Bartpapo com Geraldo Câmara
O FUTEBOL DA VIDA
A vida é como o futebol. A gente cai, levanta, perde e leva gol mas nem quer pensar no apito final. Quando nascemos, ainda que deitados, nossas pernas já se balançam no ar à procura talvez de uma prematura bola para que comecemos o difícil jogo da vida.
Viver é uma sequência de “dribles” que vamos treinando desde o início, aprendendo que em nossos campos nem tudo são flores e que é preciso passar por tropeços, muitos tombos, alguns maiores, outros menores, mas exatamente aquelas quedas que nos fortalecem, que nos dão musculatura para enfrentar todos os tipos de jogos no decorrer do tempo.
Quem gosta de futebol sabe que os jogadores não nascem campeões. Pelo contrário, por mais campeões que sejam em suas jogadas nem sempre são aceitos. Por mais competência que tenham nem sempre são vistos pelos olheiros, aqueles que os cercam para saber se serão úteis ou não na vida e por mais competência que tenham nem sempre serão os escolhidos. Assim como na vida, os jogadores também precisam do fator sorte aliado ao esforço permanente para que o jogo continue e ele dentro de campo, porém refém das vitórias que conquista. Não pode titubear, não pode praticamente errar, não tem o direito de deixar as coisas acontecerem por nada à sua volta.
Quantas vezes, sem sermos os jogadores de futebol nos deparamos com nossos juízes, com nossos algozes, ouvimos o apito que nos tira de campo, que nos deixa a mercê de outros quando na realidade nós é que devemos nos comandar, orientar nossas vidas com o que aprendemos, com o que absorvemos para que possamos ir devagarinho chegando perto do gol que tanto ambicionamos.
A vida é esse campo eterno de futebol. Estamos entre o início e o fim demarcados entre as quatro linhas do mundo. Um mundo que tem as belezas de bons ataques ou as feiuras das grandes faltas. Se soubermos vestir nossas camisas poderemos transitar por este enorme campo buscando as melhores estratégias para avançarmos comedida ou rapidamente em direção ao gol que tanto almejamos. Para isso é preciso que conheçamos as estratégias deste jogo, que identifiquemos os adversários, que entendamos todos os caminhos que vão surgindo pela frente, mas sobretudo saibamos encontrar que caminhos melhores e verdadeiros serão estes.
No futebol nada é fácil. Não é fácil se habilitar, se capacitar, treinar. Não é fácil saber se controlar, estabelecer regras para si próprio e traçar metas para ultrapassar barreiras as mais diversas e que normalmente são absolutamente imprevisíveis. Então, é preciso prevenir, arquitetar, planejar e partir sem medos e angústias em direção ao topo da vitória. Na vida, vejam os leitores, tudo parece bem igual ou bem parecido. As surpresas existem; as quebras nos caminhos, as quedas, também. Nem sempre é possível uma prevenção acertada porque o imponderável existe e acaba por tirar o jogador de campo. Do campo do futebol e do campo da vida.
Apesar de todos os cuidados, de todo o planejamento feito, o imponderável tem que fazer parte dele. Não se pode planejar e jogar com todas as certezas do mundo. Não se deve jogar exclusivamente para o aplauso de nossas torcidas, mas para a conquista de outras também.
E aí fica a grande pergunta: Ganhar sempre? Impossível. Perder sempre? Impossível também. Que jogo deveremos jogar? O jogo da verdade, da consciência, do dever cumprido? É preciso que, como no futebol tenhamos sobretudo determinação. Sabermos que estamos aqui cumprindo uma meta que pode ou não ser alcançada, mas que deve ser traçada e delineada com todas as estratégias para nos levarem ao gol. Ou não. A vida dirá. Como no futebol. Podemos empatar, ganhar e até perder. Quem sabe? Até que chegue o apito final.
       
FOTONOTAS 

RICARDO SCAVUZZI E VÂNIA PAIVA – Um casal de primeira linha que hoje está passeando pela romântica e religiosa Itália. Os dois obtiveram lugar especial para que vissem bem de perto o Papa Leão XIV e assim o fizeram. Ele empresário em vários segmentos, ela também empresária e ex-prefeita de Rio Largo, Ambos de uma simpatia incrível e nos vemos quase toda a semana porquanto nos negócios deles está também o famoso Restaurante Filé do Zezé, onde gravamos o Bartpapo com Geraldo Câmara. Que o casal chegue de volta com todas bênçãos de Sua Santidade.

LUCY MÔNICA – Pense numa delegada de primeira qualidade, que sabe onde tem o nariz e dá todo o seu esforço para que a função que exerce seja sempre bem posta. Lucy é uma figura notável, estudiosa, interessada no que faz e além de tudo maneja uma empatia grande com todos os que a cercam. Eu a conheço de muitos anos e sempre a soube correta, amiga de seus pares e cumpridora total de seus compromissos. Numa profissão difícil, sem dúvida alguma, sobretudo para as mulheres, Lucy sabe dividir muito bem com a casa e com o simpático marido.
PARE PRA PENSAR
Dizem que uma das missões mais difíceis é assumir seus próprios erros. Mas quando se consegue o resultado é fantástico.
ALERTAS DO DIA
* Li em algum lugar, leio tudo o que posso que o prefeito JHC estaria pensando em não enfrentar o Ministro Renan Filho na disputa para o governo do estado. E, ocm isso várias opções teriam surgido mexendo com sua jovem cabeça. Já pensou em disputar uma vaga para o Senado, dentre outras coisas, mas a que mais me causou espécie foi a de que estaria negociando uma possibilidade de ser nomeado Ministro do Tribuna de Contas de União. Não me parece ser o perfil deste jovem ambicioso e que gosta de mostrar obras de pedra e cal. Enfim!
* O Brasil precisa andar. E andar a passos largos e não de tartaruga. O que acontece também é que as discussões de ordem política e que envolvem dois nítidos lados deste país também acabam trabalhando contra o desenvolvimento. As coisas emperram, os dois lados se degladiam, ninguém sabe mais o que fazer para evitar atritos maiores e até brigas familiares. O fato é que, o ano que vem com eleições tudo vai pegar fogo. As duas pressões vão acontecer e tomara que não hajam colisões maiores.
* Acho gozado esse pessoal ainda não acreditar que a Braskem, desde que parou suas atividades de fabricação sódio e cloro vai para suas atividades quase que ou totalmente ali na planta do Pontal. Afinal de contas, vamos e venhamos, ainda que com justiça não há quem aguente colocar tantos recursos para dirimir suas culpas no processo de afundamento de solo em Maceió. É claro que o desejado é que nada disso estivesse acontecendo porque o governo também deixa de ter uma renda fabulosa em impostos. Mas, fazer o que?
* As coisas estão andando e acredito que assim seja, independente do nosso Bartpapo que já tem 33 anos no ar e é apresentado aos sábados pela Band, estaremos estreando um novo programa, desta feita na TV Cidadã, canal 35.2. O programa vai se chamar “Sempre à Vontade” e, lógico no meu sistema de receber descontraidamente as pessoas, com tratamento e trajes informais para que o público fique sempre receptivo. Deverá ir ao ar semanalmente, possivelmente às segundas-feiras e com as reprises diárias que são parte do esquema daquela emissora. Conto com meu público
POR AÍ AFORA
# O presidente russo, Vladimir Putin, desafiou, nesta quarta-feira, 29, as advertências de Donald Trump, ao anunciar o teste com um drone submarino com capacidade nuclear, poucos dias após ter informado o teste com um míssil criticado por seu par americano. No último domingo, o presidente russo tinha comemorado o teste final bem-sucedido com um míssil de cruzeiro de propulsão nuclear Burevestnik, de “alcance ilimitado” e capaz, segundo ele, de escapar de praticamente todos os sistemas de interceptação.
# O Exército israelense anunciou nesta quarta-feira (29) que está restabelecendo o cessar-fogo na Faixa de Gaza, "após uma série de ataques que atingiram dezenas de alvos terroristas". "De acordo com orientação do governo, após uma série de ataques que atingiram dezenas de alvos e neutralizaram terroristas em resposta às violações do Hamas, o Exército retomou a aplicação do cessar-fogo", diz comunicado dos militares israelenses.
# O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, manifestou profunda preocupação com o número de vítimas da Operação Contenção, deflagrada nesta terça-feira (28) nas favelas da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. Segundo o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, Guterres pediu uma investigação imediata e a garantia de que qualquer ação policial siga as normas internacionais de direitos humanos.
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
 
                                Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas
 
                





