Edmilson Teixeira

Sertão

Edmilson Teixeira 10 de julho de 2025

Ontem na cidade de Senador Rui Palmeira o prefeito Joãozinho disse que recebeu com alegria a visita do amigo e prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo, ocasião em estava a secretária de Governo, Jeane Moura e o ex-prefeito Siloé. “Um momento de boa conversa, troca de experiências e diálogo sobre os avanços e desafios dos nossos municípios. Parcerias como essa fortalecem a nossa região e reafirmam o compromisso com o desenvolvimento coletivo”, disse Joãozinho.

Grana na jogada


Ontem em suas redes sociais a prefeita de São Luís do Quitunde, Márcia Cavalcante propagou uma medida tomada pela Prefeitura, ao afirmar: Tá na conta! É que foi liberado o terço de férias dos servidores da saúde (efetivos e comissionados). “Esse é o meu compromisso e respeito com o trabalho sério e com quem cuida da gente todos os dias. Vamos juntos!”

Levantamento


Conforme pesquisa feita em Maceió, pelo Instituto Falpe com 823 eleitores entre sábado e segunda-feira (passados); se a eleição para o Senado fosse hoje, Davi Davino Filho e Alfredo Gaspar estariam à frente na preferência do eleitorado de Maceió. Ambos aparecem tecnicamente empatados: Davi com 47% das intenções de voto e Gaspar com 45%.

Sequência


Outros nomes citados foram Renan Calheiros, com 16%, Arthur Lira, com 11%, Paulão, com 4%, e Eudócia Caldas, com 2%. A sondagem permitiu que os eleitores escolhessem até dois candidatos. Entre os participantes, 13% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados e 10,5% preferiram não opinar. A pesquisa reforça o cenário local de disputa antecipada para o Senado, em meio à reorganização de forças políticas no Estado.

Em Brasília


Ontem a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou, o Projeto de Lei nº 1.764/2024, que institui o Novembro Roxo, o Dia Nacional da Prematuridade (17 de novembro) e a Semana da Prematuridade. A relatoria da proposta ficou a cargo da senadora alagoana Dra. Eudócia (PL-AL), que destacou a importância da matéria para a saúde pública e o acolhimento das famílias afetadas.

Festa em alta


“Celebrar os 78 anos da nossa cidade ao lado do nosso povo, com fé, trabalho e conquistas, foi simplesmente inesquecível. Foi um dia para reafirmar o quanto vale a pena lutar todos os dias por uma Junqueiro mais justa, mais forte e cada vez mais desenvolvida.Parabéns, Junqueiro! São 78 anos de história... e o melhor ainda está por vir”, prefeito Leandro Silva, nas comemorações de ontem, quarta, dia 9.

Atitude


Ontem quarta-feira, o deputado federal Marx Beltrão (PP) defendeu em Brasília a proposta da nova tarifa social de energia elétrica, que instituiu a gratuidade e vai zerar o valor da conta de energia para famílias beneficiárias do Cadastro Único (CadÚnico) e que tenham consumo mensal de até 80 kWh.

Oficialização


A nova tarifa social foi publicada em maio no Diário Oficial da União (DOU) por meio de Medida Provisória (MP) e passou a vigorar no último sábado. Nesta quarta, Beltrão participou de audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara, que ouviu o ministro Alexandre Silveira sobre nova tarifa.

Impacto social


“É uma medida de um impacto positivo, econômico e social imenso. A estimativa do governo é de que cerca de 55 milhões de brasileiros serão beneficiados com descontos e 60 milhões com a isenção na conta de luz. Defendo a nova tarifa social, porque os custos com a conta de energia pesam cada vez mais no bolso do povo de Alagoas e do Brasil”, disse Marx.

Economistas


Na última segunda-feira, o Corecon/AL promoveu uma reunião em sua sede, a fim de alinhar ações de divulgação do “Desafio Quero Ser Economista”. Trata-se de uma competição voltada exclusivamente para estudantes do ensino médio. Estiveram presentes os conselheiros e membros da comissão de divulgação, o Marcos Calheiros (presidente), Cleydner Maurício (vice-presidente), Laurentino Veiga e Ulisses Ávila.

Propósito


Durante o encontro, o coordenador da comissão no Estado, Cleydner Maurício, apresentou as diretrizes da iniciativa, destacando o caráter educativo e lúdico da competição. “A proposta do desafio é estimular o raciocínio, a curiosidade e o interesse dos estudantes por temas econômicos. Por meio de jogos dinâmicos e conteúdos acessíveis, os participantes aprendem conceitos de economia enquanto se divertem”, afirmou.