Edmilson Teixeira
Bronca estranha
A presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas, Sílvia Melo, lamentou que essa semana os colegas do HGE tenham sido afrontados pelo diretor geral, deparando-se com cartazes incentivando pacientes e acompanhantes a denunciarem diretamente no whatsapp dele problemas com o atendimento. “Não admitimos essa estratégia tendenciosa à transferência de culpa para os profissionais. Os médicos e demais integrantes da equipe merecem respeito e reconhecimento, até porque se superam a cada dia para gerar o melhor resultado possível diante de tanta escassez”, desabafou.
Acusação
Segundo Sílvia Melo, a falta de condição de trabalho é acima do imaginável, apesar das artimanhas para mascarar a realidade. “Não é justo tentar confundir a opinião dos usuários, induzindo-os de que, havendo falha, a origem esteja atrelada aos que executam o serviço. Na verdade, somos todos vítimas do descaso com a saúde pública. Não é fácil trabalhar onde não existe estrutura. Nós enfrentamos esse desafio, e ainda assim geramos ótimos resultados - nos desdobramos muito para tal façanha. Merecemos respeito, gratidão e reconhecimento”, desabafou Sílvia Melo.
Condições precárias
Além da escassez no abastecimento de insumos e medicamentos no HGE, há limitações no dimensionamento da equipe, instalações precárias, e equipamentos quebrados. “Tudo isso é protagonizado pelos gestores, não é correto inverter os papéis,” ressalta a presidente do Sinmed. No intuito de evitar distorções, as redes sociais do Sinmedalagoas estão divulgando a listagem dos itens que atualmente estão em falta nesse período, incluindo a ausência de equipamentos inoperantes por falta de manutenção e que comprometem a qualidade da assistência.
Destemido
Nosso deputado federal, Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil) se mantém com uma postura diferenciada dos demais companheiros da bancada alagoana, sobretudo para encarar com sérias denúncias a “tropinha” do STF. Seus mais de 230 mil seguidores do Instagram certamente aplaudiram o Dr. Alfredo pelo seu discurso feito ontem na Câmara Federal.
Desabafo
“O STF fez de novo! Agora, inocentou o doleiro Alberto Youssef - réu confesso - condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e envolvido nos maiores escândalos da história do Brasil. Desprezou provas, ignorou a verdade e acendeu o alerta: o combate à corrupção está sendo enterrado pela Suprema Corte. O povo brasileiro merece justiça, não proteção a criminosos!”. Atacou Alfredo Gaspar sobre a cara de pau do senhor Dias Toffoli.
O caso
É que na terça-feira desta semana, o ministro Dias Toffoli, anulou todos os atos da Operação Lava Jato contra o ex-doleiro e delator da investigação, Alberto Youssef. No texto, o magistrado apontou que houve uma atuação coordenada e ilegal, entre o então juiz Sergio Moro, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), que visava forçar delações e manipular provas. Com isso, ficam invalidadas todas as determinações de Moro no processo
Luz no fundo do túnel
Em reunião com representantes do SINDPREV-AL e da reserva técnica da Saúde, o vice-governador, Ronaldo Lessa se comprometeu em conversar com o governador Paulo Dantas e encontrar uma solução para a convocação de todos/as os que foram aprovados no concurso há 23 anos, sem uma solução por parte do Governo do Estado. Há uma ação na Justiça que vai entrar para seus 17 anos.
Água no chopp
Na madrugada da última terça nas imediações da cidade alagoana de São Sebastião, um caminhão carregado de cevada tombou em um trecho da rodovia BR-101 e pegou fogo logo em seguida. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para combater as chamas.
Relato
Conforme informações colhidas no local do acidente, o veículo tombou após os pneus estourarem. Apesar da gravidade do incêndio, o motorista sofreu apenas escoriações leves e foi atendido pelos bombeiros. Segundo a corporação, não precisou ser levado ao hospital.
Especulação
Nas redes sociais o que ganhou destaque essa semana é que a Câmara dos Deputados presidida pelo paraibano Hugo Motta (Republicanos) desembolsou R$ 807,5 mil nos últimos oito anos para Gabriela Batista Pagidis, fisioterapeuta registrada como secretária parlamentar do próprio deputado Motta. Embora esteja lotada no gabinete desde 2017, Gabriela mantinha uma rotina ativa em clínicas de fisioterapia, academias e outros locais de Brasília, mesmo em horários que deveria estar cumprindo expediente na Câmara.

Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011