Bartpapo com Geraldo Câmara
BUSCANDO SOLUÇÕES
As relações conflituosas nunca são as melhores. A experiência nos indica sempre que a conversa ao invés da briga sempre será melhor nas relações sejam elas de caráter institucional, comercial ou pessoal.
A abertura para o clássico “acordo” é o princípio da inteligência que deve gerir as relações humanas, seja no trabalho, na vida pessoal ou até mesmo em responsabilidades que estejam diretamente ligadas a decisões de ordem coletiva. No entanto, não sei se do ser humano ou não, normalmente a atração pelas demandas, pelas brigas, pelas discussões acabam por serem muito mais visíveis do que as que levam a conciliações e, obviamente a melhores caminhos na vida.
No que diz respeito a relações puramente pessoais, as coisas parecem que começam no berço, no seio das famílias, algumas profundamente inseridas no contexto da paz, outras visivelmente carregadas de sentimentos que levam a revoltas, muitas vezes sem propósito e daí a uma belicosidade familiar profundamente desgastante. Isto se deve a reações assistidas durante a infância que vão num crescendo, que resultam em separações litigiosas e que acabam por manchar visivelmente o contexto familiar e a criação de meninos e meninas que entram vida afora com aquelas máculas que se transformam com o tempo também em comportamentos não muito apropriados. Daí para a disseminação durante a vida daqueles exemplos fixados na mente não custa muito e os atos bons ou ruins acabam sendo também seus próprios atos, ou melhor, seus impróprios atos perante a vida.
O ser humano parece ter se acostumado, em alguns casos, mais à guerra do que à paz. Resultados de exemplos, de relatos, de machismos exagerados, o fato é que psicologicamente o fato existe e é preciso ser tratado à luz da própria psicologia, mas sobretudo à luz dos bons e produtivos exemplos em que a pacificidade é maior do que a batalha sem lucros. Então, buscar transformar atitudes, criar um poder de análise maior do que suas próprias reações negativas é um caminho que deve evitar curvas e atalhos e chegar ao ponto final com sucesso. Digo isto, pensando no respirar três vezes, no pensar antes de agir, em pequenas fórmulas que buscam o poder da conciliação.
Conciliação. Bela palavra, bela ação que em boa hora foi encontrada pela própria justiça e que quando praticada mostra exatamente a busca de soluções para o impasse entre partes que, se na hora da aflição não conseguiram o intento, sob a tranquilidade de um ambiente favorável podem perfeitamente conciliar e encontrar soluções para o que pensavam não ter.
Mas é neste momento que deixamos de lado os comentários sobre os desacertos de lados opostos e nos colocamos frente com o espelho buscando onde estamos irritados e descontentes com nós mesmos. Onde está residindo a causa do nosso sentimento de perda ou de derrota mesmo e que pode vir de qualquer coisa. De dentro do coração ferido, de amizades não reconhecidas, de dívidas contraídas, de tudo. E aí não pensamos, não temos o poder do discernimento, da busca pelas soluções. Normalmente nos desesperamos, ficamos cegos, não temos equilíbrio suficiente para enfrentarmos o problema. E seja qual for sempre permite o enfrentamento.
Sincero, pacífico, buscando o que mais desejamos naquele momento que é a solução. O país, nós enquanto seres humanos, todos, vivemos buscando exatamente soluções para que possamos viver melhor e em paz. Que venham!
FOTONOTAS

MILTON HÊNIO – Mescle uma alma boa e generosa com a figura fantástica de um pediatra que faz história até hoje neste estado de Alagoas. Milton Hênio, incrivel em sua profissão, por ele já passaram milhares de crianças cujos pais ficaram eternamente agradecidos ao Doutor Hênio por sua atenção, por seu carinho com seus meninos e meninas. Semana passada Milton foi agraciado pela Assembleia Legislativa com sua mais alta condecoração, a Comenda Tavares Bastos. É uma homenagem e tanto mas tantas quantas vierem ainda serão poucas diante da grandeza de Milton Hênio. Orgulho-me de ser seu amigo.

