Bartpapo com Geraldo Câmara

VIVENDO EMOÇÕES

Bartpapo com Geraldo Câmara 19 de setembro de 2025

O que são emoções? Alguém sabe definir aquela coisa que bate nossos corações mais fortes e que nos faz viver modificações em pensamentos, em ações, em estado de espírito e tanto mais? Difícil, muito difícil explicar essa coisa que faz parte do ser humano e que nos leva a pensar, sobretudo como surge, porque acontece e onde nos faz chegar. Terá alguma coisa a ver com intelectualidade? Claro que não. Afinal, sabemos que todos os seres vivos têm reações, as mais diversas para também diversos acontecimentos que os rodeiam. Não importa seu acúmulo de conhecimentos, suas origens, seu lugar de vivência, nada disso importa quando os sentimentos estão à flor da pele e quando eles provocam as chamadas emoções venham elas de que origem venham. Acho que elas são inerentes a cada ser humano, mas que em função de muitos fatores que podem existir desde a infância são passíveis de maiores ou menores reações e interpretações.

As emoções podem ter várias classificações, dependendo de mil fatores que envolvem a vida daquele cidadão. Elas podem ser levadas para as mais românticas, chamemos assim, como as mais vibrantes, tanto para o bem quanto para o mal. Ninguém pode controlar as emoções que foram inseridas em qualquer ser porque elas podem ser nativas ou criadas. As nativas vão se transformando ao redor da vida e vão sendo conduzidas, via instinto, para o bem ou para o mal. Existem as que surgem a medida em que projetos são realizados ou acontecem os que são produtivos, visam o bem próprio e da humanidade. Mas existem criados por pessoas que já possuem o instinto do mal fazer e que levam a emoções em cima de atitudes absolutamente negativas e essas são construídas, ano após anos, sejam por maus exemplos, por maus instintos, por desejos incontidos de alcançar o que não podem, ou seja por absoluta vontade de diversão com o mal que podem acarretar no seio de seus pares.

Na verdade, emoções serão sempre fruto de imaginações, algumas absolutamente corretas e outras totalmente construídas visando futuros, alguns inimagináveis, outros até alcançáveis, mas que na maioria das vezes esconde fases incontidas que visam o controle final de seus planos. Planos, podem ser muitos. Os que visam o sucesso em seus negócios com absoluto critério e criando emoções durante a execução de cada qual e planos que têm em seu conteúdo males profundos, como o caso dos criminosos que se esforçam por ganhar o que não podem através do que não devem. Mas todas as formas geram emoções, expectativas, vontade de que dê certo e na verdade acaba parecendo que as emoções são iguais. E são. A análise delas é que elas surgem das mais variadas vertentes e são inerentes ou construídas ao passar do tempo, assimilando ou não os exemplos que são sugeridos pela própria vida. É mais fácil que alguém nascido em ambiente de crime crie emoções também voltadas para o crime e que outros criados em tipo de ambiente produtivo e criativo não o sejam. E aí vem fatores genéticos que acabam por contribuir também para, independente dos exemplos bons em que vive e levado por fatores outros como a própria internet venham a adquirir ações que provoquem emoções absolutamente do mal.

O fato é que as emoções são geradas em nosso subconsciente e levadas à flor da pele das mais diferentes formas, mas que, sem dúvida podem ser controladas, pesquisadas, melhoradas. Não tenho a menor dúvida que o ser humano é um repositório de emoções que os fazem crescer em todos os sentidos e que são de uma enorme importância para a formação ou retificação do caráter. Porisot é importante que se viva emoções e que saiba, como se faz entre o joio e o trigo conduzi-las para o seu próprio bem.

FOTONOTAS

EDUARDO CANUTO – Este cara, no bom sentido, é uma pessoa fantástica. Seguiu a vocação do esporte, mas estendeu muito mais quando resolveu dar ao serviço público um muito de sua vida. E o fez, seguindo essa sua grande vocação e através de funções no serviço público conseguiu estendê-la para o bem estar de grande parte da população, principalmente aos mais jovens. Com isso firmou-se, elegeu-se vereador e dos bons e na continuidade voltará agora a ocupar a Secretaria de Esporte do Município de Maceió, onde sua veia fantástica vai pulsar mais uma vez. Um abraço, meu amigo. Sou seu fã.

