Bartpapo com Geraldo Câmara

A PREGUIÇA MENTAL

Bartpapo com Geraldo Câmara 08 de agosto de 2025

Preguiça, de um modo geral, já é algo profundamente ruim para o corpo, para a vida de um modo geral, atitude destrutiva que torna a vida enfadonha, sem princípio e sem fim. As pessoas preguiçosas não veem a vida passar, não passam pela vida e buscam muito mais a ociosidade do que a preciosa experiência do viver intensamente, do buscar relações interpessoais, nas novidades, em todas as formas de relação, seja com os livros, com os meios de comunicação, com a natureza, não importa com o que, mas sempre buscando a informação precisa por todos os meios e métodos. Assim, exatamente assim a vida tem sentido. Mais ainda buscando a criatividade, a inovação de que tanto se fala, a percepção de que o mundo existe à sua volta e que nele e dele vivemos.


Os fatores acima descritos são fundamentais para que se afaste a preguiça de nossas vidas, mas imaginemos que ela se estenda muito mais e ao invés de não querermos nos movimentar, andar, conhecer coisas e lugares, buscar o novo, estejamos com a famosa preguiça mental. Aquela que não nos deixa pensar, refletir, criar. Aquela que não permite a movimentação dos neurônios e que vai tornando o cérebro cada vez mais impotente, cada vez mais preguiçoso. Esta é a pior forma das preguiças porque nos torna vegetantes, passivos diante do mundo e da vida como um todo. A maior das descobertas de um ser humano é quando ele entra em seus próprios pensamentos e consegue entender que deles nasce a luz.


Aliados os pensamentos às informações que temos ao nosso dispor poderemos cada vez mais nos tornar pessoas de alta criatividade capazes de mudar outras pessoas, de mudar ambientes, de mudar o mundo. Mas estamos falando de algo que não fica condizente com o progresso que desejamos para o mundo e sempre através das pessoas. Pessoas que jamais podem deixar de estimular as atividades dos seus neurônios que são ativados na verdade através do uso e do estímulo constantes. Mundo moderno, de algum tempo para cá vem fazendo essa realidade ser sustentada por uma tecnologia que vai das mais simples às mais complicadas. Lembro-me bem de quando escrevia meus textos na minha máquina de escrever e ainda me recordo de quando a aposentei porque chegara o computador doméstico facilitando em muito as nossas vidas. Claro que sempre busquei as melhorias e a internet tem sido responsável por grandes avanços sobretudo na área da informação. A chegada de novos instrumentos têm sido valiosos na busca de esclarecimentos em diversas áreas, mas aí entra o ponto. São instrumentos de estímulo a uma preguiça mental que não pode e que não deve acontecer. Quanto mais informações você tem à sua disposição, possivelmente sejam muito importantes na formação do indivíduo, mas também o são comodidade demais no aprendizado. A criatividade nasce da necessidade. Buscam-se buracos de mercado para os inventos, por exemplo. Buscam-se fórmulas para as pesquisas científicas, mas as gerações atuais de jovens estão tão violentamente apegadas à comodidade da internet que muitas vezes não pensam ou não estimulam o cérebro para o novo.


É exatamente aí que entra a mais recente coqueluche tecnológica. O Chat GPT, por exemplo, responde, calcula, raciocina, cruza informações as mais diversas e é capaz de formular as respostas inteiras para uma prova que um suposto aluno deixe para ele resolver. E ele resolve em questão até de segundos quebrando todos os raciocínios, deixando o aluno em grande comodidade e mostrando um resultado que não nasceu do esforço cerebral mas do mínimo esforço da consulta. E então, vejamos que essa geração de jovens ao contrário de cabeças pensantes estão tendo muito mais cabeças consultantes e que, sem dúvida alguma serão repositórios, não mais de criatividade, mas de indução à cópia e à subserviência tecnológica. Daí a preocupação que existe com um pior aproveitamento das funções dos neurônios e o estabelecimento em parte da preguiça mental. Vamos pensar, gente!

FOTONOTAS


EDILSON SILVA – Uma figura carismática, um conselheiro de primeira qualidade que vem dedicando parte de sua vida a um trabalho magnífico de condução de uma Atricon, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas e sabendo apreciar o que os Tribunais podem fornecer de melhor para a sociedade brasileira. Preocupado sempre com os melhores congressos e eventos esteve à frente deste, especificamente de comunicação demonstrando com isso o seu entendimento do valor da matéria para as instituições a ele afetas. Muito bom saber que a comunicação, com ele está definitivamente apoiada.


