Edmilson Teixeira
Seminário
Ontem em Maceió, profissionais da saúde, incluindo secretários, farmacêuticos e contadores, reuniram-se na Uninassau, Farol, para o seminário estadual de assistência farmacêutica, licitações e contratos. O evento, fruto de uma parceria entre o Cosems-AL e a Sesau, visa qualificar os participantes quanto à ampliação da oferta e acesso a medicamentos e insumos.
Alerta
Rodrigo Buarque, presidente do Cosems-AL destacou a importância da cautela na ordenação de despesas. Ele alertou os presentes sobre os riscos associados à assinatura de processos sem o devido entendimento do conteúdo, afirmando que isso pode resultar em consequências graves, até mesmo criminais, no futuro. Buarque enfatizou que “o assine aqui na gestão pública pode trazer muita dor de cabeça” se os profissionais não souberem o que estão assinando.
Momento marcante
Cerca de 200 presentes foram sorteados na última sexta-feira à noite, como parte da programação festiva do Dia das Mães na cidade de Quebrangulo. “Teve música, emoção, muitos abraços e 189 presentes sorteados, entre: eletrodomésticos, utensílios de cozinha e muito mais. Tudo pensado com cuidado para quem cuida de tudo, todos os dias” disse o prefeito Manoel Tenório (PSDB), afirmando que foi a forma de agradecer, com carinho e respeito, a todas as mães de quebrangulenses.
Ação na zona rural
Na última terça-feira, a comunidade de Água Salgada, em Tapera/AL, vivenciou um dia cheio de emoções e conquistas. A escola infantil Santa Ana foi reinaugurada órgão que passou por uma ampla reforma, resultado de um investimento significativo feito pela Prefeitura. O evento que contou com o federal Marx Beltrão, serviu para abrir a maratona que o prefeito Jarbas Ricardo fará em mais 34 povoados, distribuindo cestas básicas e promovendo sorteio de uma TV em cada região, além de brindes, como parte do mês das mães.
Bronca em jogo
A novela em Palmeira dos Índios sobre quem assume o comando da direção do CSE parece que chegou ao seu final. Ontem, uma nota publicada pelo clube diz: “A direção do CSE vem, por meio desta, informar que, por decisão liminar proferida pelo Excelentíssimo Juiz Ewerton Carminatti, foi determinado o afastamento imediato do Sr. Ibson Melo da Presidência do Conselho Deliberativo. Na mesma decisão, o juiz restabeleceu o Sr. José Barbosa como Presidente Executivo do clube.
Outro item
“Esclarecemos que a Diretoria Executiva do CSE eleita para o biênio 2024-2026 permanece inalterada, conforme o formato originalmente definido. Com o afastamento do Sr. Ibson Melo, o cargo de Presidente do Conselho Deliberativo retorna ao seu titular eleito, o Sr. Victor Ferreira.
Indígenas
Criada pelo ministro Gilmar Mendes do STF sobre a lei 14.701/2023, que estabelece o Marco Temporal, a “mesa de conciliação” foi retomada, essa semana. O advogado alagoano Adeilson Bezerra reafirma que o principal objetivo é buscar o consenso entre os Poderes e os representantes dos povos indígenas, produtores rurais e órgãos governamentais. Bezerra está à frente de uma polêmica questão de disputa de terra (em defesa de empresários), envolvendo índios locais.
Alimentação
O recado vai para os prefeitos alagoanos. Os municípios que se interessarem na pactuação de recursos para executar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) devem manifestar interesse até a próxima terça dia 20. O edital foi divulgado no Diário Oficial da União, do último dia 6, e dispõe sobre a formalização de Planos Operacionais para a pactuação de recursos financeiros e critérios de participação.
Festival
A dupla sertaneja Bruno e Marrone e o cantor de pagode romântico Dilsinho são as primeiras atrações confirmadas pela Prefeitura de Água Branca para a 20ª edição do Festival de Inverno de Água Branca (FIAB) 2025, que será realizada nos dias 01, 02 e 03 de agosto. Reconhecido como o maior festival de frio do Sertão Alagoano, o evento promete mais uma edição histórica, reunindo música, arte, cultura e gastronomia regional.
Cadê o Lula
A Ufal vive o pior cenário orçamentário de sua história recente. Em reunião com servidores, gestores e entidades representativas - Sintufal e Adufal -, nesta terça-feira 13, a gestão central divulgou, em detalhes, um quadro crítico e alarmante de estrangulamento financeiro que compromete gravemente o funcionamento da instituição. Com uma previsão orçamentária que sequer cobre as despesas mínimas para manter os contratos básicos, o reitor Josealdo Tonholo alerta: se nada mudar, a Universidade só sobrevive até setembro.
Recado
Durante o encontro, Tonholo fez um apelo ao governo federal para que ajude as universidades federais que estão no limite da sobrevivência. No caso da Ufal, já foram adotadas várias medidas, entre elas, a suspensão de concessão de diárias e passagens, que teve como consequência a suspensão de concurso público para docentes, além dos ajustes nos contratos de limpeza, segurança, transporte, capinagem, entre outros. “As universidades federais estão no limite da sobrevivência. No nosso caso, já adotamos tudo que estava ao nosso alcance. Agora, é hora de agir com urgência”, desabafou.

Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011