Edmilson Teixeira

Apertados

Edmilson Teixeira 24 de outubro de 2025

No mês passado Alagoas registrou 310.967 dívidas negativadas, somando R$ 931.809.534, conforme levantamento da Serasa Experian. O Estado contabilizou 70.689 empresas inadimplentes no período. A Bahia se destacou com o maior volume absoluto (353.652), seguida por Pernambuco (221.433) e Ceará (191.488). Alagoas apresentou a maior taxa de inadimplência proporcional do país.

Literatura

Na segunda-feira da próxima semana, dia 27, a deputada federal Jandira Feghali (PC do B/RJ) lançará em Maceió, às 19h, no Theatro Homerinho, o livro Cultura é Poder. O evento será gratuito e aberto ao público, com acesso sujeito à capacidade do local e à ordem de chegada.

Desenvolvimento


Na obra, Jandira Feghali apresenta uma visão abrangente da cultura brasileira, explorando suas dimensões antropológica, política e econômica. A partir de sua experiência como deputada federal e ex-Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, a autora mostra como uma gestão democrática e inclusiva da vida cultural pode se transformar em um instrumento potente de mudança social e desenvolvimento econômico.

Reforço de campanha


O combate e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero ganham um reforço em Alagoas com a chegada de uma das carretas do programa federal "Agora Tem Especialistas". O início dos atendimentos na unidade móvel será anunciado nesta sexta-feira (24), às 10h, em Arapiraca.

Presença


A solenidade de lançamento contará com a presença do superintendente do Ministério da Saúde em Alagoas, Carlos Humberto Casado de Lira, e será realizada no estacionamento do Hospital do Amor, local onde a carreta está instalada.

Conteúdo


A unidade móvel, que faz parte das ações do Outubro Rosa, irá ofertar uma série de serviços com foco na prevenção e diagnóstico para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) previamente agendadas. Serão disponibilizadas consultas, exames, biópsias e diagnósticos para a população feminina da região.

Em todo país


A carreta de saúde da mulher em Arapiraca é uma das 28 unidades móveis do programa "Agora Tem Especialistas" que estarão em funcionamento em todas as regiões do país. A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo central reduzir o tempo de espera por atendimento especializado no SUS, levando o cuidado necessário a áreas com maior dificuldade de acesso.

Levantamento

Uma pesquisa da Embratur, em parceria com a Visa e o Instituto Ipsos, revelou que 94% dos turistas estrangeiros ficam satisfeitos com o país — e não é à toa! Diversidade e acolhimento são pontos de destaque para quem visita o território. O levantamento ouviu mais de 8 mil viajantes de países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal e Uruguai, que juntos representam quase 60% do turismo internacional no Brasil.

Mais bronca com dinheiro público


O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) instaurou dois inquéritos civis para apurar possíveis irregularidades em contratos firmados pela Prefeitura de Traipu. O valor total dos recursos públicos sob investigação soma R$ 4,5 milhões. A apuração é conduzida pelo promotor de Justiça, Bruno de Souza Martins Baptista, que busca questionar a legalidade e a economicidade dos contratos em questão.

Histórico


Em um gesto de profunda valorização da história e da ancestralidade, a Câmara de Vereadores de Chã Preta/AL, aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, dia 22, o Projeto de Lei nº 08/2025, que declara os antigos Mocambos de Osenga, Velho Palmares e Andalaquituche como Patrimônio Histórico Material e Imaterial do Município.

Centenário


A decisão, considerada um marco para o povo chã-pretense e para a historiografia alagoana, reconhece formalmente a importância desses assentamentos de resistência, cujas origens remontam a 1645, totalizando 380 anos de história viva. Os Mocambos, parte integrante do sistema do Quilombo dos Palmares, o maior e mais duradouro da história colonial brasileira, agora recebem o devido destaque e proteção legal.

Resgate histórico


A iniciativa é de autoria do vereador, jornalista e escritor Ari Vasconcelos (MDB), um parlamentar notadamente engajado na defesa da cultura popular e na valorização das raízes históricas do homem do campo. Ao defender o projeto, Vasconcelos sublinhou o robusto embasamento documental de sua proposta, citando fontes primárias e trabalhos de renome na área. O projeto para ser concretizado, ainda vai passar pelos crivos do prefeito Maurício Holanda; se ele aprova, ou não.