Edmilson Teixeira
Em foco
Maceió sediou a penúltima etapa do Projeto Cosems-AL pela Vida na última sexta-feira, reunindo secretários e técnicos municipais de saúde da 1ª e 4ª Regiões de Saúde no auditório da AMA. O encontro teve como foco principal a importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com destaque para o HIV-Aids. A iniciativa busca reacender a discussão sobre o tema no âmbito da saúde pública.
Relevância da Prevenção
O projeto é idealizado pela enfermeira infectologista Aruska Magalhães e conta com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL). Rodrigo Buarque, presidente do Cosems-AL, ressaltou a relevância do evento. Ele destacou que a Aids continua infectando pessoas, mesmo que o assunto tenha perdido espaço nos debates sobre saúde pública. A continuidade da infecção torna fundamental a retomada e intensificação de ações de prevenção e conscientização nos municípios.
Satisfação
A Prefeitura de Belém, no Agreste alagoano em suas redes sociais postou que é com imensa alegria e orgulho que a comunidade escolar do município, celebra uma conquista de peso: o talentoso aluno Gessivaldo Antônio foi selecionado para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a mais importante e prestigiada competição estudantil da área em todo o Brasil.
Dedicação
Essa notável vitória é o resultado direto de muito esforço, dedicação e, inegavelmente, de um talento singular para o mundo dos números. Este é um momento de grande celebração não apenas para Gessivaldo e sua família, mas também para seus professores e toda a comunidade de Belém.
Comportamento
Atualmente, o aluno Gessivaldo é um dos destaques do Núcleo de Treinamento Intensivo (NUTI) - Belém, que opera sob a dedicada coordenação do professor José Amorim. O trabalho desenvolvido pelo NUTI é crucial, pois atua na linha de frente para identificar, estimular e aprimorar as habilidades dos nossos jovens cientistas e matemáticos.
Sertanejo
O Centro de Empreendedorismo e Inovação de Pão de Açúcar marcou uma presença significativa no Sertão Inovador 2025, evento que movimentou a cidade de Delmiro Gouveia/AL no último dia 2. A participação reforça o compromisso do município em fomentar o desenvolvimento local e aprimorar as habilidades dos seus agentes de transformação.
Reconhecimento
O secretário de Administração e Inovação, Ramon Carvalho, aproveitou a oportunidade para um intenso momento de aprendizado e conexão. O evento reuniu grandes referências nas áreas de inovação, tecnologia e marketing digital, oferecendo insights valiosos e tendências de mercado. "Seguimos firmes no propósito de fortalecer o empreendedorismo e impulsionar o futuro de nossa cidade", afirmou o secretário. Ele destacou ainda a importância das iniciativas viabilizadas pelo prefeito Jorge Dantas para todos os setores que buscam o desenvolvimento do município.
Feira no Recife
A HospitalMed, considerada a mais completa feira de saúde, bem-estar e negócios das regiões Norte e Nordeste, realiza sua 13ª edição entre os dias 22 e 24 deste mês em Recife, no Pernambuco Centro de Convenções. Organizada pela Insight Feiras & Negócios, a feira se consolida como um hub estratégico que conecta a cadeia produtiva nacional e internacional aos polos médico-hospitalares da região.
Previsão
Com a expectativa de receber mais de 26 mil visitantes, incluindo profissionais de saúde, gestores, investidores e representantes de toda a cadeia produtiva do setor, o evento contará com um ambiente de negócios com mais de 300 expositores e 400 marcas. A HospitalMed oferece credenciamento gratuito para profissionais com CNPJ e as inscrições já estão disponíveis no site www.hospitalmed.com.br.
Rumo a França
A cineasta alagoana Laís Santos Araújo foi selecionada para participar da Résidence do Festival de Cannes, um dos programas de formação e criação cinematográfica mais reconhecidos do mundo. A iniciativa reúne seis novos talentos de diferentes países para um período de imersão artística e desenvolvimento de projetos autorais em Paris, com apoio da Fundação do Festival de Cannes.
Apoio
O projeto selecionado é o longa-metragem “Infantaria”, uma expansão do universo do curto homônimo, que terá suporte do festival, com consultorias, participação em eventos de cinema e tempo para focar no roteiro do filme que será gravado em Alagoas. “É um projeto que possui verba de editais federais via Ancine. É inspirado no universo que foi criado no curta-metragem, mas a história vai para novos lugares”, destacou Laís Santos Araújo.
Conteúdo
O projeto da alagoana já havia se destacado em outros momentos. O curta-metragem Infantaria (2022), gravado na Barra de São Miguel e contemplado em edital lançado pela Secult/AL, foi premiado no Festival de Berlim, finalista do Grande Prêmio Brasileiro e exibido em mais de 70 festivais. O projeto também foi selecionado para a Incubadora Paradiso e participou de laboratórios e mercados no Brasil e fora incluindo o La Fabrique Cinéma, que aconteceu durante o Festival de Cannes deste ano.

Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011