JOAQUIM SANTANA – Falar de Joaquim é falar de uma vida de mais de quarenta anos quando o conheci, ainda jovem, trabalhando nas empresas do ex- governador de Sergipe, o saudoso João Alves. Um jovem que cresceu, mostrou sua força e sua dinâmica, tornou-se empresário das áreas da construção e imobiliária e como tal absolutamente vencedor, sobretudo aqui nas Alagoas, onde se fixou. Líder de sua classe, dirigente da ADEMI é digno de ser sempre aplaudido por sua dinâmica e sobretudo por suas vitórias advindas de um esforço que foi só seu. Um abraço forte, meu amigo Joaquim.


PARE PRA PENSAR

O segredo do imaginar, do pensar é colocar em prática tudo o que se pensa. Um segredo que dificilmente o ser humano sabe decifrar.


ALERTAS DO DIA

* Esta semana tivemos um feriado e um dia enforcado por muitos, inclusive por algumas instituições oficiais. Nada contra, mas acho que precisamos incentivar a produção deste país em todos os seus campos de produção, não só para combater a inflação, cujo combate é feito muito com produção, como também para não ficarmos atrás de outros que perderam a direção. Fico muito à vontade com o que estou dizendo porque com a idade bastante avançada continuo trabalhando com muito prazer. Aliás, no dia 17 de setembro entrei na casa dos 87.

* A televisão está em fase de grande evolução e transformação. Essa coisa maravilhosa que já tem 75 anos de existência e que nasceu em preto e branco vem evoluindo tecnicamente de uma maneira espantosa e fabulosa. No próximo ano teremos a televisão 3.0 que, segundo os especialistas fará uma verdadeira revolução para que o seu modo de assisti-la seja bem mais operante e objetiva. Venho estudando e aprendendo cada vez mais e, se possível continuar aplicando o que aprendo nos meus programas de televisão. Nunca será tarde

* A propósito disto, no próximo mês de outubro estarei estreando mais um programa de televisão, independente do Bartpapo que continuará a ser exibido semanalmente na BAND aos sábados. O novo programa será apresentado na TV Cidadã que tive a honra de fundar e até hoje dirigi-la. Ainda não posso precisar dia e horário. O nome do programa será “Muito à Vontade”, seguindo o meu espírito de sempre deixar os meus convidados bem tranquilos, relaxados e à vontade. Poderá ser visto na TV Cidadã pelo canal aberto 35.2 e pelo “streaming” acessado pelo site TCEAL.

* Aproxima-se mais um Congresso Internacional dos Tribunais de Contas e que deverá ser realizado em Florianópolis, capital da linda Santa Catarina. Esses congressos que acontecem anualmente são uma grande contribuição para que se estude e se aplique cada vez mais a fiscalização dos órgãos públicos baseados em técnicas sempre renovadoras. São técnicos e auditores altamente especializados que ouvem palestras admiráveis e produtivas. A Comunicação do TC AL, à frente este que vos escreve estará lá, se Deus assim o permitir.

POR AÍ AFORA

# Por Felipe Frazão -A ONU afirmou nesta segunda-feira, dia 15, que considera “preocupante” o fato de os vistos da delegação brasileira que irá a Nova York para a Assembleia-Geral ainda não terem sido plenamente concedidos. Em meio ao embate político com o governo Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, colocou em dúvida a concessão dos vistos diplomáticos à delegação brasileira, depois de negá-los aos representantes da Palestina.

# Durante a viagem a Nova York, Lula participará da 2ª sessão da Confederação Internacional de Alto Nível para Resolução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, convocada pela França e Arábia Saudita. Na perspectiva brasileira, uma paz sustentável só poderá ser alcançada na região se ambas as partes puderem negociar em igualdade de condições, o que inclui a capacidade estatal da Palestina.

# Em artigo publicado no jornal The New York Times com o título “Democracia e Soberania Brasileiras São Inegociáveis”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu os argumentos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito do tarifaço imposto aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos. Lula ressaltou que nos últimos 15 anos, os Estados Unidos registraram um superávit de US$ 410 bilhões nas relações comerciais com o Brasil. Também disse que não há excessos nas cobranças de tarifas por parte do Brasil e que aproximadamente 75% das exportações aos Estados Unidos para o Brasil são isentas de impostos.

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399