Sérgio Toledo
Pressão 12 x 08 mmHg
Todos nós, leigos ou profissionais da saúde, sabíamos que a pressão "arterial boa" seria a 12x8.
Como a medicina é uma ciência viva e inexata, a coisa está mudando.
Leio na mídia que a pressão 12x8 está sendo reclassificada como pré-hipertensão.
O documento foi divulgado ontem quinta-feira 18 de setembro de 2025, durante o 80o. Congresso Brasileiro de Cardiologia. As Sociedades de Cardiologia, Nefrologia e de Hipertensão, chancelam o documento.
Antes 12x8 era normal dentro de um limite. Agora exige dos profissionais da saúde uma maior atenção.
Mudança de hábitos no estilo de vida, como: atividade física, diminuir a ingestão de sal e até medicação específica começam a ser indicadas.
Essas mudanças também estão alinhadas com as novas diretrizes internacionais divulgadas no Congresso Europeu de Cardiologia de 2024, que passou a considerar 12x8 uma pressão arterial elevada, nos padrões europeus.
Não precisa ficar alarmada ou alarmado.
O que fazer? Procurar o seu médico cardiologista, clínico geral, nefrologista, hipertensionista, ou o de sua confiança, para receber as orientações mais modernas e pertinentes.

Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.