CÉSAR MIOLA – Conheço César Mila, o vice-presidente da Atricon de alguns anos atrás e com ele consegui ter e manter uma interação que de muito nos ajudou e ajuda em nosso trabalho à frente da diretoria de Comunicação do TCE-AL e da TV Cidadã, que tivemos a honra de montar e inaugurar e dirigir desde 2015 com o incondicional apoio do Conselheiro Otávio Lessa. Miola sempre foi um vanguardista, um homem à frente do seu tempo que sabe usar métodos e palavras para estimular os bons projetos. É maravilhoso sabê-lo na ativa desta associação reforçando os trabalhos e mostrando sempre toda a sua simpatia e empatia com o assunto “contas”.


PARE PRA PENSAR


Não se atropele para chegar a conclusões. Com certeza não serão as melhores se você não souber parar pra pensar, analisar e então concluir.

ALERTAS DO DIA

* Estou na cidade do Rio de Janeiro vivendo e sentindo as emoções deste III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas. Sentindo a garra dos que fazem os tribunais neste país e da garra dos que querem viver o desenvolvimento dessas instituições tão importantes para a sociedade brasileira. O fato desta importância é que fez com que mais de mil pessoas estejam presentes ao evento que discute assuntos os mais variados, mas sempre no propósito de fazer com que o controle externo seja cada vez mais melhorado e que a importância da comunicação seja cada vez mais evidenciada.

* Como debate inicial duas presenças importantíssimas da mídia televisiva se fizeram presentes: a jornalista Natuza Nery e a não menos conhecida Giuliana Morrone. Ambas falaram intensamente sobe o papel da comunicação, do perigo das “fake news”, mas sobretudo no que diz respeito à importância de os Tribunais de Contas de todo o país entenderem melhor a necessidade de fazerem com que a sociedade entendam os seus verdadeiros papéis e compreendam uma missão importantíssima que é a de capacitarem os gestores para saberem usar a transparência e os métodos de gestão compatíveis com a lei e com os bons propósitos.

* Em todo o evento que se preze o lúdico, a cultura também precisam marcar presença. Foi o que aconteceu com o Congresso que se deu ao luxo de abrir com uma apresentação da bateria e das dançarinas fantásticas da Mangueira levando o público presente ao um êxtase fantástico e demonstrando que cultura do Rio de Janeiro poderia ser reverenciada com um de seus melhores símbolos que é o carnaval. Um carnaval que não poderia ser melhor representado do que pela fantástica Escola de Samba da Mangueira. Na verdade foi um show incomparável que deixou os espíritos de todos absolutamente preparados para o show de amplos conhecimentos.

* Outra palestra que empolgou os participantes, ou outras palestras, disseram respeito à grande discussão do momento que é a Inteligência Artificial. O assunto faz parte de todas as rodas, principalmente de comunicação e leva a percepções profundas, sobretudo no que diz respeito ao seu uso, hoje em grande ascensão. Como se diz, o futuro chegou e é preciso ser compreendido em todas as suas facetas. A já famosa IA é uma delas e compreendê-las, sobretudo conosco que fizemos comunicação é uma meta a ser atingida rapidamente. Vamos caminhando no assunto em nosso Tribunal de Contas de Alagoas e muito bem.


POR AÍ AFORA


# O governo da Rússia pediu "cautela" em declarações a respeito de armas nucleares, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter posicionado dois submarinos equipados com bombas atômicas em áreas próximas ao maior país do mundo. De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, é "necessário que todos sejam prudentes sobre o tema". "Moscou trata com cautela as declarações ligadas às questões nucleares", disse ele.


# O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, disse se "lamentar" pela Itália e pelo Vaticano, pois afirmar que seu país comete um genocídio na Faixa de Gaza ou reconhecer o Estado da Palestina é "totalmente irracional". A declaração foi dada ao jornal italiano Libero, em reportagem publicada neste domingo (3). "Lamento o que o presidente [da Itália, Sergio] Mattarella disse. Temos grande respeito por ele e pela Itália, mas nosso presidente [Isaac] Herzog e eu respondemos enfatizando que estamos agindo em total conformidade com o direito internacional e que essas acusações não representam a nossa maneira de operar", declarou Saar.


# O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que ordenou o envio de dois submarinos nucleares para "regiões apropriadas" após provocações feitas pelo ex-mandatário da Rússia Dmitry Medvedev. O russo, que é aliado do atual presidente Vladimir Putin e membro do governo, afirmou que o republicano deveria lembrar que Moscou ainda possui o sistema soviético de retaliação nuclear, conhecido como "Mão Morta", com alto poder de destruição.


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399