GEOBERTO ESPÍRITO SANTO – Este é meu amigo até debaixo d’água e é daqueles que sabem conservar uma amizade sob todos os aspectos. Engenheiro eletricista de primeira linha, sabe tudo sob o assunto energia, já foi presidente da Algás, é top no Clube de Engenharia e além de tudo escreve maravilhosamente, artigos que volta e meia estou colocando, com muita honra, no meu blog. Casado muito bem com Mádala, formam um casal que nos conduz a sempre bons momentos. Privar da amizade de Geoberto é ter certeza na relação. Abração, amigo!
PARE PRA PENSAR
As decisões rápidas nem sempre são as melhores. No entanto, parando pra pensar tudo pode levar a melhores resultados.
ALERTAS DO DIA
* Essa questão do IA, Inteligência Artificial está se tornando também um problema muito grande quando, por exemplo as pessoas criam o que chamam de “avatar” de alguém e fazem o que querem com suas imagens, seja com fotos, seja com movimento de qualquer espécie. Os desavisados, o público em geral que entra nas Redes Sociais não tem a menor noção do que é falso e do que é verdadeiro. Então o prejuízo para o retratado desta maneira é muito grande. A solução é uma regulamentação que obrigue os autores a colocarem o símbolo da IA em todas essas falsas criações.
* Sinceramente, acho uma vergonha o brasileiro estar tendo que discutir essa questão da “PEC da Blindagem” ou como já está sendo alcunhada de “PEC da Bandidagem”. Porque, vamos e venhamos é vergonhoso ver que os parlamentares querem estar à vontade para fazerem o que quiserem e só poderem ser processados, seja lá qual for o motivo, com votação plenária e com ampla maioria. Pelo que sabemos eles são feitos de carne e osso e costumam ter a mesma compleição física dos meros mortais. Por que cargas d’água precisam de um tratamento diferenciado? A gente sabe, né?
* Quero até entender melhor, conversar com as pessoas que de fato estão por dentro do assunto, mas desde que aqui cheguei e já se vão quase trinta anos mantenho uma imagem fabulosa dessa instituição privada de ensino que é o CESMAC. Pelo que sei também sempre foi muito bem administrada pela FEJAL que, agora, noticia-se o seu fechamento e sua consequente retirada como mantenedora do CESMAC. E anuncia-se que ficará sob a administração da Prefeitura de Maceió. Que me desculpem os prefeituranos, mas será que terão tutano para gerir um CESMAC?
* Um erro não justifica outro, sempre o soubemos, mas essa questão em torno do mandato do deputado Paulão é questionável demais. Encontra-se um erro na eleição do vereador Catunda e, por consequência atinge um deputado federal. Melhor não entender, melhor não entrar no fio da meada porque senão todo mundo vai se enrolar. Não sou defensor do deputado, nem tenho conhecimentos com ele, mas não tolero injustiças, ainda que elas estejam sendo cometidas por caminhos certos da atual Lei Eleitoral. Vamos aguardar os acontecimentos.
POR AÍ AFORA
# Os presidentes Lula e Donald Trump vão ficar mesmo nos abraços de bastidores, sem testemunha ocular da história. Segundo o Itamaraty, o já famoso encontro entre os dois líderes irá acontecer na próxima semana, mas por vídeo conferência, já que, segundo a Casa Branca a agenda de Trump está lotada e não há como um encontro cara a cara como era o desejável. Aliás, nem sei se esse testa a testa virtual chegará a acontecer. Vamos esperar.
# O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, associou o autismo às vacinas infantis e também ao uso do popular analgésico Tylenol (cujo princípio ativo é o Paracetamol) por mulheres grávidas e crianças, alegações que não são respaldadas por décadas de ciência. Em uma extraordinária coletiva de imprensa na Casa Branca, o presidente republicano deu conselhos médicos a mulheres grávidas e pais de crianças pequenas, dizendo-lhes repetidamente para não usar ou administrar o analgésico de venda livre. Será também o “doutor” do mundo?
# A desaprovação ao governo do presidente argentino Javier Milei alcançou em setembro o maior nível desde o início de seu mandato, segundo levantamento da AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. De acordo com os dados, 54% maioria dos argentinos rejeita o desempenho de Milei como presidente, refletindo a crise econômica e os escândalos de corrupção envolvendo a irmã do presidente, Karina Milei. Pois é, nosso mundo é um “escândalo”, seja onde for.
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399

Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas