Roberto Baia
Supostas irregularidades

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) abriu um procedimento para apurar supostas irregularidades na gestão do prefeito Geraldo Cícero, em Taquarana. A investigação concentra-se em denúncias de acúmulo ilegal de cargos por servidores municipais, prática proibida pela Constituição, exceto em casos específicos, como profissionais da educação e da saúde com horários compatíveis.
Procedimento administrativo
O caso foi oficializado por meio da Portaria nº 0017/2025, assinada pelo promotor de Justiça substituto Sérgio Ricardo Vieira Leite, após denúncia anônima encaminhada à Ouvidoria do MPAL. O procedimento administrativo busca esclarecer se servidores da Prefeitura ocupam múltiplos cargos de forma irregular, contrariando normas legais.
Investigação
Em paralelo, o MPAL investiga o uso de veículos oficiais da Prefeitura para fins particulares. Caminhões e caçambas da frota municipal teriam sido utilizados para transportar insumos e ração para a Fazenda Santa Maria, propriedade do prefeito, localizada na zona rural de Taquarana.
Recursos federais
O Ministério da Saúde autorizou a liberação de recursos federais para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 25 cidades alagoanas, entre elas Maceió, Arapiraca, Penedo, Rio Largo, Delmiro Gouveia, Pilar e Maragogi. O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, destacou que a medida reforça a atenção primária e amplia o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Processo licitatório
A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e prevê repasses no modelo Fundo a Fundo, totalizando R\$ 1,7 bilhão para obras em todo o país. Em Alagoas, os municípios têm até 270 dias para concluir o processo licitatório e, a partir daí, mais 90 dias para iniciar as obras. O andamento pode ser acompanhado pela plataforma Transferegov ou na página oficial do PAC, na Casa Civil.
Alertas institucionais
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a AMA orientam que, caso os repasses federais não sejam suficientes, as prefeituras deverão complementar os custos com recursos próprios. As entidades também lembram do histórico de paralisações em obras anteriores do PAC e reforçam a necessidade de cumprir rigorosamente os prazos, evitando a devolução de verbas e a suspensão de contratos.
Troca de tiros
Um homem apontado como líder de uma facção criminosa morreu ontem, quinta-feira, 25, durante uma troca de tiros com a polícia no bairro Canafístula, em Arapiraca. Conhecido como “Papudo”, ele reagiu ao cumprimento de mandado e acabou sendo atingido. Apesar de socorrido, não resistiu aos ferimentos.
Operação policial
A ação, coordenada pelo delegado Edberg Oliveira, segue em andamento com o objetivo de desarticular atividades criminosas na região. A Polícia Civil informou que novas informações sobre a operação serão divulgadas ao longo do dia.
Consultas especializadas
Na última quarta-feira, 24, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão de atendimento em endocrinologia no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA). A iniciativa foi voltada a pacientes com suspeita ou diagnóstico de doenças da tireoide que aguardavam na fila da regulação ambulatorial, proporcionando acesso mais rápido a consultas especializadas.
Atendimento rápido
Durante a ação, 90 usuários receberam avaliação completa de endocrinologista, garantindo acompanhamento especializado e reduzindo o tempo de espera para quem necessita de cuidados contínuos. A mobilização também aproximou os profissionais da população, fortalecendo a atenção qualificada e humanizada para pacientes com tireoidopatias.
Saúde de qualidade
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que mutirões de atendimento são práticas frequentes e estratégicas, já tendo agilizado consultas dermatológicas e cirurgias oncológicas em ocasiões anteriores. Com ações como esta, a gestão reafirma o compromisso de ampliar a oferta de serviços médicos, fortalecer a rede de atenção e garantir a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em Arapiraca.
... O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) recebeu a certificação de equivalência ao SISBI-POA do MAPA, sendo o primeiro de Alagoas a conquistar o selo. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (24), em Timbó (SC), com a presença do ministro Carlos Fávaro.
... Com a certificação, produtos de origem animal inspecionados pelo Conagreste passam a ter validade em todo o país, ampliando o mercado. Setores como laticínios, carnes, ovos e mel ganham novas oportunidades de emprego e renda.
... O superintendente Júnior Mota destacou o trabalho coletivo do consórcio na conquista do SISBI. O selo também comprova a qualidade da inspeção realizada em diversos municípios do agreste alagoano.

Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.