Roberto Baia

“Agora é Lei em Alagoas”

Roberto Baia 04 de julho de 2025
“Agora é Lei em Alagoas”
Deputado Antônio Albuquerque - Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, em segundo turno, o Projeto de Resolução nº 86/2024, que cria o aplicativo “Agora é Lei em Alagoas”. De autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), a proposta visa facilitar o acesso dos cidadãos à legislação estadual, reunindo, em uma plataforma digital, as leis em vigor e outras informações essenciais sobre o funcionamento da Casa Legislativa. O app estará disponível para dispositivos Android, iOS e Windows Phone.

Acesso à informação


O principal objetivo do aplicativo é promover a transparência e o acesso à informação, permitindo que qualquer cidadão consulte as normas estaduais e detalhes sobre os projetos legislativos, como o número do projeto e o nome do autor. Além disso, a plataforma incluirá recursos como perfis completos dos deputados, banco de dados com a Constituição Estadual, a Constituição Federal, o Regimento Interno da ALE e a agenda institucional da Casa, com datas de sessões e eventos oficiais.

Transferência


O “Agora é Lei em Alagoas” também fortalecerá a interação entre a população e os parlamentares, oferecendo canais de comunicação direta para envio de sugestões, dúvidas e críticas. Com essa iniciativa, a Assembleia Legislativa busca não apenas aumentar a transparência, mas também engajar os cidadãos na política local, promovendo a educação cívica e incentivando uma maior participação no processo legislativo.

Tentativa de despejo


Na manhã de ontem, quinta-feira, 3, cerca de 150 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que estão acampadas na Fazenda Laranjal, em São Sebastião (AL), enfrentaram uma tentativa de despejo, mas a liminar de reintegração de posse foi suspensa por uma nova decisão judicial. As famílias ocupam a fazenda desde abril, durante a Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, e têm como objetivo garantir acesso à terra e condições de vida e trabalho dignas.

Remanejamento


O MST argumenta que a liminar não levou em conta um acordo firmado com o Governo de Alagoas, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado (Iteral), e reivindica a permanência das famílias na terra ou seu remanejamento para outro local adequado. O movimento também destaca a necessidade de promover uma agricultura mais sustentável, em contraste com áreas que não estão sendo produtivas ou que enfrentam problemas ambientais.

Audiência de conciliação


A situação gerou um forte aparato policial, com a presença de diversas viaturas da PM, e representantes do Incra estiveram no local. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou que uma audiência de conciliação será agendada com a Comissão de Soluções Fundiárias de Alagoas para tentar resolver o conflito. A data da audiência ainda não foi divulgada.

Operação Ovos de Ouro


A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou ontem, quinta-feira, 3, a operação Ovos de Ouro com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro. A operação abrangeu cidades de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas e, também, Arapiraca, no interior de Alagoas. Em Arapiraca, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados aos investigados.

Busca e apreensão


Foram expedidos nove mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão, além de ordens de bloqueio de bens. As investigações revelaram que os criminosos operavam uma rede de tráfico interestadual, utilizando empresas de fachada e laranjas para movimentar grandes quantias de dinheiro. A operação também envolveu a Polícia Civil de Alagoas, com 60 policiais no cumprimento das ordens judiciais.

Crescimento do crime


A presença do grupo criminoso em Arapiraca chama a atenção para o crescimento do crime organizado no interior de Alagoas, o que representa um desafio para as forças de segurança. A operação é uma resposta a essa expansão, mas as autoridades aguardam mais detalhes sobre as prisões realizadas e outros desdobramentos ao longo do dia.

Girau do Ponciano


Na próxima quarta-feira, 9, a cidade de Girau do Ponciano, em Alagoas, sediará o evento “De Alagoas para o Mundo: Experiências que Transformam”, promovido pela Editora Futura e com apoio das prefeituras de Girau, Novo Lino e Olivença. O encontro, que acontecerá das 8h às 12h, no Auditório Municipal José Paulo da Silva, reunirá estudantes, professores e autoridades locais para discutir como o ensino de inglês pode abrir portas e gerar mudanças sociais, com foco no programa Futura’s Passport. Esse programa visa ensinar inglês de forma prática, acessível e inclusiva, impactando diretamente as comunidades.

Evento gratuito


O evento destacará experiências de alunos alagoanos que viajaram para o exterior através do programa e refletirá sobre o papel do inglês como ferramenta de oportunidades. A entrada é gratuita, e o evento contará com a presença de convidados especiais e autoridades educacionais e culturais do estado. O objetivo é mostrar que, mesmo em cidades do interior, é possível formar jovens preparados para o mundo por meio de um ensino moderno e transformador.


… A Polícia Civil de Alagoas descartou que o assassinato de Davi Paulino da Silva tenha sido motivado por roubo, já que seus objetos e veículo estavam intactos.

… O corpo foi encontrado em um canavial na zona rural de Campo Alegre, com sinais de execução.

… As investigações continuam e a polícia pede colaboração da população, com denúncias anônimas pelo telefone 181, para ajudar a esclarecer o crime.