Bartpapo com Geraldo Câmara

COMUNICAÇÃO EMPODERADA

Bartpapo com Geraldo Câmara 15 de agosto de 2025

É um poder? Claro que sim. Desde nossos primeiros olhares para o mundo, exercemos o poder da comunicação. Não sabemos ainda o que estamos fazendo, não temos noção do mundo em nossa volta mas já recebemos comunicação das pessoas e estabelecemos respostas com nossos olhares ou sei lá com o que. À medida em que crescemos vamos aprendendo a nos comunicar com o mundo, quer através de gestos, sorrisos, gemidos e outras maneiras ingênuas até chegarmos à palavra, nossa grande arma para o futuro que se nos avizinha. E se a soubermos usar, alguns não podem mas buscam alternativas, então, aí sim já estamos armados para uma vida inteira onde a comunicação será sempre a palavra de ordem. Seja para pedir, obedecer ou lá que seja, como para mandar, instruir, ensinar. Ninguém cresce sem comunicação, a grande arma às vezes perigosa, mas na maioria do tempo útil e necessária.

Nos tempos de hoje vivemos a era em que a comunicação evoluiu, sobretudo tecnologicamente. Torna-se cada vez mai útil em todos os setores da vida humana, serve de defesa e de ataque, tem papéis preponderantes no desenvolvimento de ideias, de estudos científicos, de esclarecimento ou não para as peças que aderem ao uso de todas as ferramentas disponíveis no sentido de terem muito mais instrução, de estarem muito mais adaptadas ao mundo moderno.

Vivo comunicação desde muito cedo. E dela fiz minha arma, minha profissão, minha vida. Com ela evoluí, cresci, Com ela e por ela acompanhei o avanço da tecnologia, não só como jornalista, mas e muito como o publicitário que exerceu a profissão durante cerca de 40 anos e ainda o faz por extensão. Conheci o rádio como o grande herói das residências, acompanhando um futebol ou vendo as mulheres, sobretudo as mulheres acompanharem suas novelas preferidas radiofonizadas. Vi a chegada da televisão em preto e branco, assisti a inovação da televisão a cores colocada no Brasil pelo visionário Assis Chateaubriand que para a inauguração espalhou duzentos aparelhos importados pelo centro da cidade de São Paulo e fez a festa. Vivi a era do telefone impossível com dias de espera para uma chamada entre Rio e São Paulo e inaugurei anos depois na Paraíba a chegada do caríssimo aparelho celular.

Na década de 90, comprei meu primeiro computador doméstico e aposentei minha querida máquina de escrever que me foi útil durante muitos e muitos anos. Alguns anos depois deixei o fax de lado e passei a enviar minhas colunas para os jornais através do poderoso e até hoje usado, “e-mail”. Toda essa processualística faz parte de uma única ciência que é a comunicação e que, sem ela e sem dúvida alguma ninguém vive. Todos nós exercemos o poder dela das mais diversas maneiras e os profissionais a exercem, cultivam e pesquisam buscando as melhores formas no seu aproveitamento. O que precisamos, principalmente nós que a exercemos é tentarmos separar o joio do trigo entendendo o que é comunicação efetivamente científica e laboral e o que a improvisação que vem sendo utilizada pela população de um modo geral, usando as redes sociais e achando que com elas estão fazendo jornalismo ou comunicação. As autoridades precisam entender que exercício de profissão é uma coisa totalmente diferente de práticas de comunicação aleatórias e não profissionais. Um tema que deve ser discutido intensamente nos próximos anos visando sobretudo a limpeza e a correição na área da comunicação.

O velho “Chacrinha” já dizia que “quem não se comunica se trumbica” e ele estava tão certo que até hoje o ditado virou uma assertiva. No entanto, devemos buscar sempre a comunicação correta, digna, decente para que, ao fazermos uso das tecnologias que temos à disposição e agora com a Inteligência Artificial que pode mudar tudo o façamos de maneira a fazer chegar as mensagens aos seus destinos com dignidade e sobretudo com a verdade que tanto precisamos. E aí, sim, na acepção da palavra estaremos fazendo a verdadeira comunicação - ponte para o progresso de qualquer país.

FOTONOTAS

TECA NELMA Pense numa jovem que vai muito mais longe do que se possa imaginar e vem à luz o nome da hoje vereadora Teca Nelma. Uma jovem que não conhece obstáculo, que aprende desde cedo a caminhar com os passos de quem acredita nas pessoas e faz o que puder por elas. Uma parlamentar que já começou aguerrida, pronta para os desafios do caminho escolhido e que vai muito mais longe do que se pensa. Não sei quais são suas pretensões a curto prazo, mas sei que com o tempo que for vai alcançar os objetivos colimados. Beijão, Teca.

