Bartpapo com Geraldo Câmara

ASSÉDIO. UM CRIME CONTRA O AMOR.

Bartpapo com Geraldo Câmara 22 de agosto de 2025

Assunto dificílimo a ser abordado nos dias de hoje sem que nos exponhamos a críticas duras ou até mesmo a acusações absurdas e infundadas. Que o mundo está mudando não existe dúvida alguma sobre isso. Que os costumes estão em evolução frequente e os modos e sistemas educacionais também o estão parece que concordamos. No entanto, nessa mudança de hábitos e de costumes entram também para serem analisadas as maneiras com que nos comunicamos uns com os outros dentro da sociedade. Porque esta mesma sociedade da qual falamos vem obrigando mudanças frequentes baseadas em fatos, sim, mas também em criações psicológicas altamente perigosas para o cérebro do ser humano.

Não sou psicólogo e nem tenho formação para tal, mas sou ser humano que vive há muitos neste mundo e que pode ser dar ao desplante de fazer colocações, comparações e outros mais baseado no mais importante conhecimento que é o da própria vida. E é com isto que, vejo o crescimento do crime de assédio, terrível quando o é e forjado quando a intenção muda. Se não, voltemos ao passado e veremos que homens e mulheres se aproximavam com respeito, isto é verdade, muitas vezes dentro do ambiente de trabalho porque por lá andavam um terço de suas vidas. E por lá se conheciam e se cortejavam sem que mal nenhum adviesse disto. Era o que chamaríamos de “paquera”, de charme para o início de um namoro, de um noivado e até de um casamento. Os tempos mudaram, os safados de plantão existem e algumas mulheres mais modernas também deixaram de lado a famosa santa ingenuidade de outrora e passaram a viver tempos e costumes mais modernos.

De repente também a mudança deu margem a exageros, à falta de escrúpulos, à falta de respeito para com o ser humano e as pessoas que saíram da ingenuidade da paquera e começaram a atentar contra o pudor de maneira mais explícita. O fato é que, com o passar dos tempos tudo passou a ser visto como atos vandálicos contra a pessoa física, homens mais violentos nos seus intentos e da simples paquera para os desejos do libido foi um passo. Os crimes começaram a acontecer e as violências domésticas e fora do lar também surgiram no noticiário policial fazendo com que a criminalização do romance virasse o que se chama hoje de feminicídio, um termo que, a alguns anos atrás, não existia em nossos dicionários. É bom alertar que nessa área o contrário também acontece e existem mulheres que também praticam seus homicídios por motivos passionais.

Bem, o fato é que e esse é o tema deste artigo, a banalização do romance, do amor, da paquera gostosa que era conseguir marcar um encontro, onde dar as mãos era um grande passo e um beijinho no rosto um passo enorme; onde encontrar no cinema e roubar um beijo ou mais ainda, tudo fazia parte de um panorama sadio e necessário para que os casais se conhecessem e partissem para a construção da família. Claro que também existiam os amores furtivos, os crimes passionais que quando aconteciam enchiam as primeiras páginas de jornais. Mas, aí está o problema, nem tudo era assédio, nem tudo era crime. Não defendo nem por um minuto o uso de autoridade, de posição social para conquistas fúteis ou para assédios indesejáveis; o que defendo é a volta à simplicidade da aproximação, ao não precisar ter medo de cortejar ou ser cortejado e com isto ser confundido com um criminoso.

Este tipo de crime existe? Aos montes. Este tipo de homens e de mulheres também existem? Claro que sim. Mas o amor, ah, o amor, ele não pode morrer! O romantismo precisa estar presente na vida das pessoas e a falta dele cria o desamor, a falta de escrúpulos e tudo o mais, inclusive o estúpido e criminoso assédio sexual. Que existe, sim. E que, confundido às vezes, real em muitas outras, vai cada vez mais permitindo que a frieza tome conta das pessoas, as afaste e cada vez mais vá construindo a sociedade do desamor. Que pena!

FOTONOTAS

OTÁVIO LESSA – Este é o Grão Mestre do GOB Alagoas que é o mesmo que “cargo máximo da maçonaria no estado de Alagoas”.Uma enorme importância para quem sempre esteve disposto em sua vida a fazer o bem. E a maçonaria, existente desde o Século XVII dá margem a que se faça muito pelos nossos semelhantes, caladamente, sem propaganda e sem visualizações. O perfil do cidadão Otávio é exatamente esse e sempre foi em sua vida normal. Portanto, a missão que lhe foi confiada na maçonaria foi perfeita. Último dia 20 de agosto foi o Dia do Maçom.

