Bartpapo com Geraldo Câmara

“ QUEM SABE FAZ A HORA...”

Bartpapo com Geraldo Câmara 24 de outubro de 2025

“...não espera acontecer”. A expressão fantástica contida no nosso cancioneiro e cantada em verso e prosa por todo o povo brasileiro é, sem dúvida um dos melhores recados que já ouvimos para o cidadão que, infelizmente em algumas horas, sabe e prefere esperar. Mas é preciso imaginar que a vida segue tão célere, tão desafiadora que o fato de esperar pode, em muitos momentos ser negativo e não permitir que determinadas ações convertam-se em pequenas ou até mesmo em grandes vitórias.

Já nascemos depois de uma longa espera, trancados em leito materno, por nove meses esperando a luz, que se faz e que nos mostra o mundo que vamos habitar e onde teremos grandes desafios a enfrentar. E, por incrível que possa parecer, os desafios começam ali, exatamente na tentativa para mamar, depois na criação das expressões que serão no futuro convertidas em palavras. Nos primeiros passos e nas então conquistas de liberdade. De atos que vão sendo construídos, passo a passo, na infância e na adolescência.

É quando entramos no período da verdade, da vida completa, das responsabilidades sociais e profissionais. É onde começamos a definir para onde apontarão nossos narizes e que rumos iremos tomando na vida depois de uma “longa” fase disciplinatória, pelo menos em tese, alguns em prática e muitos empurrados pelas dificuldades que a própria vida impõe. O que desejamos para esta vida nem todos podem decidir, até porque a sociedade é multi composta e, como tal submetida a prazeres ou agruras que o destino pregador de peças nos faz, às vezes desde aqueles momentos no ventre da mãe quando parece que nascemos pré-definidos. O que não é verdade, já que somos donos também de nossos próprios destinos e é onde precisamos encontrá-lo. Fazer a hora, mas, sobretudo viajar entre o “não esperar acontecer e o esperar”.

A raça humana não é tão previsível quanto possa parecer. Os acontecimentos a ela inerentes nem sempre o foram por previsões ou porque ela avançou no tempo e no espaço sem planejamento, sem ordenamento. As coisas acontecem agora, exatamente porque não houve este planejamento a que nos referimos. Porque em muitos aspectos de problemas criados ao redor do mundo, a falta de planejamento levou ao “esperar acontecer” e o que aconteceu com tantas coisas, como por exemplo nas condições climáticas do planeta estamos sentindo agora que foi exatamente isso. Os dirigentes não entenderam, não acreditaram, jogaram as previsões para futuras gerações e, aí estamos nós às voltas com algo que ainda pode ser reparável, mas que demandará possivelmente alguns séculos para o atingimento da perfeição. E será que o conseguiremos? Discussões, conferências de alto nível, nada disto representa nada se em todas elas continuar a haver a presença do “esperar acontecer”.

Citei a questão do clima porque aí está em plena discussão, mas poderia enumerar tantos outros problemas, como a fome no mundo, a briga secular por terras alheias, a falta desordenada de educação e de formação de gente que vá buscar com velocidade e com tenacidade as soluções de que tanto precisamos. A saúde como um todo, a desonestidade mundial, a falta de líderes reais e que desejem mais para os outros do que pra si próprios. Enfim, um mundo insonhável diante de tantas impropriedades que vivemos.

O recado vai através da música que citamos no título. Mas foi um recado que há mais de cinquenta anos mexeu com as cabeças de muita gente. Só mexeu. Não fez ainda o mundo pensar. Pensar que “quem sabe faz a hora”, sim. Apenas não aprenderam que “o não espera acontecer” é e será sempre a chave das grandes soluções.

FOTONOTAS

CARLOS CONCE – Este é uma grande figura! Fala, fala muito e fala bem e ainda por cima ensina os outros a falarem o que é fantástico no mundo de hoje onde a palavra é fundamental. Conce criou fama como professor do “falar bem” e tirou muita gente do ostracismo com os seus fantásticos cursos. Além do mais é uma pessoa altamente simpática e comunicativa, como não poderia deixar de ser, mas independente de sua profissão. A pessoa em si nos faz gostar de sua companhia. Abração, amigo!

