T+ Claudio Bulgarelli

Secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo de Tanque d’Arca Helvio Peixoto será premiado com o 9º Oscar Alagoano

9o OSCAR ALAGOANO

T+ Claudio Bulgarelli 08 de novembro de 2025


Helvio Pimentel Peixoto, natural de Maceió, empresário e profundo conhecedor das tradições alagoanas, que assumiu o desafio de conduzir quatro pastas estratégicas em Tanque d’Arca — Esportes, Cultura, Lazer e Turismo — imprimindo nelas dinamismo, inovação e um compromisso permanente com o desenvolvimento humano e territorial do município serrano, será merecidamente premiado por essa expertise no 9º Oscar Alagoano, no dia 22 de dezembro, no Centro de Inovação do Jaraguá, na promoção de Claudio Bulgarelli Comunicação, com apoio da TV Tribuna Hoje, Coopaiba e Secti.
À frente da Cultura, Helvio tem promovido um verdadeiro movimento de resgate, fortalecimento e celebração da identidade tanquedarquense. Trouxe de volta manifestações como o pastoril, a dança cigana, tradições históricas e expressões artísticas que estavam adormecidas.
Sob sua gestão, artesãos e artesãs passaram a encontrar espaço, incentivo e visibilidade para o bordado, a renda, o macramê, a arte em couro, barro e madeira — manifestações que agora começam a ocupar o lugar de destaque que merecem.
Seu olhar estratégico para a formação cultural resultou em parcerias importantes com a iniciativa privada, permitindo o crescimento do Projeto de Flautas, que caminha para a criação de uma futura filarmônica municipal, estruturada em sala própria e com acompanhamento técnico.
Outra iniciativa de grande impacto é o encaminhamento junto ao IPHAN para transformar a centenária Igreja de São Sebastião — patrimônio afetivo da comunidade e edificação histórica cuidada pela família de Audálio Dantas — em um museu em homenagem ao jornalista, escritor e único brasileiro a receber o Prêmio de Direitos Humanos da ONU, reafirmando o valor da memória e dos símbolos culturais tanquedarquenses.

Esportes: inclusão, talento e cidadania
No campo esportivo, Helvio fortaleceu o trabalho social desenvolvido no único campo de várzea do município, apoiando a escolinha “Flor de Tanque d’Arca”, liderada por Manuel Sebasto, o querido Nego do Sebasto. O projeto tem retirado crianças da vulnerabilidade, afastando-as das drogas e despertando talentos, como foi o jovem Yuri Vasconcelos, que em solo americano jogando fora, um carro desgovernado ceifou sua vida. Temos Kaká e Fabiana, já revelados pelo olhar dedicado desse tutor comunitário.

Turismo: Tanque d’Arca no mapa nacional
A visão turística de Helvio elevou Tanque d’Arca a novos patamares. Ele estruturou o projeto da Tríplice Divisa, que une Tanque d’Arca, Mar Vermelho e Maribondo, valorizando o ecossistema das nascentes que alimentam o Rio São Miguel. O consórcio, sob liderança dos três prefeitos e da Instância Serras e Quilombos, posiciona a região como polo de turismo ecológico, gerando emprego, renda e oportunidades para toda a população.
Helvio também colocou Tanque d’Arca no ranking mundial do voo livre, destacando a Rampa do Cruzeiro como a 21ª rampa com maior potencial para quebra de recordes. Dela, o campeão mundial realizou o primeiro voo cross country, pousando em Xoroxó (BA) após 308 km, estabelecendo um novo recorde alagoano.

Desenvolvimento e inovação: gestão moderna e colaborativa
No segundo ano à frente das pastas, Helvio trouxe ao município, em parceria com o SEBRAE, a Sala do Empreendedor, o PAV – Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal e aguarda a implantação do Ponto de Atendimento Avançado do Detran/AL. Esses avanços aproximam serviços essenciais da população e fortalecem o ambiente de negócios, impulsionando a economia local.
A atuação de Helvio Peixoto como Secretário representa um marco na história recente de Tanque d’Arca. Seu trabalho técnico, integrado e inovador, apoiado pela gestão municipal e pelas demais secretarias. Com visão estratégica e compromisso com o bem coletivo, Helvio tem contribuído para colocar Tanque d’Arca em evidência, dentro e fora de Alagoas, consolidando um legado de transformação, pertencimento e progresso.