Edmilson Teixeira

ARRUMAÇÃO

Edmilson Teixeira 27 de maio de 2025

Olha só! A gente sabe que o sistema de Previdência Social no Brasil enfrenta dificuldades por causa do rápido envelhecimento da população. Um estudo do Banco Mundial aponta que, se não houver mudanças, a idade mínima para aposentadoria pode chegar a 72 anos em 2040 e 78 anos em 2060. Isso ocorre porque há cada vez menos pessoas em idade de trabalhar e mais aposentados, o que desequilibra o sistema.

DADOS RECENTES


A reforma da Previdência de 2019 fixou a idade mínima em 65 anos para homens e 62 para mulheres, mas essas medidas não são suficientes. Apenas parte dos trabalhadores contribui com o sistema, o que compromete sua sustentabilidade. O Banco Mundial propõe outras ações, como unificar regras entre homens e mulheres, entre trabalhadores urbanos e rurais, e revisar normas de pensão.

FACILIDADE


Em Alagoas, 88 agências dos Correios passarão a oferecer atendimento a vítimas de fraudes e descontos indevidos relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em todo o país, segundo o Ministério da Previdência Social, 4.730 agências serão mobilizadas, abrangendo 66% dos municípios brasileiros.

OUTRO MEIO


Além do atendimento presencial, os cidadãos continuam podendo acessar os mesmos serviços de forma remota, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. O atendimento nas agências dos Correios terá início na próxima sexta-feira (30).

RECUPERAÇÃO


São Luís do Quitunde/AL tem enfrentado um dos períodos mais desafiadores de sua história. Após os fortes temporais que atingiram a região, a cidade viu suas ruas e casas serem invadidas pelas águas, causando grande desordem e dificuldades para os seus moradores.

REAÇÃO


Em resposta a esta crise, a Prefeitura, sob a liderança da prefeita Márcia Cavalcante (MDB), tem intensificado uma campanha de apoio à população. A administração está mobilizando esforços para garantir a distribuição de alimentos (quentinhas) de cestas básicas e toda a logística necessária para amparar os atingidos. “É um momento em que a solidariedade e a força comunitária são essenciais para a recuperação da nossa cidade”, disse.

PROMESSA


No último domingo, o deputado federal Marx Beltrão (PP), esteve em São Luís onde se comprometeu a apoiar na recuperação da cidade. “Em Brasília, já solicitei, assim como também para Milagres e Coqueiro Seco, ao Ministério do Desenvolvimento Regional e à Defesa Civil Nacional o envio de equipes técnicas, a liberação de recursos emergenciais e o reconhecimento da situação de emergência desses municípios.”

ORIGEM


Aquele galpão que desabou no último sábado em Jaraguá, deixando três operários feridos — um deles em estado grave. A estrutura pertence à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e operava sem autorização do município, segundo autoridades locais. A obra já havia sido notificada e autuada anteriormente, e, no momento do acidente, os trabalhadores estavam sem equipamentos de proteção individual (EPI), além de não haver placa de identificação nem registro de empresa responsável no canteiro.

CAMPANHA


Durante a presença de dezenas de prefeitos em Brasília, na semana passada na Marcha em Defesa dos Municípios, Arthur Lira circulava nos bastidores com seu filho, Álvaro. Curiosamente, já anunciando que o garotão no próximo ano disputará uma vaga na Câmara Federal. Ex-presidente da Câmara deixou a entender que sua missão em 2026 será a busca por uma das vagas de senador.

CULTURA


A Sefaz-AL regulamentou um recurso valioso que permite às empresas alagoanas destinar parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) devido a projetos culturais. As solicitações estão disponíveis para empresas interessadas em participar do regime especial de incentivo fiscal à cultura. Essa medida permite que contribuintes do ICMS destinem parte do imposto devido a projetos culturais aprovados, por meio do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC).

NA CORDA BAMBA


De Piranhas vem a informação de que O Ministério Público Eleitoral em Delmiro Gouveia instaurou um Procedimento Preparatório Eleitoral para apurar indícios de irregularidades na utilização de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) por uma candidata a vereadora eleita no pleito de 2024, em Piranhas. A investigação aponta que quase a totalidade do valor (R$ 14.983,00) foi repassada a um único fornecedor, uma empresa de comunicação visual, sem comprovação adequada da efetiva prestação dos serviços contratados.