ANA DAYSE DÓREA – Jamais vou me cansar de falar desta mulher notável que inspira e respira educação, que faz de tudo o que é possível para passar à frente todos os seus conhecimentos e que não são poucos, para que gerações estejam sempre atualizadas e levando a educação a sério. Além do mais, vamos e venhamos que Ana Dayse passa uma simpatia abundante o que nos permite uma empatia excelente e, com isso, conseguirmos um pouco do que ela sabe. Ana Dayse é uma daquelas figuras respeitadas pelo que sabe, mas sobretudo pelo que pode transmitir. Abração, amiga.


PARE PRA PENSAR

“Ser ou não ser”. Isso foi coisa de Shakespeare. Agora você só tem que “ser” para a coisa não ficar feia.


ALERTAS DO DIA

* Vou procurar entender melhor e voltar a falar sobre o assunto, mas que, na primeira notícia me preocupou. Trata-se do fato de uma empresa especializada em gás no estado de Alagoas estar com um projeto para armazenar gás no subsolo no município do Pilar. Os estudos estão aprovados pelo IMA, mas como se diz na versão popular, “gato escaldado tem medo de água quente”. Isto porque, ainda estamos com os resquícios do afundamento de solo em tantos bairros aqui em Maceió, por motivos outros, claro, mas é quando as novas experiências precisam ser muito comprovadas.

* E a propósito disso o “imbroglio” da Braskem continua e esta semana tive o prazer de entrevistar para o Bartpapo o defensor público Ricardo Melro e que muito me impressionou pela sua lucidez e pela maneira como ele encara essa questão de indenização pra valer às vítimas. Essa novela já se estende há alguns anos, muita máscara está colocada nas faces dos que precisam se omitir e, finalmente é preciso que o poder público aja cada vez mais e que o judiciário acolha os que estão querendo agir certo neste assunto.

* Pois é! Falamos tanto em educação, na necessidade dela para desenvolvimento nosso como gente, como país e aí vemos em letras garrafais que as mensalidades escolares vão ter um aumento de 15%. Hão de dizer que estuda em escola particular quem pode. Mas quem não pode acaba também fazendo uma forcinha para dar uma educação melhor a seus filhos e, com isso, leva a cacetada. Na verdade, se a educação neste país fosse levada a sério a coisa seria diferente e o ensino particular teria que se adaptar. Da mesma maneira que acontecia a 60 ou 70 anos atrás.

* Hoje está sendo encerrado no Centro de Convenções Ruth Cardoso o CONACON que é o Congresso Nacional de Auditores de Controle Externo, assunto profundamente importante para que os gestores, tanto federais quanto estaduais e municipais sejam orientados e fiscalizados, sobretudo pelos Tribunais de Contas que têm este dever para que essas administrações tenham lisura suficiente ao conduzirem suas administrações. Daí a grande importância deste evento que desde a última terça-feira vem discutindo métodos e sistemas para melhor desempenho dos auditores.

POR AÍ AFORA

# O Conselho de Segurança da ONU realizou uma reunião de emergência sobre o plano de Israel para ocupar a Faixa de Gaza, uma "escalada perigosa" da guerra contra o Hamas. A declaração foi dada pelo secretário-geral adjunto da ONU para a Europa, Ásia Central e Américas, Miroslav Jena, durante a reunião do Conselho de Segurança. "A decisão mais recente do governo israelense corre o risco de desencadear outro capítulo terrível neste conflito. Esta é mais uma escalada perigosa do conflito", afirmou ele.

# Em mais um relatório compilado a partir de dados clínicos e depoimento de pacientes e de profissionais de saúde de duas clínicas na Faixa de Gaza, da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) denuncia a violência direcionada e indiscriminada por parte das forças israelenses e grupos norte-americanos privados contra os palestinos em locais de distribuição de alimentos administrados pela chamada Fundação Humanitária de Gaza 

# À primeira vista, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parece estar vencendo a guerra comercial que desencadeou depois de retornar à Casa Branca em janeiro, dobrando os principais parceiros comerciais à sua vontade, Obstáculos significativos permanecem, no entanto, incluindo se os parceiros comerciais dos EUA cumprirão os compromissos de investimento e compra de bens, o quanto as tarifas aumentarão a inflação ou impedirão a demanda e o crescimento, e se os tribunais permitirão que muitas de suas taxas ad-hoc sejam mantidas. (JB 0n line)


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399