MELINA FREITAS – Muito interessante e profundamente competente no que faz e na maneira como atua em prol da cultura de nosso estado onde ocupa a função de Secretária. Lugar certo para a pessoa certa que tem levado muitas ações culturais de alto relevo e respeitado e atuado também as leis que nos beneficiam a todos com ações culturais. Melina é uma figura de altíssimo poder de comunicação, o que sem dúvida beneficia suas atitudes enquanto secretária e estimula a todos que, sem dúvida, têm vontade de segui-la. Saudades no programa, amiga!

PARE PRA PENSAR

Ninguém pode ou deve ser só neste mundo. O problema mais sério é conseguir as companhias que sejam certas., Caso contrário é melhor ficar só mesmo.

ALERTAS DO DIA

* Próxima terça, 28 é o Dia do Servidor Público a ser comemorado em todo o país. Uma data altamente significativa porque o país precisa deste elemento, responsável por tocar a governança. A data é sumamente importante e essa relevância precisa ser cada vez mais incentivada, não só com os famosos “parabéns” como também com a tradução disto em incentivo, em muita capacitação, em valorização enquanto “mão de obra”, absolutamente importante para o progresso de um país. Portanto, nossos cumprimentos a toda a classe de servidores da nossa Alagoas.

* As coisas acontecem por aqui, às vezes em ritmo inaceitável. Essa história da Braskem que vem rolando há sete anos, com algumas ações, com indenizações sim, mas muitas inaceitáveis, apresenta-se no momento com uma atitude que, a meu ver, já deveria ter sido tomada desde o início. O Ministério Público Federal apresentou finalmente denúncia à Justiça Federal contra a empresa e mais 15 pessoas físicas por crimes inerentes à exploração de sal gema em Alagoas. Um alento para quem ficou pra trás e quer solução para os problemas criados pela Braskem.

* O fim de ano está chegando e o verão também. Um momento que normalmente é de muita festa, mas também é de festa para os que querem e precisam faturar mais. Não só o comércio, principalmente o de artesanato alagoano, mas também os bares, restaurantes, a noite com as casas lotadas, tudo muito bom. Mas melhor ainda se esse possível faturamento vier com honestidade e decência, com os produtos garantidos e não falsificados, agora principalmente os destilados e que tudo isso seja sinônimo de alegria e não de transtornos.

* As coisas estão andando e acredito que assim seja, independente do nosso Bartpapo que já tem 33 anos no ar e é apresentado aos sábados pela Band, estaremos estreando um novo programa, desta feita na TV Cidadã, canal 35.2. O programa vai se chamar “Sempre à Vontade” e, lógico no meu sistema de receber descontraidamente as pessoas, com tratamento e trajes informais para que o público fique sempre receptivo. Deverá ir ao ar semanalmente, possivelmente às segundas-feiras e com as reprises diárias que são parte do esquema daquela emissora. Conto com meu público.

POR AÍ AFORA

# O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, respondeu aos ataques que recebeu de Donald Trump, seu homólogo estadunidense. Por meio das redes sociais, Trump afirmou que Petro “lidera o tráfico de drogas”. Além disso, Petro afirmou que Trump é “rude e ignorante sobre a Colômbia”: “Sr. Trump, a Colômbia nunca foi rude com os Estados Unidos; pelo contrário, amou profundamente sua cultura. Mas você é rude e ignorante sobre a Colômbia.

# Criminosos invadiram o Museu do Louvre, em Paris, neste domingo (19), e roubaram joias históricas da monarquia francesa, mais de um século depois do roubo de uma de suas obras mais famosas: a Mona Lisa, do gênio renascentista Leonardo Da Vinci (1452-1519). O crime ocorrido entre os dias 21 e 22 de agosto de 1911 foi considerado um dos episódios mais ousados e emblemáticos da história da arte: em meio ao silêncio da madrugada, enquanto o museu permanecia fechado para manutenção, o retrato mais famoso do mundo desapareceu misteriosamente do Salon Carré.

# O presidente Lula e o ministro das Relações Exteriores se reuniram e durante o encontro, o chanceler apresentou a Lula um balanço da recente bilateral que manteve com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Washington. De acordo com a CNN Brasil, Vieira relatou o “clima descontraído” da reunião com o secretário do presidente Donald Trump e a “mudança total de chave” na relação EUA-Brasil, abalada pelo tarifaço unilateral aplicado por Trump.

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399