Edmilson Teixeira

Lance internacional

Edmilson Teixeira 05 de setembro de 2025

O Embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, elogiou o trabalho do Governo de Alagoas para fortalecer a relação do Estado com a França. A declaração foi feita nesta semana na abertura da exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, que acontece na Embaixada do Brasil em Paris.

Celebração


O evento ocorre em um momento simbólico: o aniversário de 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Neiva Tavares destacou a importância da presença alagoana na capital francesa e reforçou o compromisso da Embaixada em aprofundar esses laços, especialmente nas áreas de cultura, comércio e investimentos.

Promessa


O embaixador se colocou à disposição do governo de Alagoas para novas parcerias, prometendo apoio na realização de futuros eventos para promover a cultura e as empresas do Estado. Em reconhecimento, o secretário de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas, Júlio Cezar, presenteou o embaixador com duas obras de artesãos alagoanos: "Jaqueira com meninos soltando pipa", da Mestra Sil, e uma escultura de barro do Chapéu de Guerreiro, da artesã Irailda.

Alagoas para o mundo


O secretário Júlio Cezar agradeceu o acolhimento do Itamaraty e enfatizou os laços culturais profundos entre Alagoas e a França. Ele ressaltou que a abertura de portas na capital francesa fortalece o Estado para buscar novas parcerias e mercados, projetando Alagoas para o mundo.

Bem avaliada


A prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa (MDB), que ostenta 83% de aprovação de seu governo segundo pesquisa do Ibrape, demonstrou mais uma vez o motivo de sua popularidade. O levantamento, divulgado na última terça-feira, 2, a coloca como a 2ª prefeita mais bem avaliada entre as 24 existentes; e na quinta posição entre os 102 municípios de Alagoas.

Ação é o que não falta


Para honrar o reconhecimento popular, Ziane Costa nesta quinta-feira, 4, assinou a ordem de serviço que dá início às obras de pavimentação do povoado Morros. Com um investimento de mais de R$ 1,2 milhão, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Rafael Brito, a iniciativa visa melhorar a infraestrutura local e a qualidade de vida dos moradores.

Clima de desespero


O julgamento dos vereadores do Partido Liberal (PL), de Porto CalvoAL, que seria realizado na tarde da última segunda-feira, foi adiado para segunda que vem. A ação pede a cassação dos vereadores David Pedrosa, Lamark Vasconcelos e João Victor Melo, por fraude à cota de gênero. Lá o MDB fez sete vereadores, o PL três e o PSB um. Vale lembrar que o vereador David Pedrosa foi prefeito antes da atual prefeita Eronita Sposito.

Às margens do Velho Chico


A partir desta sexta, a cidade histórica de Piranhas, no sertão de Alagoas, recebe mais uma edição do Vozes do Velho Chico, festival que segue até amanhã e celebra a arte e a identidade cultural ribeirinha. Agora em 2025, esta tradicional mistura de música, teatro, poesia, gastronomia e manifestações populares, conta com a participação de representantes da Ufal.

Destaque


Amanhã, a Pousada Trilha do Velho Chico se transforma em palco para o Recital Poetas do Velho Chico, com o ator e poeta alagoano Otávio Cabral, professor do curso de Teatro da Ufal. Ele será acompanhado da atriz Ticiane Simões, egressa da licenciatura em Teatro da Ufal. “Fizemos uma seleção de poetas, de Minas Gerais até Alagoas, que são os cinco estados atravessados pelo Rio São Francisco”, informou Otávio.

Valorização


Com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo local e valorizar as tradições culturais, a Prefeitura de Santa Luzia do Norte/AL, em parceria com o IFAL Campus Maceió, lançou um projeto-piloto para apoiar as "boleiras" do Quilombo Urbano de Santa Luzia. A iniciativa, batizada de "Mulheres Empreendedoras de Baixa Renda", visa criar condições para que essas artesãs melhorem sua produção e tenham acesso a crédito e outros benefícios.

Abacaxi


As contas não pagas e a pressão financeira ultrapassaram a esfera econômica e estão comprometendo a saúde mental dos brasileiros. Em pesquisa da Serasa, realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa Opinion Box, 84% dos brasileiros afirmam já ter tido a saúde mental afetada por problemas financeiros.

Dados por etapa


Em meio a campanha de “Setembro Amarelo”, dedicada à promoção do cuidado com a saúde mental, o levantamento mostra que os impactos aparecem principalmente no humor e estabilidade emocional (48%) – na sequência, aparecem as consequências na autoestima (44%), na energia e disposição (32%) e na concentração no trabalho e nos estudos (30%). Além disso, 70% já perderam o sono preocupados com dívidas, e 65% afirmam se esforçar para esconder suas dificuldades financeiras de outras pessoas.