Enio Lins
Reconhecendo o valor da diplomacia e da civilidade na ação política

FÁBIO FARIAS será homenageado, segunda-feira, dia 18, às 10 horas, em sessão solene da Assembleia Legislativa de Alagoas, com a Comenda Tavares Bastos. A mais tradicional honraria da casa foi aprovada por unanimidade do plenário, por proposta da deputada Carla Dantas, subscrita pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Marcelo Victor.
AO DESTACAR Fábio Farias com a principal comenda legislativa alagoana, a Casa Tavares Bastos destaca a capacidade – e a necessidade – de se fazer política de forma ampla e inclusiva. E, destacadamente, respeitando os adversários. Isso sem renunciar a seus princípios, nem dissimular posições políticas-ideológicas. Essas são características do ex-secretário do Gabinete Civil, mais recente posto no vasto currículo do homenageado.
PADECE O MUNDO de uma impressionante onda de trogloditismo político. A sangrenta guerra travada entre Ucrânia e Rússia toma ares de festa de criança frente ao genocídio praticado por Israel contra população palestina. As diatribes do norte-coreano Kim Jong-um são piadas de salão frente ao tresloucado Donald Trump (por coincidência, usuários de penteados circenses). E o Brasil pena numa efervescência golpista desde as eleições de 2022, numa espiral de tentativas de subversão da ordem democrática desaguando numa desabrida ação de traição nacional como jamais vista na história. O bom-senso morreu? Não, apesar dos pesares. O reconhecimento da Assembleia Legislativa de Alagoas à arte da diplomacia, ao talento na negociação, ao respeito para com adversários – elementos contidos nessa homenagem programada para segunda-feira, é um esperançoso sinal de que lealdade, humanidade e inteligência seguem valorizadas na política.
DONO DE UM CURRÍCULO invejável, Fábio Farias é médico competente. Mas optou pela atividade empresarial e pela articulação política, numa dupla militância que pratica há décadas. No item Medicina, exerceu-a basicamente no serviço público, como integrante da Secretaria Estadual da Saúde e da ASPLANA (Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas). Detalhe: clinicou em Murici, onde estreitou os laços de amizade com o saudoso “major” Olavo Calheiros. No mundo empresarial, atua na agropecuária, e nos segmentos imobiliário e comercial. Como político, seu universo é o da articulação, especialidade onde tornou-se um pós-Doutor, isso sem esquecer seu passado de jovem aprendiz como ativista radical no movimento estudantil da UFAL. Mas nunca teve simpatia por disputar voto para si próprio. Nas poucas vezes que seu nome se direcionou às urnas, o foi como integrante de chapas, seja para o Diretório Central dos Estudantes (nos anos 80), seja para o senado (eleito suplente do senador Renan Calheiros, em 2014).
ENQUANTO SECRETÁRIO do Gabinete Civil nas duas gestões de Renan Filho, entre 2015 e 2022, Fábio Farias afirmou-se como articulador de grande desenvoltura, exercendo plenamente a diplomacia institucional. Harmonizou interesses tidos como antagônicos, costurou entendimentos tidos como improváveis atendendo desde interesses sindicais até empresariais, passando pela costura sempre delicada entre as políticas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. No atual cenário, apesar da discrição, não está quieto nem aposentado: foi um dos principais arquitetos, junto com o senador Fernando Farias no (difícil) acordo entre o MDB e o grupo João Caldas/JHC – tarefa considerada impossível. Essa engenharia pacificadora, capaz de construir pontes progressistas, avançadas, vencendo obstáculos pretensamente intransponíveis, é a característica principal que será reconhecida e premiada pela Assembleia Legislativa de Alagoas, em sessão solene, no dia 18. O Brasil e o mundo necessitam, dada dia com mais premência, de lideranças com esse tipo de talento e de compreensão política.

Enio Lins
Sobre
Enio Lins é jornalista profissional, chargista e ilustrador, arquiteto, membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Foi presidente do DCE da UFAL, diretor do Sindicato dos Jornalistas, vereador por Maceió, secretário de Cultura de Maceió, secretário de Cultura de Alagoas, secretário de Comunicação de Alagoas, presidente do ITEAL (Rádio e TV Educativas) e coordenador editorial da OAM.