Bartpapo com Geraldo Câmara
SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ
Você até pode ser exemplo, mas não deve ser modelo para uma clonagem, principalmente se ela o for de princípios, de caráter, de personalidade. Você é único e sempre o será, ainda que ao seu lado exista um gêmeo. A política, nem toda, tenta clonar seus líderes e colocá-los diante de você como o exemplo, o molde, a forma que você deve usar para transformar-se em ideias, pensamentos e até objetivos.
Certas religiões fazem o mesmo. Utilizam métodos hipnóticos e verdadeiras lavagens cerebrais para convencê-lo a segui-las cegamente, sem que você tenha tempo, ao menos, de pensar no que é melhor para si próprio.
Baseados nisto, buscamos “compreender” as atitudes de certos políticos que, moldados em modelos anteriores e que fizeram suas cabeças, tentam empregar os mesmos métodos quando buscam nos intimidar, nos convencer ou nos fazer entender que suas tramoias, corrupções e desacertos morais são os caminhos certos; ou que não fizeram nada daquilo. Na verdade, dizem eles, tudo não passa de armadilhas políticas de seus adversários que não aceitam o seu sucesso junto ao povo que os elegeu. Afinal, eles sempre estiveram ao lado do povo nas suas mais recônditas reivindicações; sempre estiveram ao lado da verdade e jamais cederam às pressões dos corruptos de plantão que, ao tentarem suborná-los, verificaram que ali, neles, residia a honestidade e os princípios morais mais eloquentes.
E, então, nos perguntamos: como compreender essas atitudes se elas nunca fizeram parte de nossa enciclopédia? Se elas nunca foram ensinadas em casa ou na escola? Seríamos nós, seres de outros planetas ou estivemos fora dos ensinamentos que só são ministrados a determinados privilegiados, como eles?
A política é boa e necessária. Fazemos política a todo o momento, a todo o instante. O que enxovalha os políticos é a má condução. Ao invés de se pensar no bem comum, no coletivo, pensa-se nos anos de mandato, no que se pode aproveitar em benefício próprio ou o que se pode deixar passar de pai para filho, ainda que coisas ruins façam parte da herança. Porque, ao político mau, tanto se lhe faz se ao filho irá passar lições amorais ou não. A ele importa passar os caminhos da corrupção para que as gerações futuras saibam como se locupletarem do dinheiro, dos impostos, do que pertence ao povo.
E aí, voltamos ao princípio deste artigo quando falamos que nos querem clonar. Que nos querem passar que devemos pensar como eles e, numa sucessão de fatos e convencimentos, convencermos também a nossos filhos e aos que estão ao nosso redor de que eles, os políticos, estão certos. Que, errados estamos nós enquanto pensarmos na coletividade e esquecermos nossas pequenas repúblicas familiares. Que mais equivocados estaremos se acharmos que, um dia, tudo poderá mudar no nosso Brasil. Este é o ponto onde temos de nos enfrentar a nós mesmos. Onde temos de deixar as tentações de lado e acreditar que ainda podemos transmitir o bom e o correto, dentro de casa, fora de casa, nas ruas, nos negócios, nas amizades que temos, em tudo, por tudo e para todos. Este é o momento em que temos de acreditar que existam bons políticos; crer que voto não pode e não deve ser vendido e que os nossos representantes precisam ter a nossa cara e não nós a cara deles.
Orgulharmo-nos de sermos cidadãos honestos e decentes é o primeiro passo. Transmitir este orgulho é o segundo passo. E, finalmente, combater os maus políticos, insisto em que existem os bons, arrastá-los de onde estão a lesar o nosso patrimônio, passa a ser também o papel de toda uma sociedade que, devidamente constituída, pode e deve ser a incontestável líder da revirada nacional.
No mais, continuar a escutar as baboseiras dos acusados de hoje, dos corruptos do sempre e dos maus políticos do amanhã, será se deixar conduzir e ao país, ao mar de lama que não merecemos.
FOTONOTAS

SILVIO CAMELO – Pense num cara que eu gosto bem antes de ele ser vereador, quanto mais deputado. Sílvio sempre foi um cidadão do bem, daqueles que nos cativam logo de cara e nos deixam carregar este sentimento para o resto da vida. Oriundo de uma família altamente religiosa e trabalhadora, essa é uma herança viva que Silvio carrega com muita honra e galhardia. Seu filho já começa a traçar caminhos idênticos ao do pai, o que demonstra que sua força de caráter emerge e transcende o seu próprio patrimônio. Grande abraço, amigo Sílvio. Orgulho-me de ser seu amigo.

