T+ Claudio Bulgarelli

Pandito, aonde à parmegiana vai muito além da parmegiana

GASTRONOMIA

T+ Claudio Bulgarelli 17 de setembro de 2025

A parmigiana tem origem na culinária italiana, mais especificamente em um prato à base de berinjela chamado parmigiana di melanzane. A versão de carne, conhecida como bife à parmegiana, é uma criação brasileira inspirada nessa receita italiana. A palavra "parmegiana" não se refere à cidade de Parma, mas sim ao queijo parmesão usado no prato ou, possivelmente, a termos dialetais da Sicília que significam "persa".
Muitas regiões da Itália reivindicam a invenção e todas elas podem ser verdadeiras: Sicília, Campânia e Calábria. Cada região prepara sua própria versão, e todos são igualmente deliciosos. A Parmigiana foi oficialmente reconhecida e incluída na lista de produtos agroalimentares tradicionais italianos do Ministério da Política Agrícola, Alimentar e Florestal.
O filé à parmegiana nasceu no Brasil, e não na Itália, como se pensa. A receita brasileira, popularizada a partir da década de 1950, é uma adaptação do prato italiano chamado Parmigiana di Melanzane (berinjela à parmegiana), que utiliza a berinjela em vez de carne. A receita brasileira de parmegiana, com carne (ou frango) empanada, molho e queijo, foi inventada por imigrantes italianos ou seus descendentes em São Paulo.
Mas em Maceió, um restaurante, o Pandito Fritos e Assados, que fica na Rua Professor Virgílio Guedes 1188, Ponta Grossa, funcionando de terça a domingo, tendo que fazer reserva até as 10:00, foi muito mais além, e criou, 4 pratos deliciosos: os parmegiano de frango, carne, peixe e camarão, onde em cada receita brota a culinária criativa deste pequeno espaço da gastronomia de qualidade. 

E por tabela vocêr vai conhecer a melhor parmegiana de Maceió, e diferenciada.