Edmilson Teixeira
Bronca contra o barbudo
Os partidos União Brasil e o Progressistas devem se reunir por esses dias, para deliberar a entrega de cargos que ainda mantém no governo Lula como parte de um movimento para se distanciar da base governista antes das eleições de 2026. A decisão envolve a saída de cargos de segundo e terceiro escalão em órgãos como Caixa, Telebras, Correios, Codevasf, DNOCS, Sudene e Sudam. A maioria das lideranças já considera insustentável continuar atrelada a um governo com índices elevados de reprovação.
Grande homenagem
Teve início ontem (quarta) a Semana Cultural Arthur Ramos, que se estenderá até segunda-feira da próxima semana. O evento é uma oportunidade única de valorizar a história, cultura e talentos locais, envolvendo a comunidade em uma série de atividades enriquecedoras. É diversificado, incluindo palestras, exibições de cinema, exposições e momentos de sarau.
Importância
Durante esses dias, os participantes poderão aprender mais sobre a riqueza cultural do município e a importância de Arthur Ramos, que foi um grande intelectual e defensor da identidade brasileira. A prefeita Fátima Rezende destaca: “teremos uma programação voltada à valorização da nossa história, cultura e talentos locais”.
Arthur Ramos: O pai da antropologia brasileira
Se vivo estivesse, Arthur Ramos que nasceu no Pilar faria 122 anos na segunda-feira que vem dia 7/7. Esse pilarense teve uma trajetória notável como psiquiatra, psicólogo social, etnólogo e folclorista. Ele é considerado o pai da antropologia brasileira, tendo contribuído significativamente para a institucionalização das ciências sociais no Brasil.
Legado
Suas pesquisas sobre a população negra e a identidade nacional são fundamentais até os dias de hoje. Durante a Semana Cultural, a comunidade terá a chance de mergulhar em seu legado e refletir sobre a importância da diversidade cultural no Brasil. Ele morreu aos 46 anos em Paris, capital francesa, no dia 31 de outubro de 1949. Arthur Ramos deixou escritos mais de 600 obras, entre livros e artigos, que até hoje são fontes de estudos para a psiquiatria, o negro, o índio e o folclore brasileiro.
Educação em alta
A partir desta quinta, Maceió se tornará até amanhã, o centro das atenções no campo educacional com o Edu Conecta - Educação, Gestão e Inovação. Promovido pela ANCTEC - Consultoria, Treinamento e Cursos, o evento ocorrerá no Centro de Inovação, localizado no histórico bairro do Jaraguá, e terá uma programação intensa, das 9h às 18h.
Meta
O principal objetivo do Congresso é promover transformações significativas no cenário educacional. Com uma proposta que visa a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas, o Edu Conecta se apresenta como uma oportunidade única para educadores, gestores e acadêmicos se atualizarem sobre as últimas tendências e inovações pedagógicas.
Roteiro
A programação ao longo das duas jornadas promete ser rica e variada. Serão realizadas palestras, painéis temáticos, oficinas práticas e espaços de networking focados em temas atuais, como inovação na educação, gestão estratégica, tecnologias aplicadas à educação e políticas públicas. Todos aqueles que atuam no ecossistema educacional encontrarão valiosas oportunidades de desenvolvimento profissional.
Reforço
Em Rio Largo, terceira maior cidade populacional de Alagoas, o prefeito Pedro Carlos ganhou asas próprias e vem se consolidade como um gestor pra lá de popular tocando obras e mais obras; sobretudo depois que se libertou do ex-prefeito GG, seu então padrinho político. Esta semana, Carlos anunciou o nome do vereador Thiago Vasconcelos para assumir o cargo de secretário de Governo da Gestão, em um movimento estratégico para fortalecer a articulação política da administração municipal.
Valor no mercado
Conhecido por seu carisma e habilidade no diálogo com lideranças, Thiago tem bom trânsito tanto com figuras políticas quanto com comunidades. Sua chegada à equipe do prefeito Carlos foi bem recebida nos bastidores e é vista como um passo importante para consolidar a base aliada do gestor.
Levantamento
A maioria dos deputados federais se posiciona contra o fim da escala de trabalho 6×1, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2). O levantamento aponta que 70% dos parlamentares são contrários à proposta, 22% são favoráveis e 8% não souberam ou não responderam. O resultado indica um recuo em relação à adesão inicial à PEC da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe a mudança na jornada de trabalho. Em um primeiro momento, cerca de 41% dos deputados (210 dos 513) chegaram a assinar a proposta.

Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011