida para prefeito, coroando uma ascensão meteórica e improvável de um legislador estadual anônimo a uma das figuras democratas mais visíveis do país. Se cuide Trump!

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399