LEAN ARAÚJO – Quem não gostar de Lean está por fora de tudo. Gente do bem, cumpridor de suas promessas de vida, um guerreiro no que faz, levando com muita tenacidade sua missão, pela segunda vez, de Procurador Geral de Justiça. Em princípios do século fizemos um trabalho juntos, o que muito me honrou. Titularizei um programa de televisão, cujo nome era “Cidadania é Direito” e sempre me senti gratificado por essa oportunidade, mostrando na televisão a missão do Ministério Público, graças à fantástica visão de Lean Araújo. Por isso rendo ao meu amigo, sempre as minhas homenagens.
PARE PRA PENSAR
“Nunca troque o certo pelo duvidoso”. O problema é que, hoje em dia, até o que parece certo é profundamente duvidoso.
ALERTAS DO DIA
* Arapiraca está com notícias realmente boas já que a implantação de cerca de 12km de linha do VLT chegará em breve naquela cidade. Muito bom porque o VLT é um meio de transporte coletivo de altíssima qualidade e que cumpre o papel de transportar a população com bastante eficiência. Além do mais existe a compensação financeira, já que é um transporte com a característica de popular e, portanto, buscando preços absolutamente accessíveis. Acho que o prefeito Luciano Barbosa teve uma feliz ideia e vai ver os frutos do seu trabalho.
* E o Brasil, a famosa Seleção Brasileira, levou uma cacetada do Japão que não tem descrição. Depois de estar ganhando por 2x0 ver uma virada daquelas foi de desanimar qualquer torcedor. Quem assistiu ao jogo viu a cara desanimada e “virada no cão” do famoso Ancelotti, o técnico milionário de nossa seleção. Ele estava bufando pelos poros por talvez não acreditar em derrota tão feia. Já disse e repito. O jgo do Brasil ão é mais aquele que incendiava os estádios, que fazia o brasileiro vibrar. É preciso muito gás para volta a jogar como antes. Agora é só enganação.
Continuam, Brasil a fora as estúpidas notícias da mistura do metanol em bebidas. As piores são as que nos chegam de mortes, de casos aumentando e sem vermos uma solução que seja rápida para conter o avanço desse crime sem precedentes no país. Num país, onde se bebe e é uma realidade, como ficarão as coisas? Mas aí se pergunta também quais serão as atitudes a serem tomadas.? Como é que vai se adivinhar que essa ou aquela bebida não está com metanol? O brasileiro tem coisas que só ele entende e pratica, essa é uma delas que vai entrar no rol dos crimes absurdos. Solução e punição é o que esperamos.
* Essa dita parada da BRASKEM, esta notícia que diz que ela decidiu fechar a planta do Pontal da Barra é uma besteira que ninguém deve acreditar, até porque ela própria já declarou que vai parar a produção dos componentes químicos – cloro e soda - para transformar aquele local em armazenamento de matéria-prima que passa a ser importada e não produzida. Na minha opinião, essa declaração é uma espécie de tapada dos olhos porque tudo o que existe ali, aquele patrimônio fantástico não vai ser desprezado para apenas operações de armazenamento. Poderá ser por um tempo. Depois a produção volta, claro!
POR AÍ AFORA
# Sou obrigado a reconhecer que o presidente Trump que, aliás, continuo achando muito doido, conseguiu um cessar fogo na Faixa de Gaza, conseguiu sossegar o facho do Primeiro Ministro de Israel e a coisa está andando com troca de reféns e et e tal e coisa. No entanto, acho que é preciso ficar de olho muito aberto porque a guerra virtual e de desejos beligerantes, essa não acabou. Basta uma besteirinha fora de prumo e tudo volta a acontecer naquelas bandas. E isso não será muito bom para ninguém, nem mesmo para o auto-intitulado “Nobel da Paz”
# Agora, quero ver até que ponto ele consegue interferir na vontade férrea do Pútin que quer porque quer a Ucrânia de volta e não abre mão dos seus propósitos. Prometeu que ia conversar, conversou. Mas vejam se ele saiu de seu trono majestoso e conversou com quem mais interessa, que é o Zelensky. Não moveu uma palha e não moverá. Seus propósitos são muito grandes e ele não está nem aí para os “ufanos” do Trump. Ele sempre achará que é maior e com isso a guerra continuará com as tapeações de uma suposta possibilidade de paz.
# E o Papa Leão XIV recebeu no Vaticano o presidente Lula devidamente acompanhado do eterno sorriso da Primeira Dama, Janja da Silva. Não sabemos se houve alguma manifestação por parte dela, junto ao Papa, mas o sorriso permanente aconteceu. Brincadeiras à parte, a missão de Lula junto ao Papa é muito importante na hora em que ele tem conversado com líderes de todo o mundo e conseguido boas medalhas para o Brasil. Importante, sem dúvida, é isto.
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399

Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas