Sérgio Toledo
O coelho camaleão
O coelho de cor marron resgatado na província de Ontário, no Canadá, não era de cor marron.
Ou gente! E daí?
A entidade que o resgatou, cuida de animais que sofrem maus tratos. Os maus tratos sofridos pelo coelhinho era que o mesmo fumava. Era fumante passivo ou secundário.
Após dois banhos o animal voltou a ter sua cor originária: branca. O coelho tinha o pelo branco e de tanto receber nicotina e outras substâncias exaladas pelos seus cuidadores fumantes, se tornou marron.
Senhores pais, senhoras mães, e cuidadores fumantes: não fumem diante ou junto com seus filhos, filhas e parentes. Essas pessoas serão fumantes secundários ou passivos com riscos de vários tipos e maiores pulmonares que os próprios fumantes.
Lembrei então de um trabalho realizado com garçons e funcionários de boates. Na época era permitido o fumo em ambientes fechados. Fizeram pesquisas nas roupas de baixo (cuecas e calcinhas) e encontraram um quantidade alarmante de nicotina em ambas roupas underwear.
E ainda tem gente que fuma cigarro tradicional e pior ainda o tal do cigarro eletrônico!

Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.