Edmilson Teixeira

Registro marcante

Edmilson Teixeira 23 de julho de 2025

Recentemente a Academia Maceioense de Letras celebrou o sucesso de sua reunião, conforme afirmou o presidente da entidade, Dr. Jorge Soares. O encontro foi marcado pela aclamada palestra do renomado professor José Uedison Nomeriano, que abordou com maestria a norma culta da língua portuguesa.

ReconhecimentoDr

Jorge Soares destacou a profundidade e a clareza da apresentação do professor Nomeriano, que cativou a todos os presentes. "Ao fim da brilhante apresentação, ele recebeu das mãos da confreira Rosa Amélia, que foi homenageada por ter passado para uma idade nova, no dia anterior, com um poema do confrade Moezio Vasconcellos, o certificado a que fez jus", relatou o presidente.

Acelerando


Na última segunda o Pilar vivenciou uma grande movimentação e celebração, marcada pela presença do deputado federal Arthur Lira (PP/AL). A prefeita Fátima Rezende (MDB) destacou a entrega de dois importantes equipamentos que simbolizam o firme investimento do município em Educação, Cultura e na valorização da história local, cujo evento foi reforçado com a presença da deputada estadual Fátima Canuto (MDB) e do ex-prefeito Renato Filho.

Obras entregues


Os novos espaços inaugurados são a moderna sede da Secretaria de Educação e Cultura e o pioneiro Museu de Instrumentos Musicais e Escola de Música Mestre Valentim, que se consagra como o primeiro do Nordeste em sua categoria. Além do mais, foi entregue um novo equipamento para auxiliar no trabalho de poda de árvores e troca de iluminação nos postes, um caminhão denominado de carro-cesto.

Ligação


A comunidade de Quebrangulo recebeu, na última segunda-feira, uma notícia que promete transformar a mobilidade urbana local. Após uma reunião estratégica entre o prefeito Manoel Tenório, seu vice Feu Maia e assessores com o presidente da Codevasf (regional) João Paulo Tavares, foi confirmada a possibilidade da construção de uma ponte vital para o município.

Estratégia


Conforme o projeto, a nova estrutura ligará a Avenida 15 a importantes regiões como Carangueija, Pedra Talhada e Juliana, além de conectar diretamente à Escola Mirta Correia e à Avenida Contorno. O prefeito Manoel Tenório expressou grande otimismo com a ação, destacando seus múltiplos benefícios, entendendo que a obra irá desafogar o trânsito no centro da cidade e será uma nova opção para chegar e sair de Quebrangulo.

Apoiadores


O projeto que está bastante amadurecido, é fruto de uma parceria robusta com o governo federal, pois é crucial para o desenvolvimento da infraestrutura de Quebrangulo. O prefeito Manoel Tenório fez questão de ressaltar a intervenção e o apoio contínuo dos deputados federais alagoanos Arthur Lira e Alfredo Gaspar de Mendonça, que, segundo ele, têm sido dois parceiros de grande importância para seu governo.

Ao longo da semana

Desde a última segunda que passageiros de linhas do transporte público de Maceió começaram a notar a presença de pesquisadores a bordo dos ônibus. Trata-se da etapa “Sobe e Desce”, uma importante fase do Plano de Mobilidade Urbana, que visa levantar dados precisos sobre os fluxos de entrada e saída de passageiros. O avanço das etapas poderá ser consultado no site planmobi.maceio.al.gov.br.

Moleza


Durante toda essa semana os munícipes de Arapiraca e Coruripe estão sendo contemplados com o Atendimento Itinerante da Equatorial Alagoas. Na oportunidade, os clientes poderão efetuar troca de lâmpadas, fazer negociação de débitos, atualizar o cadastro na Companhia e se inscrever na TSEE, que desde o dia 05 de julho concede desconto de 100% na tarifa de energia elétrica nos primeiros 80 Khw consumidos.

Entrou pelo cano


Um professor, cuja identidade não foi divulgada, é suspeito de manter conversas pornográficas com uma aluna de 12 anos. A denúncia foi levada à Promotoria de Teotônio Vilela, município onde o fato teria ocorrido, pelo Conselho Tutelar da cidade. Após instaurar Notícia de Fato, seguida de Procedimento Administrativo, a Promotoria solicitou à Polícia Civil a instauração de inquérito policial para apuração do caso.

Bronca pesada


A Justiça Federal condenou a Organização de Ensino Superior Anchieta (OESA/FAR) ao pagamento de indenizações por danos materiais e morais a estudantes que cursaram Pedagogia e Teologia no município de Penedo, por meio de convênios com instituições descredenciadas junto ao Ministério da Educação. A decisão reconhece que o curso foi ofertado de forma ilegal, sem autorização para funcionar, e que os diplomas emitidos não possuem validade oficial.