EDUARDO TEIXEIRA- Eduardo é uma figura ímpar, que já foi Grão Mestre e agora é o que chamam de Grão Mestre Adjunto atuando lindamente e em parceria fantástica com o Grão Mestre Otávio Lessa. Os dois se afinam perfeitamente em busca do lugar comum que é mostrar os verdadeiros princípios da maçonaria e o que ela tem feito de bom para a humanidade. Eduardo, além do mais é uma pessoa super simpática que chega até nós com o entusiasmo necessário no cumprimento de sua missão. Também a ele os cumprimentos pelo Dia do Maçom.


PARE PRA PENSAR

Chegar ao topo da vida é como escalar a mais alta montanha. E preciso garra e muita fé.


ALERTAS DO DIA

* O Painel Clima Brasil é um trabalho científico que hoje vai propiciar aos tribunais de contas de todo o país um poder de fiscalização sobre as condições climáticas, num trabalho absolutamente novo e útil. Inclusive os tribunais poderão e deverão participar da COP30 que vai acontecer em Belém do Pará no final deste ano de 2025. tão logo as coisas estejam resolvidas e o projeto melhor esclarecido voltaremos à pauta. O TCE de Alagoas já aderiu.

* Está dando o que falar e a nível nacional a suposta desistência do prefeito JHC, de Maceió ao cargo de governador de Alagoas. Dizem que ele estaria realmente cumprindo um acordo feito com os Calheiros e o instrumento também teria sido a nomeação de sua tia, Marluce Caldas para ministra do STJ. Será? Sinceramente e somente como observador de quem vem acompanhando a política alagoana a algum tempo, não acredito que essa decisão seja definitiva. Até porque, se JHC continuar prefeito ficará depois com dois anos sem mandato, o que não combina com os “Caldas” da vida.

* Um grande “rolo” já está acontecendo nos bastidores e tende a esquentar cada vez mais. Estou falando da falada venda da Braskem ao grupo liderado pelo empresário Nelson Tanure. Como é justo, a Braskem não pode mudar de mãos deixando dívidas para com as vítimas de sua catástrofe. O próprio grupo aspirante a comprador já se pronunciou a respeito dizendo que só compra com tudo liquidado e equacionado. Por outro lado, existem acionistas que também vão precisar se manifestar. Enfim, um monte de situações que nos impedem de dizer que a Braskem será vendida. Será?

* Vamos e venhamos que o desleixo das autoridades para com o Museu Théo Brandão está demais. O Museu completa 50 anos de existência e está fechado já há algum tempo sem que se tome uma providência para sua renovação. De uma importância fundamental para a difusão do folclore do Estado de Alagoas, jamais poderia estar abandonado do jeito que está. Além do mais, um menosprezo à figura do homem que o nomeia. Uma importante figura alagoana que levava o folclore a sério e era o seu maior conhecedor.

POR AÍ AFORA

# O mundo deve estar preocupado com as ações loucas e anti diplomáticas do presidente dos Estados Unidos, aliás um país que deveria ser o aconselhador do mundo e está se demonstrando carrasco. Essas questões de tarifaços ainda são poucas diante dos desvios diplomáticos, com cassações de vistos, a não permissão de estudantes em determinadas universidades e um monte de baboseiras que não caberiam na agenda de uma pessoa tão importante mundialmente e que, sinceramente está se tornando um boçal.

# O Zelensky, presidente da Ucrânia entrou, juntamente com outros chefes de estado europeus nessa conversa de negociação da paz, a propósito da guerra com a Rússia. Posso estar enganado, mas isso faz parte de outros propósitos do Trump, incluindo interesses por terras que possuam minerais. Não só da Ucrânia, mas de outros países no mundo, incluindo o Brasil. A Rússia vai continuar exigindo entrega de territórios ucranianos e o gaiato americano vai querer levar vantagem de alguma maneira. Talvez com essas terras, quem sabe?

# A Suíça ofereceu imunidade a Vladimir Putin, com a condição de que ele compareça a uma conferência de paz no país. Há um mandado de prisão pendente contra Putin, expedido pelo Tribunal Penal Internacional. A garantia foi manifestada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros suíço, Ignazio Cassis. No ano passado, o governo suíço definiu novas regras sobre imunidade concedida a indivíduos com mandado de detenção internacional em aberto, caso a pessoa esteja viajando ao país no âmbito de uma conferência de paz.

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399